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Quatro amigos criam aplicativo de mobilidade que fatura R$ 160 mil mensais no interior de Pernambuco

Criada por trabalhadores em meio à rotina de 12x36, a Um Driver se consolidou como alternativa local a grandes aplicativos de transporte e já soma 19 mil passageiros cadastrados.

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Entrevista
Conversas com especialistas, gestores e profissionais do setor, com perguntas conduzidas pela equipe do 55content.
Quatro homens posam sorridentes em frente a uma parede amarela. Eles estão lado a lado, com os braços nos ombros uns dos outros, em um clima de camaradagem.
Foto: Reprodução/UmDriver

Em Carpina, cidade da Zona da Mata de Pernambuco, quatro colegas de trabalho transformaram amizade, insatisfação e fé em um negócio que hoje movimenta milhares de corridas por mês. Thiago Alves, Rodrigo Luiz da Silva, Jailson Lopes e Bruno Luiz do Nascimento são os fundadores da UmDriver, um aplicativo regional de transporte que nasceu em março de 2023 e já virou parte da rotina de quem se desloca na região.

Thiago começa a história voltando no tempo, para o ambiente em que o grupo se conheceu. “A gente trabalha na mesma empresa, uma funerária. Já são quase oito anos trabalhando juntos”, conta. “A gente fez amizade e quando começou a surgir essa coisa de aplicativo na cidade, Rodrigo, Jailson e Bruno já rodavam em outros apps”, relembra. Foi então que surgiu a ideia de criar um aplicativo próprio.

Foi Rodrigo quem teve o estalo. “A ideia surgiu dentro do carro. Eu tava rodando com Jailson e Bruno, e a gente pensou que poderíamos criar um app nosso”, relembra. E conta que ao regressar de uma viagem os amigos já tinham nome, cor e tudo definido. Thiago se uniu ao grupo e deram o pontapé inicial.

Todos ainda trabalham na funerária, em regime de 12×36 e nos intervalos de folga se dedicam integralmente à UmDriver. A divisão de tarefas é fluida: não há um cargo fixo nem hierarquia formal. Quando surge uma demanda, quem está disponível assume, não importa a demanda, seja resolver um problema técnico, atender um motorista, cuidar do marketing ou das finanças. 

Essa dinâmica colaborativa virou parte da identidade da empresa. “A gente tentou dividir funções, mas viu que o melhor era todo mundo fazer um pouco de tudo. Quem tá resolve”, resume Jailson, explicando que a proximidade e a confiança entre os quatro permite que o negócio siga funcionando.

Do investimento inicial à consolidação do aplicativo no interior

O grupo buscou uma plataforma pronta que atendesse às necessidades da cidade e, sem capital, se virou como pôde. “A gente começou do zero mesmo. Foi empréstimo, cartão estourado, tudo pra colocar o aplicativo para rodar”, lembra Jailson, rindo. “Os primeiros meses foram bem difíceis. A gente fazia 100% pro motorista, não ficava nada pra plataforma”, conta.

O ponto de virada começou no terceiro mês, quando o público começou a aceitar a novidade. “A gente sabe que o interior é mais devagar pra adotar coisa nova”, diz Rodrigo. “Mas quando o povo compra a ideia, compra pra valer. Hoje a gente já se superou 200% do que imaginava.”

Thiago conta o segredo do crescimento: “A gente fez dez mil panfletos e foi pra rua entregar, na chuva e no sol. Era a gente mesmo que panfletava. E no Instagram, fazíamos sorteio em tudo: Dia das Mães, São João, Dia dos Namorados. Tudo para o nome da UmDriver circular.”

Hoje, a UmDriver soma cerca de 19 mil usuários cadastrados, 156 motoristas ativos e realiza mais de 13 mil corridas por mês. Com faturamento bruto entre R$155 mil e R$160 mil, o grupo diz que boa parte é reinvestida em melhorias. “A gente não pensa só em lucro. A plataforma contribui para a economia da cidade. Tem pai de família que depende da renda da UmDriver e isso traz uma responsabilidade enorme”, diz Thiago.

Categorias, valores e o ponto de apoio que diferencia a operação

O aplicativo oferece seis categorias: Básico, Climatizado, Comfort Climatizado, Elas Drive (para mulheres), Seis Lugares e Moto. A corrida mínima é de R$ 11,99 com reajuste automático após 1,8 km. 

De acordo com os gestores, a tarifa que fica para a plataforma varia entre 0% e 15%. Alguns dias são selecionados para que 100% do faturamento seja do motorista. “A gente também roda no app, então sabe o que é justo”, comenta Jailson. “Queremos que o motorista ganhe bem e o passageiro pague um valor justo.”

Outro diferencial é o ponto de apoio criado no centro da cidade, um espaço com banheiro, café, sofá, televisão, Wi-Fi e tomadas para que os motoristas possam descansar e tirar dúvidas com os gestores. 

É no ponto de apoio que também acontecem as reuniões e o processo de seleção e aprovação dos novos parceiros. “A gente faz questão de ter olho no olho, conversar, explicar o propósito e também olhar o carro”, diz Jailson. “Nosso nome é nosso patrimônio. Conquistar é difícil, perder é rápido.”

Compromisso social e inclusão como parte do negócio

A UmDriver também se destaca pela atuação social, que se tornou um dos pilares da empresa desde os primeiros meses. O grupo mantém uma parceria fixa com o Movimento TEA, ONG que apoia crianças autistas em Carpina, e colocando a pauta da inclusão dentro da rotina do aplicativo. Os motoristas passam por treinamentos de sensibilização e atendimento, aprendendo como agir em situações específicas — como lidar com crianças com hipersensibilidade a sons ou luz, por exemplo — e recebem certificação após o curso. 

Além disso, mães de crianças atípicas cadastradas no app têm 8% de desconto automático nas corridas, um benefício criado para facilitar o deslocamento das famílias. “Foi uma forma de devolver à comunidade o que ela deu pra gente”, explica Jailson, lembrando que a iniciativa nasceu de uma demanda local. “A gente cresceu com o apoio das pessoas daqui e achamos justo retribuir para a população.” 

A parceria também se estende a eventos e campanhas da ONG, reforçando o vínculo da UmDriver com o território e seu papel de empresa que atua além do transporte.

Expansão e metas futuras

Atualmente, a empresa se prepara para um novo passo: a expansão para Limoeiro, cidade vizinha com cerca de 70 mil habitantes e nenhuma plataforma de mobilidade. “Faz dois anos que a gente debate sobre para onde ir”, explica Thiago. “Escolhemos Limoeiro porque é perto, uns 20 minutos de Carpina, e porque não tem concorrência. Dá pra estar lá com a mesma presença que temos aqui.” A inauguração está marcada para sábado, dia 1º de novembro.

De acordo com os gestores, os planos para o futuro são ousados, mas com os pés firmes no chão: “Nosso sonho é ser o maior aplicativo do interior e, depois, de Pernambuco inteiro”, afirma Rodrigo. “A gente brinca que quer ser o ‘amarelinho do interior’, o app que conecta as cidades pequenas e leva segurança e renda para todo mundo.”

Entre fé e trabalho, os quatro amigos seguem tocando o negócio com o mesmo espírito do primeiro dia. “A gente começou com um sonho e hoje virou uma missão”, resume Jailson. “Não é só transporte. É sobre acreditar que o interior também pode ter serviço de qualidade.”

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