Eu Entrego é uma Logtech brasileira que conecta estabelecimentos comerciais a entregadores autônomos pelo país, oferecendo três tipos de serviço.
Publicado em 22/09/2020 – Atualizado em 07/06/2021
A última milha da entrega é um assunto recorrente aqui no blog. Afinal, se estamos falando sobre o mercado de logística urbana, é impossível colocar esse tema de lado.
Segundo o Banco OBS, 55% dos custos operacionais de uma venda online estão justamente no momento em que o produto sai do Centro de Distribuição e chega até as mãos dos clientes.
Por isso, diversas startups mundo afora estão bolando soluções para resolver esse desafio.
Uma delas é a Eu Entrego, uma plataforma que conecta estabelecimentos comerciais a entregadores autônomos pelo país.
Segundo a empresa, os modelos tradicionais de entregas de última milha não conseguiram acompanhar a transformação do mercado e o crescimento das vendas online.
Por isso, a Eu Entrego nasce no contexto da economia compartilhada, com o chamado crowdshipping, que é quando pessoas comuns fazem entregas com seus próprios veículos.
Atualmente, a empresa também cadastra entregadores de outros modais, como bicicletas, caminhões e motos.
A Eu Entrego foi fundada em Janeiro de 2016, pelo empresário João Paulo Camargo. Em entrevista para o site do Projeto Draft, Camargo disse que já observava há algum tempo o modelo de economia colaborativa. Foi quando avaliou que seria possível implementar esse modelo nos ramos de entregas, tal como a Uber fazia com o transporte.
Quais são os serviços oferecidos pela plataforma?
Atualmente, a empresa estabelece seu serviços em um tripé:
- Last Mile Delivery: última milha da entrega, o serviço de retirar o produto da loja ou centro de distribuição e levar até a casa do cliente;
- Logística reversa: operação de retirar o produto da mão do cliente e retornar com ele à loja.
- OmniEnabler: tecnologia para transformar a loja em um centro de distribuição, despachando os produtos direto de lá na modalidade ship from store.
Como funciona a Eu Entrego para empresas?
O cadastro para empresas é realizado dentro do site euentrego.com.br.
O primeiro passo é preencher um formulário, em que é solicitado:
- Nome para contato;
- Nome da empresa;
- Telefone com DDD;
- Email;
- Quantidade de pontos de coletas;
- Quantidade de pedidos por mês;
- Ticket Médio de pedido;
- Link da loja online.
Em seguida, a empresa entrará em contato.
Não há tabela pré-estabelecida pela Eu Entrego, as empresas fazem ofertas de serviço aos entregadores da base, que podem aceitar, recusar ou fazer uma contraposta.
Clientes da Eu Entrego
- C&A
- Magazine Luiza
- Reserva
- InBrands
- Restoque
- St. Marche
- Bemol
- Big
- Marisa
- Casa & Video
- Cenconsud
- Cobasi
- Via Varejo
- O Boticário
- Havan
- Pão de Açúcar
- Arezzo
- Amaro
- Rihappy
- Raia Drogasil
- Riachuelo
- Fast
- Centauro
- Mercado Livre
- Eudora
- KD Pneus
- Grupo Soma
- Ambev
Como funciona a Eu Entrego para entregadores?
Assim como para as empresas, o primeiro passo é preencher um formulário no site entregador.euentrego.com.br/cadastro.
Inicialmente, a empresa solicita dados pessoais como CPF, e-mail, nome completo, data de nascimento e forma com que pretende realizar as entregas.
Atualmente, os veículos disponíveis são:
- Bicicleta;
- Motocicleta;
- Hatch;
- Sedan;
- SUV;
- Fiorino;
- Furgão;
- Pickup.
Também é possível se cadastrar para fazer entregas à pé.
Além disso, a empresa solicita um endereço completo no cadastro.
Desde julho de 2020, todos os entregadores que trabalham na plataforma devem ter um MEI, que pode ser feito através do site portaldoempreendedor.gov.br.
Além do MEI, os documentos solicitados são:
- Documento de Identidade;
- Foto;
- Dados Bancários;
- Documento do Veículo (carro ou moto);
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Comprovante de Residência;
- Comprovante de Antecedentes Criminais.
Durante o cadastro, a Eu Entrego também pergunta ao entregador qual a disponibilidade de trabalho no dia e na semana.
Com o cadastro completo, a empresa analisa as informações e avisa que, caso haja demanda de entregas na região, ativa o entregador. Por isso, eles alertam que o tempo de ativação pode variar de local para local.
Com o perfil ativado, o entregador passa a receber, via aplicativo, as ofertas de trabalho em sua região.
A oferta é negociada. Por exemplo, a empresa oferece 100 reais aos entregadores para realizar o serviço. A oferta cai no app e, então, eles podem oferecer uma contraproposta.
O aplicativo cobra uma taxa de 20% no valor do serviço realizado pelo entregador.
Manual do entregador
A empresa disponibiliza em seu site um manual completo para os entregadores, ensinando o passo a passo após o cadastro.
O documento está disponível em euentrego.com.br/manual-entregador.
A Eu Entrego explica que após o aceite da plataforma, o entregador deve entrar no aplicativo da empresa, disponível tanto na Play Store para celulares Android quanto na App Store para iPhone.
O primeiro acesso é feito com um login feito pelo próprio entregador no momento do cadastro.
Caso ele tenha esquecido, também há a possibilidade de solicitar um novo acesso.
Logado na plataforma, o entregador já está disponível para receber as chamadas, que aparecerão de acordo com as ofertas na região.
Ele é avisado via o app e push notification.
O entregador recebe um mini relatório, com as seguintes informações sobre o serviço:
- Paradas/Entregas;
- Distância total da rota;
- Valor pago;
- Bairro da coleta.
Selecionando a oferta, o entregador terá mais informações, como dia e hora da coleta, duração do serviço e todos os endereços de entrega.
Ao realizar o aceite, o entregador espera 15 minutos para a confirmação.
Com o serviço confirmado, ele deve estar no ponto de coleta no horário indicado. A Eu Entrego informa que cancelamentos ou atrasos são punidos com penalizações, ganchos e até inativações.
Momento da coleta
Ao chegar no local da coleta, o entregador faz o check-in dentro do app.
Quando ele recebe o produto, deve conferir item por item, dando um check através do aplicativo.
Caso algum produto não tenha sido entregue ao entregador ou esteja em uma quantidade diferente da informada, ele deve rejeitar o item, também através do aplicativo.
Também é possível ver se o produto deve ser coletado em uma loja ou é fruto de uma logística reversa, ou seja, vai ser retirado em uma residência e entregue à loja.
Momento da entrega
O entregador deve realizar o serviço de acordo com a rota traçada pela Eu Entrego.
Ao chegar ao local, deve realizar a entrega e informar no aplicativo quem recebeu, o documento apresentado e alguma outra observação se necessário.
O comprovante da entrega pode ser feito de 4 maneiras:
- Fotografando a Nota Fiscal assinada pelo cliente;
- Fotografando a fachada do local de entrega com o número do estabelecimento;
- Fotografando outro documento;
- Assinatura digital de quem recebeu o produto.
Dicas para entregadores
Ao final do manual, a empresa oferece algumas dicas de boas práticas para os entregadores.
Em relação a vestimenta, a empresa aconselha o uso de calçados fechados, camisas/camisetas e calças.
Camisetas de times de futebol, regatas, bermudas e chinelos não são permitidos, segundo o manual.
A empresa também alerta para a importância da pontualidade. Por isso, recomenda a chegada ao local da coleta, 15 minutos antes do combinado.
Em relação ao equipamento, o manual fala da importância de manter o celular carregado e com acesso à internet.
Isso sem falar do bom atendimento ao cliente final e o uso do aplicativo para relatar qualquer problema durante o serviço.