O portal de notícias de Mobilidade e Delivery do Brasil

Pesquisar

Uber estreia novo recurso que calcula ganhos por km e por tempo direto no app

Ferramenta está em fase de testes e promete mais transparência para motoristas parceiros na hora de escolher viagens.

ponto de exclamacao .png
Notícia
Informações objetivas sobre fatos relevantes para o mercado de mobilidade, com apuração direta da redação.
Print de anúncio da Uber sobre teste de estimativa de ganhos por tempo (uma hora) em viagens, publicado em 17 de julho.
Imagem: Reprodução/Internet

Na última sexta-feira (18), a Uber anunciou aos motoristas parceiros que daria início a um teste em cinco cidades brasileiras: João Pessoa, Campo Grande, Teresina, Joinville e Cabo Frio. A iniciativa busca tornar mais transparente o processo de aceitação de viagens, exibindo diretamente no cartão de ofertas estimativas de ganhos por quilômetro e por tempo. A informação foi divulgada pela própria empresa por meio de comunicados direcionados aos profissionais parceiros.

Desde junho, motoristas parceiros passaram a visualizar ícones com estimativas de ganhos nas solicitações de viagem, tanto no Radar de Viagens quanto nas ofertas exclusivas. Segundo a Uber, a proposta é permitir que os motoristas comparem trajetos de maneira mais prática e clara, diretamente nas solicitações de viagem, independentemente do tempo ou distância estimados.

Estimativa de ganhos por quilômetro

De acordo com a Uber, a estimativa de ganhos por quilômetro mostra quanto o motorista ganharia, em média, por quilômetro percorrido durante uma corrida. Esse valor é calculado com base no preço predefinido da viagem, dividido pela distância total estimada, a qual inclui tanto o trajeto entre o local em que o motorista aceita a corrida e o ponto de partida do passageiro, quanto o percurso até o destino final.

A empresa afirma que esse indicador funciona como uma referência rápida e útil, permitindo avaliar diferentes solicitações de corrida mesmo quando apresentam variações na extensão do trajeto.

Estimativa de ganhos por tempo (uma hora)

Outra métrica apresentada pela Uber é a estimativa de ganhos por tempo, mais especificamente, por uma hora de viagem. De acordo com informações da empresa, esse cálculo também parte do preço predefinido da corrida e considera o tempo estimado necessário para: dirigir até o local de embarque, aguardar no ponto de partida (com 1 minuto de espera incluído, conforme a média nacional arredondada) e concluir o trajeto até o destino.

Esse valor por minuto é multiplicado por 60 para indicar quanto o motorista ganharia caso a viagem durasse uma hora. Ainda segundo a Uber, essa estimativa proporciona mais um parâmetro de avaliação, sobretudo útil para comparar solicitações de viagem com durações distintas, focando exclusivamente no tempo em viagem.

Foto de Redação 55content
Redação 55content

O 55content é o maior portal de jornalismo sobre aplicativos de transporte e entregas do Brasil.

55 branco Logo.png

Receba a principal newsletter da mobilidade e delivery do Brasil

Ao se inscrever você concorda com a nossa Politica de Privacidade e Termos de Uso

Pesquisar