Em maio de 2024, mais de 6 mil entregadores do iFood usaram o programa especial de locação de bicicletas, enquanto outros 824 entregadores possuem motos elétricas.
Desde 2021, o iFood afirma que tem investido em diversas iniciativas voltadas para a sustentabilidade ambiental, com o objetivo de mitigar os impactos das suas operações no meio ambiente.
A empresa afirma que uma das suas principais ações é a neutralização das emissões de CO2 de suas entregas, além do investimento em veículos não poluentes, como bicicletas (tradicionais e elétricas) e motos elétricas.
Segundo o iFood, em maio de 2024, mais de 6.000 entregadores utilizaram o programa iFood Pedal, dedicado à locação de bicicletas.
A empresa informou que já realizou mais de 178 milhões de entregas utilizando veículos não poluentes, resultando na redução de mais de 16 mil toneladas de CO2 emitidas. Além disso, foram utilizadas mais de 1,5 milhões de embalagens sustentáveis, e 1.500 toneladas de plástico deixaram de ser enviadas nas entregas.
O iFood afirma que, atualmente, 824 entregadores utilizam motos elétricas, e a sede do iFood, localizada em Osasco (SP), gerou mais de 18 toneladas de resíduos recicláveis.
Para combater a poluição plástica, o iFood estabeleceu parcerias com empresas para desenvolver e oferecer embalagens sustentáveis feitas de celulose, papel e palha de milho.
As embalagens de papel são produzidas a partir de celulose de árvores cultivadas de forma sustentável e possuem uma camada de resina biodegradável. As embalagens de palha de milho se decompõem completamente em 12 semanas e podem ser recicladas com papel.
O programa Amigos da Natureza do iFood incentiva estabelecimentos a reduzir o envio de plásticos de uso único e permite que os clientes optem por não recebê-los. Até agora, essa iniciativa evitou o uso de 1.500 toneladas de plástico, com 82% dos clientes preferindo não receber plásticos em seus pedidos, de acordo com dados da empresa.
Além disso, o iFood participa do movimento Juntos Pela Reciclagem, iniciado em 2023, que visa engajar a população na separação e descarte correto dos resíduos, contribuindo para o aumento dos índices de reciclagem no Brasil.
Em sua sede, além dos resíduos recicláveis, o iFood afirma que gerou mais de três toneladas de adubo orgânico em sua horta urbana. A empresa também investe em ações de regeneração e restauração florestal em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, promovendo doações através do seu aplicativo. Até o momento, mais de 80 mil árvores foram plantadas, abrangendo uma área de 32 hectares em processo de restauração.
Texto produzido com informações de assessoria.