O portal de notícias de Mobilidade e Delivery do Brasil

Pesquisar

Câmara adia decisão sobre regulamentação do trabalho por app; votação fica para 10 de dezembro

Reunião da comissão especial foi remarcada para quarta-feira (10), quando os deputados devem votar o parecer do relator sobre o PLP 152/25. 

ponto de exclamacao .png
Notícia
Informações objetivas sobre fatos relevantes para o mercado de mobilidade, com apuração direta da redação.
Deputado Augusto Coutinho
Deputado Augusto Coutinho

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a regulamentação do trabalho por aplicativo adiou para quarta-feira, 10 de dezembro de 2025, a reunião destinada à votação do parecer do relator, deputado Augusto Coutinho (Republicanos-PE). O encontro está marcado para 14h30, no plenário 15. 

De acordo com a Câmara, o colegiado discute o Projeto de Lei Complementar (PLP) 152/25, de autoria do deputado Luiz Gastão (PSD-CE). A proposta, conforme a Casa, busca regular os serviços de transporte remunerado privado individual de passageiros e de coleta e entrega de bens prestados por empresas operadoras de plataformas digitais. 

O texto ainda estabelece normas de funcionamento para serviços oferecidos por aplicativos de transporte e entrega, como Uber, 99 e inDrive. E também trata das condições de trabalho desses profissionais e de sua vinculação previdenciária. 

A Câmara informa que, hoje, grande parte dos trabalhadores por aplicativo atua como microempreendedor individual (MEI). O Ministério da Previdência Social considera esse enquadramento inadequado para esse tipo de atividade, ponto que está entre os temas analisados no projeto e no parecer que será votado pela comissão.

Foto de Redação 55content
Redação 55content

O 55content é o maior portal de jornalismo sobre aplicativos de transporte e entregas do Brasil.

55 branco Logo.png

Receba a principal newsletter da mobilidade e delivery do Brasil

Ao se inscrever você concorda com a nossa Politica de Privacidade e Termos de Uso

Pesquisar