Opinion Box revelou que gigante do mercado de delivery só perde no ramo das bebidas para o Zé Delivery.
A Opinion Box, uma empresa especializada em pesquisas de mercado, divulgou na manhã desta terça-feira (7) dados sobre o mercado de delivery no Brasil. Como esperado, o iFood dominou os principais segmentos do ramo, com 85% de preferência para entrega de refeições, 50% para itens de mercado e 34% para farmácia.
A exceção foi no ramo das bebidas, onde o Zé Delivery, o aplicativo da Ambev, foi o preferido de 63% dos entrevistados.
Em relação ao reconhecimento pelos entrevistados, o primeiro lugar ficou com o iFood (94%), seguido pelo Rappi (58%), Zé Delivery (49%), James Delivery (15%) e AiqFome (13%). O James Delivery, o aplicativo do Grupo Pão de Açúcar, será descontinuado em breve para os consumidores finais, mantendo apenas o aplicativo de entregadores.
Entre os aplicativos mais utilizados, o iFood, Rappi e Zé Delivery permaneceram no pódio, com o AiqFome, aplicativo do Maga Lu, ganhando uma posição e o Cornershop da Uber em quinto lugar.
“A pesquisa mostrou que o iFood é, de longe, o aplicativo mais popular entre os consumidores brasileiros. Hoje, o gigante do delivery oferece diversos serviços, desde itens de farmácia até refeições, que foram o único foco do aplicativo por muito tempo. No entanto, quando se trata de pedir bebidas, quem está na liderança é o Zé Delivery”, explicou a empresa.

Pesquisa também trouxe dados sobre os hábitos dos usuários de delivery.
Os dados revelam que 47% dos consumidores de delivery fazem pelo menos um pedido por semana e que 81% dos usuários gastam de R$ 51 a R$ 500 por mês.
Entre os motivos para fazer compras por delivery, o motivo mais citado foi a facilidade de não precisar sair de casa (69%), seguido pela “possibilidade de comer algo que não sei preparar” (38%) e “possibilidade de experimentar pratos que nunca provei” (37%).
No critério de escolha de um aplicativo de delivery, o grande campeão foi a entrega gratuita (57%), seguida pelos cupons de desconto (51%) e facilidade de uso do aplicativo (40%). Lojas disponíveis, possibilidade de rastrear a entrega, entrega expressa e recomendações também foram citadas.
“O que as pessoas mais prezam é a facilidade de não precisar sair de casa, mas não é apenas isso que leva alguém a escolher um aplicativo para fazer um pedido. Entre os motivos que levam o cliente a escolher um aplicativo em vez de outro, oferecer entrega gratuita e cupons de desconto são os maiores diferenciais”.
79% dos entrevistados já desistiram de compras devido à taxa de entrega.
Dias e horários com mais pedidos
O dia com mais pedidos é o sábado (41%), seguido pela sexta-feira (24%) e domingo (21%).
A noite é, de longe, o momento do dia com mais pedidos (74%) e o jantar é a segunda refeição mais solicitada (51%), atrás de lanches e comidas para refeições intermediárias (73%).
A pesquisa Opinion Box: Delivery – Março/2023 entrevistou 2067 pessoas em todo o país por meio de entrevistas online. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais.