First Mile Delivery é a primeira etapa do processo da venda online, quando o produto é enviado pelo fabricante para os centros de distribuição.
Como já falamos anteriormente aqui no blog, a pandemia de coronavírus mudou drasticamente a forma de consumo mundial. O comércio eletrônico ganhou papel de destaque nesse novo cenário.
Segundo dados da consultoria italiana Finaria It, o número de usuários do e-commerce aumentou 9,5%, somando 3,4 bilhões de pessoas.
A receita movimentada em 2020 foi de US$2,43 trilhões – e a expectativa é que esse valor chegue a US$3,4 trilhões até 2025.
Quando analisamos as compras internacionais, uma pesquisa do Compre & Confie mostrou que 44,9% dos brasileiros já compraram em sites de fora do Brasil e, destes, 82% pretendem comprar novamente.
Ainda segundo o levantamento, esses sites faturaram R$6,1 bilhões com consumidores brasileiros em 2019: uma média de 59,5 milhões de compras.
A pandemia do coronavírus intensificou o processo. Em março de 2020, a imprensa já divulgava um aumento de 40% nas compras online, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Dessa forma, grandes desafios começaram a surgir. Tornar a entrega destes produtos segura, eficiente e rápida é a missão de todos os envolvidos no processo de e-commerce.
E nesse mundo das soluções logísticas, algumas palavrinhas vão surgindo no nosso vocacubulário.
Uma delas é o nosso tema de hoje.
O que é First Mile Delivery?
First Mile Delivery é a expressão em inglês para a primeira milha de entrega, ou seja, a etapa inicial do processo de entrega de um produto. O momento em que essa mercadoria é transferida do fabricante para os centros de distribuição.
Para compras internacionais, o first mile delivery representa o transporte do produto para os centros de distribuição em outros países. Esse processo costuma ser marítimo ou aéreo.
Por exemplo: um consumidor brasileiro comprou um produto no AliExpress. Neste caso, a first mile delivery é a etapa em que esse produto sairá do armazém do fabricante e será direcionado para o Brasil.
Ao chegar no Brasil, essa mercadoria passará pela alfândega e, quando liberada, será destinada para os centros de distribuição.
Nas compras nacionais, o processo é semelhante. Se um consumidor do Paraná comprar um produto de um pequeno e-commerce de Rondônia, a primeira milha de entrega será o processo de transferir este produto do depósito do vendedor para a casa do consumidor.
Se esse vendedor tiver uma filial no Sudeste ou no Sul, o first mile delivery será seguido do middle mile, isto é, uma etapa de “meia milha”, onde o produto é enviado para uma filial antes.
Depois, ele parte para a casa do comprador. Esta etapa de entrega final é denominada last mile delivery.
Buscando reduzir os custos e o tempo desse processo, as grandes e médias varejistas procuram eliminar essas etapas por meio do ship from store, que é a técnica que transforma cada filial da loja em um centro de distribuição.
Assim, quando uma compra online é realizada, o sistema identifica a filial mais próxima do cliente e aciona o motoboy para fazer a retirada.