É muito difícil receber críticas, principalmente quando nos esforçamos para entregar um bom serviço ou produto, não é mesmo? Como nossa missão é te ajudar, aqui vão algumas dicas que com certeza vão transformar o seu negócio.
Valorize as críticas
A maioria das pessoas nem se dá ao trabalho de reclamar com as empresas, pois sentem medo de não serem ouvidas, tratadas com descaso ou, pior, de terem que lidar com grosseria e o que seria uma situação simples acabar virando uma grande confusão.
Por isso, é essencial que saibamos dar atenção e valorizar os poucos feedbacks (opiniões e pontos de vista) que chegam até nós.
Falhar ajuda a melhorar
Todos nós vamos errar e é assim que vamos aprimorar nosso serviço, reconhecendo e aprendendo cada dia mais onde podemos melhorar, portanto, “quanto mais erros melhor”. Parece estranho né? Mas vamos explicar, há uma frase que retrata exatamente isso:
“Erre na velocidade de uma Ferrari, mas pelo preço de um Fusca.”
Isso quer dizer que é importante arriscar, testar novos métodos e, enfim, errar, pois quanto mais vezes e mais rápido repetir esse processo, mais experiência e know how (saber como fazer) você vai adquirir. Ah, mas sem comprometer todo o orçamento, hein!
Se permita errar e saiba reconhecer os pontos fracos
É essencial que, como empreendedores, saibamos nos colocar no lugar dos clientes e reconhecer que eles podem estar certos.
Apesar de ser desconfortável, através desses comentários é que vamos saber como e onde melhorar. Aliás, aproveite essas oportunidades para descobrir mais pontos fortes e fracos. Ouça com atenção. Responda com afeto. Agradeça com sinceridade.
O seu negócio é feito por pessoas e para pessoas. Valorize-as.
Isso quer dizer que os clientes sempre têm razão? Não, mas é nosso papel tentar ao menos entender o que está incomodando o público e buscar soluções para oferecer serviços mais eficientes.
Trate os clientes como gostaria de ser tratado
Parece óbvio, mas sabe quando você faz contato com um estabelecimento e te tratam tão mal que parecem estar te fazendo um favor? Jamais se comporte desta maneira! Cumprimente, sorria, ouça e observe se seus funcionários podem estar agindo assim. Caso estejam, vale a pena conversar, mostrar para eles o quanto eles são importantes para o negócio e, se possível, explicar como gostaria que o atendimento fosse feito.
Responda os comentários, interaja
É ruim ser ignorado, né? Então por que existem milhares de empresas agindo dessa forma? Pois é, não faz sentido mesmo.
Sempre responda os seus seguidores, atualize as redes sociais e imagine que ali é a sua vitrine. A forma como se comporta ali é como os clientes vão ver a sua marca. Seja gentil e dê atenção.
Facilite a vida do seu cliente
Seja acessível, ofereça meios de contato diferentes, como whatsapp, instagram e telefone. Aceite diversas formas de pagamento, como pix, cartão e dinheiro. Se for viável, faça delivery, além de ser mais cômodo para quem compra, isso aumentará muito o seu raio de atendimento.