Iniciativa visa tornar a alimentação saudável acessível a todos, integrando tecnologia e parcerias estratégicas.
A Uber afirmou nesta terça-feira (27) que está empenhada em tornar a alimentação saudável acessível para todos.
A empresa afirma que a insegurança alimentar é um problema crescente nos Estados Unidos, afetando milhões de pessoas. Em 2022, mais de 44 milhões de americanos, incluindo 13 milhões de crianças, enfrentaram dificuldades para alimentar suas famílias, um aumento de quase 45% em relação ao ano anterior, segundo o Departamento de Agricultura dos EUA.
Estudos, como um da The Brookings Institution, mostram que a tecnologia, especialmente aplicativos de entrega como o Uber Eats, pode facilitar o acesso a alimentos frescos para aqueles em necessidade. Hoje, quase 90% dos americanos em áreas carentes de supermercados (desertos alimentares) podem usar serviços de entrega de alimentos digitais. “Estamos orgulhosos de ter a oportunidade de desempenhar um pequeno papel, utilizando a nossa tecnologia e experiência para remover barreiras para as pessoas que enfrentam a fome e a insegurança alimentar”, comenta a empresa.
A Uber diz que tem se dedicado a apoiar comunidades vulneráveis, e, através do Uber Eats, introduzir funcionalidades importantes como o uso de benefícios SNAP/EBT ainda este ano. Vale destacar que a Transferência Eletrônica de Benefícios (EBT) é um sistema eletrônico que permite que um participante do Programa de Assistência Nutricional Suplementar (SNAP) pague pela alimentação usando justamente os benefícios do SNAP.
Além disso, o Uber Health está ajudando a melhorar o acesso e os resultados de saúde, permitindo que pacientes e profissionais de saúde recebam entregas personalizadas de alimentos necessários via Uber Eats.
Nesse sentido, a Uber anunciou novas iniciativas até 2025, como parte do Desafio da Casa Branca de 2024 para Acabar com a Fome e Construir Comunidades Saudáveis. Essas incluem:
- Tornar a entrega de alimentos SNAP/EBT acessível a todos os parceiros de varejo qualificados nos EUA.
- Isentar taxas de entrega em todos os pedidos SNAP/EBT por dois meses para clientes usando um cartão EBT válido.
- Integrar informações sobre elegibilidade e inscrição para SNAP/EBT no aplicativo Uber Eats, aumentando o acesso e conhecimento sobre o programa.
- Permitir que profissionais de saúde e organizações comunitárias façam pedidos de mercearia em nome de pacientes e membros, entregando “comida como medicamento” através de uma experiência integrada entre Uber Health e Uber Eats.
- Facilitar que prestadores de saúde escolham alimentos frescos e paguem por eles usando benefícios existentes dos pacientes, incluindo SNAP e planos de seguro saúde.
- Colaborar com a Albertsons Companies, o maior parceiro de supermercados da Uber nos EUA, para transportar excesso de alimentos das lojas para organizações sem fins lucrativos e bancos de alimentos, iniciando na área de Washington, DC.
“Na Albertsons Cos., estamos comprometidos em combater a insegurança alimentar nas comunidades que atendemos”, afirma Suzanne Long, Diretora de Sustentabilidade e Transformação da Albertsons Cos. “Estamos entusiasmados com a parceria com a Uber para criar um programa confiável de coleta de doações para nossas organizações parceiras de recuperação de alimentos, garantindo que os alimentos doados em nossas lojas cheguem aos necessitados.”
“Esperamos partilhar mais sobre estas iniciativas nos próximos meses e criar maior acesso para comunidades desfavorecidas, populações vulneráveis, pessoas em situação de deserto alimentar e aqueles que mais precisam”, finaliza a Uber.