O aplicativo de transporte mais usado no Brasil é apenas uma das diversas empresas ou produtos que fazem parte da Uber.
Publicado em 11/03/2021 – Atualizado em 12/09/2022
Eu sei que é óbvio que você já conhece a Uber. Mas você sabia que, muito além das categorias de transporte que são oferecidas no aplicativo, os negócios da Uber se expandem até mesmo para outras empresas?
Desde sua fundação em 2009 a companhia adquiriu muitos outros negócios, mas mesmo assim é normal que as pessoas não façam a mínima ideia.
Isso acontece porque, normalmente, as empresas que a Uber compra passam a atuar como subsidiárias, que podem manter a própria marca e administração, mas agora seguindo as orientações da multinacional.
Então hoje em dia, a Uber na verdade é um grande conglomerado de empresas e produtos que atuam no ramo da mobilidade e logística urbana, e o aplicativo de transporte é só um deles. Juntando todos esses serviços, a Uber está espalhada por mais de 10 mil cidades ao redor de 71 países.
Então no vídeo de hoje a gente vai te mostrar 7 empresas que fazem parte da Uber e você provavelmente não sabia!
Uber Eats
Começando pelo mais conhecido, nós temos o Uber Eats. Depois da modalidade de transporte essa com certeza é a mais lembrada pelo brasileiro.
Lançada em 2015, ela é a categoria de entrega de comida da empresa. Por uma decisão interna, o Uber Eats não atua mais no Brasil desde Abril deste ano.
A principal motivação foi a grande disparidade na concorrência com o iFood, que domina o mercado brasileiro de delivery.
Cornershop
Em outubro de 2019, a Uber adquiriu o controle majoritário da Cornershop, uma startup de compras online de supermercado.
Fundada em 2015, no Chile, ela operava via aplicativo onde as pessoas conseguiam realizar compras de produtos nos estabelecimentos cadastrados. É uma espécie de UberEats, mas voltado apenas para compras de supermercado.
Com a aquisição da Uber, o aplicativo foi incorporado à plataforma da empresa americana e, atualmente, os usuários podem realizar compras de supermercado diretamente pelo app da Uber.
Careem
Para assumir uma boa posição no mercado do Oriente Médio, a Uber comprou em março de 2020 a Careem, rival desta região, por 3,1 bilhões de dólares.
Apesar da aquisição, a Careem continuou a ser liderada pelo CEO Mudassir Sheikha, além de preservar a marca independente e operar regionalmente.
Contudo, agora é submetida a um conselho com dois representantes da empresa e três da Uber.
Zomato
Na mesma época, a Uber vendeu suas operações da Uber Eats na Índia para a Zomato, uma startup de delivery de comida do país, por 206 milhões de dólares.
Nesse caso, a Uber Eats deixou de operar com sua marca e os consumidores ativos do app migraram para o aplicativo indiano.
Em troca, a multinacional norte-americana adquiriu 9,99% da empresa indiana. A Zomato é a segunda maior empresa do segmento na Índia, atrás da Swiggy.
Jump
Um pouco semelhante à situação da Zomato, foi o caso da Jump.
A Jump era uma empresa de micromobilidade, ou seja, ela oferecia viagens de patinetes e bicicletas através de sua plataforma.
A Jump foi comprada pela Uber em abril de 2018. Na época, a companhia pagou cerca de 200 milhões de dólares pela startup.
A partir daí a Uber passou a oferecer viagens de patinete pelo seu aplicativo. Só que uma outra concorrente, desse mesmo mercado, passou a chamar muito atenção: A Lime.
A Uber até tentou comprar a Lime também, mas sem sucesso. Então qual foi a jogada deles?
Em Maio de 2020, quando a crise causada pelo coronavírus aumentava cada vez mais, a Uber propôs um acordo para a Lime:
A Lime teria que assumir as operações da Jump, em troca de receber investimentos da Uber. Além disso, a partir de 2022 a Uber passaria a ter a opção de comprar a Lime.
A Lime aceitou a proposta, em troca de cerca de 170 milhões de dólares.
Então na prática, a Jump não faz mais parte da Uber e sim da Lime, porém, é real a possibilidade da gigante norte-americana incorporar a Lime.
Postmates
Em dezembro de 2020, a Uber comprou a Postmastes, um aplicativo de entrega de comida, por 2,65 bilhões de dólares.
Segundo dados de maio de 2020, a DoorDash é líder do mercado de delivery dos Estados Unidos com 45% de participação.
Após a aquisição da Uber, Uber Eats e Postmates vêm logo atrás, representando 37% do mercado.
Drizly
Em fevereiro de 2021, a Uber anunciou a compra do app de delivery de bebidas Drizly, empresa líder no segmento, por 1,1 bilhões de dólares. A compra foi feita por meio de ações da Uber e toda a transação envolveu menos de 10% de dinheiro em espécie.
Esse foi o maior negócio fechado pela empresa desde que comprou a Postmates.
Antes da aquisição, o serviço já atuava em mais de 1.400 cidades estadunidenses e sofreu um aumento de 400% nas vendas em maio de 2020, no ápice da pandemia no país.
A Drizly manteve seu app autônomo, mas o marketplace foi integrado ao Uber Eats.