O portal de notícias de Mobilidade e Delivery do Brasil

Pesquisar

Corridas da Uber e 99 subiram 44% para os passageiros, mas cadê esse dinheiro na conta do motorista?

Em Brasília, a corrida subiu 62%. Em SP, 54%. E motorista? Segue rodando por valores baixos e sem reajuste.

ponto de exclamacao .png
Opinião
Textos assinados que refletem o ponto de vista do autor, não necessariamente da equipe do 55content.
Fernando Floripa para o 55content.
Foto: Acervo 55content

Fala aí, motorista! Venho com uma notícia daquelas que a gente escuta e pensa: “Só pode ser piada”. Mas não é. Acabou de sair o levantamento da inflação dos últimos 12 meses, e adivinha só o que tá entre os serviços que mais subiram no Brasil? Transporte por aplicativo.

Isso mesmo, as corridas subiram, em média, 44% no Brasil. Só perderam pro café, que disparou 73%. Mas já, já a Uber passa o café, viu? E tem cidade que o reajuste foi ainda maior: em Brasília, por exemplo, os passageiros estão pagando 62% a mais. Em São Paulo, 54%.

Agora a pergunta que não quer calar é: pra onde foi esse dinheiro? Porque no bolso do motorista, com certeza, não foi.

Passageiro paga mais e motorista nem vê a cor do dinheiro

Com esse aumento absurdo, era de se esperar que a gente, que tá na rua todos os dias, também estivesse recebendo mais. O passageiro tá pagando mais, e a gente continua ganhando o mesmo ou até menos. E quando a imprensa foi perguntar para as empresas o motivo disso, Uber e 99 ficaram caladinhas, não responderam.

A única que soltou uma notinha foi a Mobitech, a associação das empresas, dizendo que não é bem assim, que os números não refletem a realidade porque as corridas têm valores variáveis, blá blá blá… Aquela ladainha de sempre pra tentar enganar quem já tá cansado de ser enganado.

Agora me diz, você acha que esse aumento de 44% é real? Você sente que o passageiro está pagando mais caro? Porque a gente sente que tá ganhando cada vez menos. Então, tem alguma coisa errada nesse meio do caminho.

As empresas fazem isso porque os motoristas aceitam

A verdade é uma só: essas empresas não vão pagar melhor. Nunca. E sabe por quê? Porque o motorista aceita. Tem muita gente que não faz conta, que pega qualquer corrida, e é exatamente em cima dessa turma que o sistema se aproveita.

A Uber e a 99 sabem que tem aposentado, gente fazendo renda extra, trabalhador desesperado… E enquanto o motorista continuar aceitando corrida que mal paga a gasolina, eles não vão mudar nada. Muito pelo contrário, vão continuar “enfiando a faca” no passageiro e economizando no motorista. O resultado é que a conta fecha só pra eles, não pra gente.

E o que o motorista pode fazer?

Tem duas coisas que a gente precisa pensar seriamente:

  1. Pressionar por uma regulamentação justa: não adianta sair lei meia-boca, como já tentaram fazer. A regulamentação tem que ser feita pensando no motorista, protegendo o trabalhador da rua. Só assim, a gente vai conseguir reequilibrar essa relação;
  2. Parar de depender só dos aplicativos: a verdade é que eles estão trabalhando pra tirar a gente da jogada. A Uber já investiu milhões em carro autônomo, a 99 também. Hoje ou amanhã, eles vão querer um sistema sem motorista, 100% automatizado. Então, enquanto isso não acontece, a gente tem que fazer o possível pra criar outras fontes de renda, para não ficar refém dessa estrutura injusta.

A cada dia que passa, a Uber cobra mais do passageiro, paga menos pro motorista, e ganha mais com isso. É um ciclo perfeito pra eles. Estou maluco ou tenho razão? Deixa nos comentários, quero saber a sua opinião.

Foto de Fernando Floripa
Fernando Floripa

Fernando Dutra, conhecido como Fernando Floripa, é motorista de aplicativo em Florianópolis e referência nacional para motoristas. Desde 2016, ele compartilha dicas e conteúdos nas redes sociais, alcançando quase 1 milhão de seguidores no YouTube, Facebook, Instagram e TikTok. Casado e pai de três filhos, com formação em Ciências da Computação e Administração, ele trabalha ativamente como motorista e incentiva a união da categoria, consolidando-se como um influenciador na área de mobilidade.

55 branco Logo.png

Receba a principal newsletter da mobilidade e delivery do Brasil

Ao se inscrever você concorda com a nossa Politica de Privacidade e Termos de Uso

Pesquisar