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No fim do ano, o motorista fica mais tempo na rua e ganha menos – enquanto a Uber segura as promoções

Mesmo com a promessa de mais corridas e prêmios, motoristas notam que a Uber e a 99 estão pagando cada vez menos por hora. 

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Opinião
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Daniel Piccinato para o 55content.
Daniel Piccinato para o 55content. (Foto: Acervo pessoal)

O fim do ano chegou e a Uber anunciou sua tradicional promoção de fim de ano. Mas o maior desafio do motorista de aplicativo já vem acontecendo há meses.

Nos horários de pico, principalmente com muito trânsito, a Uber e a 99 estão pagando menos por hora de trabalho. Antes, isso era comum apenas nas categorias mais baratas, como UberX e 99Pop. Agora, até a categoria Comfort vem sofrendo com a redução dos ganhos.

Ora o ganho por quilômetro está ruim, ora o ganho por hora é o problema — e equilibrar essa conta tem sido cada vez mais difícil. Quando a plataforma melhora um lado, compensa tirando do outro.

“Nunca vi corridas pagando tão mal por hora”

Motorista há quase dez anos, rodando em São Paulo, eu posso dizer: nunca vi corridas pagando tão mal por hora quanto agora. Em plena alta de fim de ano, quando deveria estar melhor, os valores caíram.

Isso levanta uma dúvida: será que as plataformas vão segurar o preço por hora até o Natal? Afinal, o preço por hora não é só o que o motorista ganha — é também o que o passageiro paga. E quanto mais tempo o carro fica parado no trânsito, mais a corrida deveria custar.

Mas não é o que está acontecendo. Enquanto o motorista vê seus ganhos caírem, as plataformas aumentaram seus lucros, chegando a ficar com 40% a 50% do valor das corridas.

Crise, inflação e o aperto dos dois lados

Os passageiros também sentem o peso. É comum ouvir reclamações de que as corridas estão mais caras, mesmo com o motorista recebendo menos. A crise e a inflação comeram o dinheiro do brasileiro, e tanto passageiro quanto motorista estão no aperto.

Em 2025, a sensação é clara: trabalhar no horário de pico pode render bem em alguns momentos, mas na maioria das vezes o ganho por hora é cada vez menor. Por isso, muitos motoristas estão recusando mais viagens — minha taxa de aceitação, por exemplo, nunca foi tão baixa.

É preciso pular várias corridas ruins até encontrar uma que valha a pena.Tem viagem pagando R$30, R$40 ou R$42 por hora, quando antes era bem mais. Enquanto isso, a Uber mantém o motorista mais tempo na rua, rodando mais e ganhando menos.

Promoção de fim de ano com promessas vagas

A Uber informou que vai atualizar os motoristas semanalmente sobre as promoções de fim de ano. Mas, até agora, não há nada concreto. O recado foi: “Motorista, olhe sua caixa de mensagens toda semana, que vem novidade por aí.”

Em resumo, a Uber está segurando as promoções — e, por enquanto, o que se vê é mais corrida, mais tempo de rua e menos ganho por hora.

Estamos no começo de novembro e a expectativa é que melhore, porque o motorista quer — e precisa — ganhar dinheiro nesse fim de 2025.

Foto de Daniel Piccinato
Daniel Piccinato

Daniel começou a trabalhar como motorista de aplicativos em 2016, buscando maior estabilidade após sentir insegurança na empresa onde estava. Inspirado por conversas com o filho do dono, ele logo se uniu a outros motoristas em um grupo de WhatsApp, onde trocava dicas para melhorar seu desempenho. Em 2018, criou um canal no YouTube para compartilhar orientações sobre horários e estratégias de trabalho. Com o sucesso, expandiu para o Instagram em 2020, continuando a ajudar motoristas ao compartilhar sua experiência.

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