O portal de notícias de Mobilidade e Delivery do Brasil

Pesquisar

Enquanto alguns motoristas só reclamam, a Uber já fatura até com a sua conta bancária. E você?

Motoristas precisam diversificar ganhos e reduzir despesas para não afundar com o aplicativo.

ponto de exclamacao .png
Opinião
Textos assinados que refletem o ponto de vista do autor, não necessariamente da equipe do 55content.
Fernando Floripa para o 55content.
Foto: Acervo 55content.

Enquanto milhares de motoristas de aplicativo seguem reclamando, com razão, que “tá difícil, tá apertado, a tarifa tá baixa, o custo tá alto, a Uber morde demais”, a empresa está fazendo exatamente o que todo motorista deveria estar fazendo: cuidando do próprio bolso. E não, não é só em cima da nossa corrida que a Uber ganha dinheiro. A verdade é que ela aprendeu rapidinho a diversificar suas fontes de renda, e isso é justamente o que a gente precisa copiar.

Uber agora lucra até com sua conta do banco, sabia?

Se você ainda não viu, fique sabendo: agora até a Uber Conta, em parceria com o Banco Digio, vai ser cobrada dos motoristas. Dependendo de como você usa, além da tarifa da conta, pode pagar por serviços adicionais. É mais uma forma que a Uber encontrou de fazer dinheiro em cima da categoria, diversificando ainda mais suas fontes de receita. E isso vem junto de uma outra estratégia: reduzir custos ao máximo. A empresa já fechou escritórios, demitiu equipes, mudou algoritmo e está, a cada ano, pagando menos e ganhando mais.

Enquanto isso, muitos motoristas ficam esperando que a empresa tenha “pena da gente” e aumente tarifas. Mas sejamos realistas, se depender da Uber, isso nunca vai acontecer. Ela está se movimentando, está cortando despesas e abrindo novos caminhos de lucro. E nós? Ficamos parados, só reclamando.

Vou te contar a equação que todo motorista precisa aprender

O que a gente deveria fazer? Copiar a estratégia da Uber: diversificar a fonte de renda. Não dá mais para depender só do app. Tem que pensar fora da caixa, buscar outras formas de ganhar dinheiro, seja com entregas em outros aplicativos (Mercado Livre, Shopee, Amazon), seja com clientes particulares, seja vendendo produtos dentro do carro.

E não é só com carro top, já aconteceu comigo no Kwid, no Up, nesse Dolphin Mini. Pelo fato de eu ser educado, o carro tá limpo e eu tá sempre bem arrumado. Basta um bom atendimento e uma postura profissional para o passageiro perguntar: “Você faz particular? Tem cartão?”. É um canal direto para uma nova fonte de renda.

Você não ganha só o que mostra no placar do aplicativo, você ganha o que entra menos o que sai. Ou seja, reduzir despesa também é aumentar lucro. Trocar plano de celular, dirigir com mais suavidade, mudar de posto de gasolina, parar de comer fora todo dia… tudo isso parece pouco, mas faz muita diferença no final do mês, e principalmente no final do ano.

Você quer continuar esperando a Uber mudar ou vai agir agora?

Se a Uber está cada dia menos parceira e mais preocupada com o próprio lucro, por que continuar esperando que ela vá mudar o jogo a seu favor? A lógica é clara: se ela quer lucrar mais e gastar menos, você também deveria. Se não, vai continuar nessa de “R$ 500 na Uber, R$ 300 na 99” e nada sobrando no fim do mês.

Se eu só reclamar e não tomar nenhuma atitude, eu devo ser maluco, porque a minha vida nunca vai mudar. E você, o que acha? Estou maluco ou tenho razão? Quero saber sua opinião.

Foto de Fernando Floripa
Fernando Floripa

Fernando Dutra, conhecido como Fernando Floripa, é motorista de aplicativo em Florianópolis e referência nacional para motoristas. Desde 2016, ele compartilha dicas e conteúdos nas redes sociais, alcançando quase 1 milhão de seguidores no YouTube, Facebook, Instagram e TikTok. Casado e pai de três filhos, com formação em Ciências da Computação e Administração, ele trabalha ativamente como motorista e incentiva a união da categoria, consolidando-se como um influenciador na área de mobilidade.

55 branco Logo.png

Receba a principal newsletter da mobilidade e delivery do Brasil

Ao se inscrever você concorda com a nossa Politica de Privacidade e Termos de Uso

Pesquisar