Fica cada vez mais evidente, para as grandes empresas, que o deslocamento de pessoas e
produtos é um movimento integrado.
Não à toa, Uber e 99 já possuíam seus produtos voltados às entregas de alimentos: Uber Eats e 99 Food.
Enquanto a primeira disputava o mercado brasileiro de igual para igual com outros apps, a 99 food estava “engatinhando”, presente em poucas cidades do Brasil, ainda em fase de teste.
No entanto, a pandemia da Covid-19 fez acelerar o processo de integração entre transporte de passageiros e objetos.
Por isso, assim como a Uber lançou sua categoria Flash, a 99 colocou no ar a modalidade 99Entrega.
Hoje, vamos falar tudo o que é preciso saber sobre essa categoria.
O que é o 99Entrega?
É a categoria de entregas de objetos, com carros particulares, do aplicativo de transporte brasileiro 99.
Assim, da mesma forma que o passageiro solicita ao motorista para realizar um determinado deslocamento, ele pode solicitar o envio de um objeto.
A empresa começou com a categoria em junho de 2020, como uma forma de ajudar e ampliar os ganhos dos motoristas durante a pandemia do Covid-19.
Hoje a 99 entrega já conta com 50 milhões de usuários e mais de 1,5 milhão de motoristas cadastrados, sendo os melhores anos da empresa desde que foi criada em 2012.
O serviço está disponível para os smartphones Android e iOS (iPhone), e hoje o serviço conta com o envio e recebimento de encomendas por meio de motos ou carros, seguindo o mesmo propósito da modalidade original.
O Diretor de Operação e Produto da 99, Davi Miyake, explica que o lançamento, tanto da categoria entregas, quanto da 99Poupa, levaram em consideração as necessidades dos usuários, com foco em segurança, conveniência e acessibilidade, ao mesmo tempo que ajuda os motoristas a manterem seus ganhos.
Este tipo de categoria está presente em dezessete países e outros da atuação da Didi Chuxing, empresa chinesa que comprou a 99 em 2018.
Segundo a empresa, 50% das solicitações da modalidade entregas é realizada por microempreendedores para o envio de seus produtos até a casa do cliente. O sistema permite realizar cinco entregas simultâneas, com três destinos diferentes em cada uma delas.
Ainda segundo a 99, os setores que mais utilizam as entregas da plataforma são:
- Confeitaria;
- Roupas;
- Costura;
- Artesanatos e representantes de cosméticos;
- Floriculturas;
- Supermercados;
- E-commerce.
Entre os clientes da 99 estão a Giuliana Flores, maior floricultura online do país, e a ONG Gerando Falcões, que utiliza os motoristas da 99 para recolher doações para o bazar da organização.
Como funciona o 99Entrega?
Ao solicitar uma corrida na categoria entregas, o cliente informa, dentro do aplicativo, o nome do destinatário e demais informações sobre o serviço.
Chegando no local da coleta, o cliente é quem deve colocar o objeto dentro do porta-malas ou no banco traseiro do carro. Afinal, deve-se evitar o contato físico.
O motorista é responsável apenas pelo transporte do objeto, ou seja, ele não irá fazer compras, pagar contas ou qualquer outro trâmite para o cliente.
Ele também não terá nenhuma linha de comunicação com o destinatário. Assim, é de responsabilidade de quem envia o objetivo de avisar a pessoa sobre o deslocamento do motorista.
Caso ele chegue ao local e não encontre ninguém em até 10 minutos, ele retorna ao ponto da coleta para fazer a devolução do objeto. Se, novamente, não tiver ninguém no local, ele pode deixar o objeto na porta.
Na categoria entrega, o 99 não permite adicionar mais de uma parada em uma mesma solicitação e o pagamento pode ser realizado pelo cartão de crédito no app, Paypal, maquininha de cartão e dinheiro no momento da entrega do objeto.
Em caso de alteração da rota ou retorno do motorista, por não achar o destinatário, o valor pode ser alterado. O serviço só está disponível das 6h às 23h.
Para as empresas que utilizam o serviço, a 99 disponibiliza uma plataforma que permite gerenciar as entregas e acompanhar o fluxo de custos, podendo pagar tudo ao final do mês via boleto, ou seja, o tradicional faturado.
Para isso, a empresa precisa realizar um cadastro no corp.99app.com/cadastro-do-usuario.
Em quais cidades a 99Entrega funciona?
A expansão da 99Entrega começou em junho de 2021 e desde então, não parou mais! Hoje a 99Entrega está presente em mais de 1.200 cidades, auxiliando a mobilidade urbana.
Esse já era um desejo da empresa, que revelou que em pouco tempo após a criação da modalidade, ela já era responsável por 5% das solicitações dos usuários da plataforma nesses locais, e representava um aumento de 21% dos ganhos dos motoristas.
Segundo a empresa, o motivo são os grandes deslocamentos que os usuários solicitam, que chega a ser 30% maior do que em outras categorias.
Vale lembrar que a categoria marca presença nas principais capitais e grandes cidades do país:
- Belém;
- Belo Horizonte;
- Brasília;
- Campinas;
- Cuiabá;
- Curitiba;
- Fortaleza;
- Goiânia;
- Joinville;
- Londrina;
- Manaus;
- Porto Alegre;
- Recife;
- Rio de Janeiro;
- Salvador;
- Santos;
- São José dos Campos;
- São Paulo;
- Uberlândia;
- Vitória.
Apenas carros podem usar o 99Entrega?
Hoje os serviços da 99Entrega contam com motos disponíveis para fazer entregas menores, que cabem no baú da moto ou que podem ir na mochila do motociclista.
Além disso, a entrega realizada na modalidade moto costumam ser mais baratas e chegam mais rápido no destino de entrega.
Quais carros podem fazer entrega pela 99?
A 99 apresenta alguns requisitos no que diz respeito aos veículos utilizados para o serviço de entrega, e são os mesmos que correspondem aos requisitos para viagens com passageiros.
Veja quais são a seguir:
- O veículo deve ser fabricado nos últimos nove anos, de 2012 em diante;
- O veículo deve ter quatro portas;
- Deve ser de uso particular do motorista;
- O carro não deve ter nenhuma pendência na documentação;
- Deve estar com todas as manutenções preventivas em dia e todos os acessórios de segurança disponíveis em perfeito funcionamento.
Quanto custa uma entrega pela 99?
As entregas são calculadas da mesma forma que na categoria POP, e também podem sofrer alterações em momento de pico de solicitação.
Quais objetos são proibidos de serem transportados?
A categoria também serviu para formalizar um serviço comum entre motoristas de aplicativo que, muitas vezes, gerava insegurança, por transportar um objeto desconhecido.
Dessa forma, a 99 regulamentou alguns tipos de objetos proibidos de serem transportados pelos motoristas, que são:
- Dinheiro, cheque ou títulos de crédito;
- Produtos ilícitos e/ou roubados;
- Bebida alcoólica;
- Tabaco;
- Animais;
- Armas de fogo ou munições;
- Materiais perigosos (inflamáveis, combustíveis, explosivos ou venenosos);
- Drogas e entorpecentes;
- Jóias;
- Gift cards;
- Objetos de alto valor (acima de R$500);
- Objetos com mais de 10 Kg ou que não caibam no porta-malas fechado do veículo;
- Medicamentos controlados;
- Quaisquer outros itens cujo transporte seja proibido por lei.
Sendo assim, o motorista que atua na categoria entregas da 99 deve transportar objetos simples e pessoais, de baixo valor, com menos de 10 Kg.
Por isso, caso o cliente queira transportar um objeto não aceito nos termos de uso, o motorista pode cancelar a corrida.
Quais as vantagens do 99Entrega?
Em geral, o serviço do 99Entrega vale a pena para os motoristas do aplicativo e para quem precisa fazer uma entrega.
As encomendas pequenas ou médias que podem ser entregues rapidamente em distâncias curtas, podem usar a modalidade como uma forma de envio mais rápida, prática e segura com um valor acessível.
Para os motoristas, uma das principais vantagens é a diversificação com ganhos, minimizando o tempo e situações nas corridas com passageiros. Além disso, o motorista pode aumentar sua avaliação entre os usuários e ganhar mais corridas.
O que precisa para trabalhar com a 99Entrega?
Para os motoristas que se interessam pela 99Entrega, podem fazer o seu cadastro no site da 99 e cumprir alguns requisitos para operar com entregas. São eles:
- CNH válida e com o registro de EAR – exercício de atividade remunerada;
- Preencher todos os requisitos nos campos de cadastro para recebimento, por parte da 99, de determinados bens;
- Certidões negativas de registros criminais.
Como os usuários podem usar o 99Entrega?
Há muitos benefícios em usar o 99Entrega, e um deles é poder acompanhar em tempo real todo o trajeto da entrega. Veja o passo a passo de como utilizar o aplicativo!
- Abra o app 99 no seu smartphone
- Clique no endereço e insira para onde você quer mandar o item
- Selecione umas das opções ‘Entrega Moto’ ou ‘Entrega Carro’
- Informe o nome e o celular de quem irá receber a encomenda. Ao iniciar a entrega, o destinatário irá receber o código de verificação e o link para acompanhar o trajeto da corrida.
- Lembre-se que a entrega só poderá ser realizada com o código de verificação, então certifique-se com o destinatário de que ele recebeu o código corretamente.
- Insira o endereço do local de retirada
- Espere o veículo chegar e coloque o item no porta-malas ou entregue para o motorista.
Conclusão
Vimos que o 99Entrega veio para ficar, não só pela quantidade de usuários que usam o serviço, mas pela praticidade, segurança e agilidade nas entregas de encomendas de médio e pequeno porte.
As empresas que trabalham com entregas pontuais e pessoas que costumam entregar suas encomendas na casa dos clientes, podem aproveitar o serviço, já que ele apresenta um ótimo custo-benefício e rapidez.
Além disso, motoristas parceiros da 99 podem aderir à modalidade como forma de ganhar dinheiro extra sem a presença de passageiros no veículo.
Gostou do conteúdo? Leia mais sobre: Qual a taxa da 99 para motorista? Saiba agora!