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Corrida ruim? Deixe passar. Só aceite o que dá lucro ou vai rodar de graça para a Uber e a 99

Se o custo do seu carro é R$ 1,30 por km, só acima desse valor que você começa a ganhar de verdade.

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Opinião
Textos assinados que refletem o ponto de vista do autor, não necessariamente da equipe do 55content.
Samuel de Almeida para o 55content.
Foto: Acervo 55content

Todo motorista por aplicativo tem que saber qual é o custo do seu trabalho. São três coisas, na verdade: qual é o custo, qual é o seu faturamento e qual é a sua receita. Só assim, você vai saber qual vai ser o seu lucro. A primeira delas é sempre o custo. Quanto custa por km cada viagem que você faz? R$ 1? R$ 1,20? R$ 1,30? É preciso somar tudo, a documentação, a manutenção, o combustível, o aluguel ou o financiamento… Cada detalhe pesa no bolso.

Não aceite corridas abaixo deste valor

Vamos imaginar uma média de R$ 1,20 a R$ 1,30 por km rodado. É a partir desse número que você deve escolher suas corridas. A Uber e a 99 mandam viagens de R$ 1, R$ 1,10, R$ 1,20 e assim por diante. Cabe a você decidir o que aceitar. E, atenção, se o seu custo é de R$ 1,30, jamais aceite uma corrida de R$ 1,30. Sabe por quê? Isso é apenas o ponto de equilíbrio, porque você cobre os gastos, mas não sobra nada, e motorista que roda sem lucro não sobrevive.

Por isso, o ideal é sempre buscar viagens acima desse valor. Melhor ainda se for acima de R$ 2 por km. Assim, se o seu custo é R$ 1,30, sobra 70 centavos por km. Aí sim, começa a valer a pena. Viagem a R$ 1,40 ou R$ 1,50 não dá resultado.

Por que o trajeto importa?

Além disso, cuidado: observe sempre o trajeto. Se você aceita uma viagem a R$ 2 o km, mas volta todo o caminho vazio, é como se tivesse rodado a R$ 1 por km. Isso é prejuízo na certa.

Então, motoristas, façam as contas. O meu custo, por exemplo, é R$ 1,30. Se a viagem for R$ 1,70, vai melhorando, mas acima de R$ 2, aí tem lucro de verdade. Mas não olhe só o combustível, como muita gente faz. Se o carro faz 10 km por litro e você gasta R$ 0,60, não quer dizer que o resto é lucro. Tem IPVA, manutenção, seguro, pneus, óleo, multa. Tudo isso tem que entrar no cálculo.

Também, não é todo lugar nem toda hora que compensa rodar. Tem regiões e horários que simplesmente não dão lucro. Melhor voltar pra casa do que insistir em corrida ruim. Lembre de aceitar apenas o que dá lucro, deixe passar as corridas ruins sem medo. Só tome cuidado com excesso de cancelamento, porque isso pesa na plataforma.

Pesquise, saiba exatamente qual é o custo do seu carro e trabalhe de forma inteligente. Só assim você vai maximizar seus lucros e não cair na armadilha de rodar de graça para a Uber e a 99.

Tamo junto! Um abraço, fique com Deus e até o próximo texto.

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