O portal de notícias de Mobilidade e Delivery do Brasil

Pesquisar

Uber “dá” 10% a mais… mas só pra alguns motoristas. E de novo, aumento de tarifa que é bom? Nada

Mudança no Uber Pro começa a valer em alguns aeroportos do Brasil, mas só condutores Diamante e Platina terão reajuste. E mesmo assim, é aumento de preço de "banana podre".

ponto de exclamacao .png
Opinião
Textos assinados que refletem o ponto de vista do autor, não necessariamente da equipe do 55content.
Cláudio Sena para o 55content.
Foto: Acervo 55content

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do 55content.

Aumento de tarifa que é bom não tem, mas o que tem é isto: essas firulas que a Uber inventa. E impactam a vida de uma parte dos motoristas, principalmente os desavisados. O anúncio da vez é uma mudança no Uber Pro, essa maravilha aí que, pra mim, não fede nem cheira.

Uma nova fase?

A partir de 5 de agosto, entra em teste uma “nova fase” do Uber Pro, que vai mexer apenas com viagens originadas nos aeroportos de algumas cidades: Porto Alegre, Recife, Aracaju, Londrina, Itajaí, São Carlos e Macaé. Se a sua cidade não tá nessa lista, relaxe, pelo menos por enquanto, você continua de fora desse teatrinho.

Agora veja o que muda:

  • Motoristas platina e diamante vão receber 10% a mais nas corridas aceitas via radar, mas somente nas categorias X, Pet e Comfort (o Black tá de fora, como sempre);
  • Esses mesmos motoristas terão prioridade nas chamadas dos aeroportos. Isso significa que, mesmo com fila, a Uber vai passar na frente quem tiver selinho brilhando no Uber Pro.

E o que é que eu penso disso? Sinceramente, nada muda. É mais do mesmo: a Uber mexe no que já mexeu mil vezes pra dar um sacolejo e parecer que tá inovando, quando, na prática, é só distração.

O que tem por trás da novidade

Isso é só uma estratégia da empresa pra manter o motorista entretido enquanto a plataforma foge da principal coisa que deveria estar fazendo: corrigir a tarifa, que segue cada vez mais reduzida e, como eu afirmo: criminosa.

E aí ela joga um 10% a mais… pra viagem que já tá com preço de banana podre em fim de feira. Uma corrida de R$ 20 vira R$ 22. Acha mesmo que isso é vantagem? Dois reaizinhos a mais e só pra quem tiver no topo da pirâmide do Uber Pro. É como se a empresa dissesse: “Você não, você é azul”. E eu digo com orgulho: sou azul e quero continuar azul, porque esse programa aí… faço nenhuma questão.

Quer saber quando o Uber Pro prestava? Lá em 2019, com o programa Seis Estrelas. Aí sim, tinha diferença. Hoje? É só mais uma forma de dividir os motoristas e controlar o comportamento de quem tá tentando sobreviver rodando.

Como é a realidade

E tem mais, essa mudança não considera que muitos motoristas evitam aeroporto justamente por causa das fraudes. Tem colega que chega lá e já ouve: “Cancela aí e vamos por fora”. Ou o cara aceita, mas trava o sistema, engana o passageiro… e aí, o usuário cansa, vai de táxi ou já acerta antes com um motorista fixo. Resultado: até o movimento caiu.

E, convenhamos, quem trabalha com estratégia sabe que dá pra fazer resultado sem depender do Uber Pro. Eu, por exemplo, uso copiloto, rejeito viagem ruim, espero a tarifa subir… E, muitas vezes, a própria Uber desencaixa dinheiro do bolso pra fazer alguém aceitar a corrida. Depois, coitado do passageiro, que vai pagar o preço com juros e correção.

Por isso, repito, não se iluda com 10% de bônus, é só maquiagem em cima do mesmo salário defasado. A Uber tá precisando é ouvir o que o motorista pede de verdade: tarifa justa e respeito.

Um abraço e até o próximo encontro. Fui!

Foto de Cláudio Sena
Cláudio Sena

Cláudio Sena iniciou sua trajetória como motorista de aplicativo em 2016, quando começou a trabalhar com a Uber.

55 branco Logo.png

Receba a principal newsletter da mobilidade e delivery do Brasil

Ao se inscrever você concorda com a nossa Politica de Privacidade e Termos de Uso

Pesquisar