“Já fizemos 102 mil entregas e queremos atingir 600 mil esse ano”, diz sócio do Carteiro Amigo

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Socio Carteiro Amigo
Socio Carteiro Amigo

Startup conta com mais de 1200 assinantes, 15 mil pessoas atendidas e 300 mil entregas realizadas, além de parcerias com lojas como C&A, Renner e Reserva.

A Carteiro Amigo Express é uma empresa que tem como foco soluções inovadoras para os desafios de entrega dentro das favelas, tornando-se um elo entre o mundo digital e as comunidades mais carentes de infraestrutura de endereçamento postal.

Em uma entrevista exclusiva para a 55 Content, Thiago Monsores e Pedrinho Jr., sócios do Carteiro Amigo Express, compartilharam insights sobre o impacto e a trajetória da empresa. Teodoro Pinto, entregador da Carteiro Amigo, trouxe seu ponto de vista da operação do trabalho.

Criada no ano 2000, a Carteiro Amigo Express é resultado da observação de três membros do Censo, que perceberam as dificuldades enfrentadas pelos moradores das favelas para receber correspondências. 

Desde então, evoluiu para uma operação complexa que atende não apenas às necessidades de entrega de cartas, mas também de caixas. Com a pandemia e o aumento das compras online, a empresa viu a necessidade de adaptar e expandir seus serviços: “Passamos de cartas para pacotes, o que nos levou a digitalizar nossas operações e expandir nosso alcance”, contou Pedrinho, CEO da Carteiro Amigo Express. 

Atuando nas favelas do Rio, a empresa se propôs a preencher uma lacuna causada pela falta de um sistema de endereçamento, combinada com a inacessibilidade para os serviços de correio tradicionais.

Além de terem a opção de indicar um endereço de caixa postal ao efetuarem uma compra, os clientes têm a liberdade de marcar um momento específico para a entrega de cartas ou produtos diretamente em sua residência.

De acordo com os sócios, os principais desafios enfrentados pela Carteiro Amigo Express são a logística complexa das favelas, onde ruas sem nome e casas sem número são comuns. A tecnologia e o conhecimento local dos funcionários, que são moradores das favelas em que a empresa atua, são as maiores ferramentas para superar esses obstáculos.

Teodoro, de 46 anos, é entregador do Carteiro Amigo há quase um ano. Ele relata que a maior dificuldade encontrada pelos entregadores é a falta de endereços específicos, a dificuldade de locomoção e lidar com as pessoas. Mas, no geral, o trabalho de entregador o ensinou a levar a vida com humildade, caráter e responsabilidade.

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Monsores destaca que o foco da empresa é proporcionar melhorias para os moradores das favelas: “Quando a gente foca no morador, a gente tá ampliando a voz dele. Hoje ele pode comprar de qualquer lugar do Brasil e nós fazemos todo o processo”.

Atualmente, a empresa não entrega só dentro das comunidades, mas também opera em áreas ao redor das favelas, facilitando uma logística que antes era impensável para muitos de seus clientes. Teodoro relata que isso faz com que o entregador tenha experiências com pessoas de todas as classes sociais, o que pode ser um desafio: “Me fez refletir sobre quem sou eu, me fez mudar o meu jeito de ver a vida, de falar com as pessoas. Eu fui me adaptando a isso.”

Nascida na Rocinha, a startup conta com mais de 1200 assinantes, 15 mil pessoas atendidas e 300 mil entregas realizadas. A empresa também tem parcerias com lojas como C&A, Renner e Reserva, e empresas de logística como Flash Courier e Vai Fácil.

O CEO destaca que a Carteiro Amigo Express não é apenas logística; é uma plataforma de empoderamento comunitário: “Todo mundo que trabalha conosco mora na comunidade”. A empresa emprega moradores locais, promove o desenvolvimento de habilidades e oferece subsídios para a formação de conferentes e motoristas, contribuindo para a economia local e fornecendo oportunidades de emprego.

Por priorizarem moradores, o sistema de escolha de entregadores é feito dentro da própria favela. Pedrinho destaca que, normalmente, existem dois tipos de candidatos: pessoas que já possuem experiência com entregas, e aqueles que nunca fizeram esse tipo de trabalho, mas buscam o emprego para mudar de vida. 

Segundo o CEO, os dois tipos de funcionários são valiosos para a empresa. São feitos treinamentos e processos seletivos para encontrar candidatos que combinam com a Carteiro Amigo Express.

Em 2023, os sócios levaram a ideia da empresa para o Shark Tank Brasil, e conseguiram um aporte de 1 milhão de reais e todos os jurados, Monique Evelle (Inventivos), Sergio Zimerman (Petz), João Appolinário (Polishop), Carol Paiffer (ATOM), José Carlos Semenzato (SMZTO) e Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza), se tornaram sócios investidores. 

Para os próximos meses, a Carteiro Amigo Express está expandindo seus negócios: “Já fizemos 102 mil entregas e queremos atingir 600 mil esse ano”, comenta Monsores. O sócio também diz que a empresa tem como objetivo atingir, no mínimo, 4 mil assinantes.

Há, também, planos para lançar um aplicativo em 2025 que permitirá aos moradores rastrear suas encomendas em tempo real e retirar suas entregas com QR Code. Também estão explorando parcerias para estabelecer lockers (armários) nas favelas onde a empresa não tem sede, e um modelo para envios de dentro da comunidade para todo Brasil.

Pedrinho destacou, também, o impacto que o novo serviço de envio pode ter nos empreendedores locais das favelas, que sofrem com a demora nos envios: “o pequeno empreendedor vai poder fazer envios através das bases do Carteira Amigo para todo o Brasil”.

Além disso, os sócios mencionam que têm projetos de expandir os serviços para São Paulo, em lugares como Higienópolis e Paraisópolis.

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Anna Julia Paixão

Anna Julia Paixão é estagiária em jornalismo do 55content e graduanda na Escola Superior de Propaganda e Marketing.

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