Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do 55content.
O Uber Taxi está entrando com força em São Paulo, e a tendência é aumentar e acabar com o Uber Black. Será mesmo? Calma, isso é só uma visão que eu tive, mas quero compartilhar com você. Vamos entender o cenário anterior e o atual, do que está acontecendo de verdade nas ruas.
O que aconteceu com o passar do tempo?
Pra entender o que está por vir, a gente precisa olhar para trás. Antes, o táxi dominava geral, quando o aplicativo nem existia. Depois, com o tempo, a Uber e a 99 chegaram, o aplicativo cresceu, ganhou espaço e atropelou o táxi. Muita gente passou a usar os aplicativos porque o atendimento era melhor, os preços eram menores e o carro tinha mais conforto. E o táxi ficou pra trás, por causa das reclamações dos carros mal cuidados, atendimento ruim, cheiro de cigarro…
Só que agora o jogo está virando de novo. Na minha opinião, em 2022, o Uber Black viveu o seu auge. Foi o melhor momento da categoria desde que comecei a rodar, lá em 2018: tarifa dinâmica bombando, muito passageiro. Muito motorista migrou do UberX e do Comfort pro Black. Eu fui um deles. Mas o tempo passou, e o que a gente vê agora, três anos depois, são reclamações cada vez maiores sobre o Black, mais sobre o motorista do que sobre o carro.
Os mesmos relatos que escutávamos lá atrás sobre os taxistas, carro sujo, atendimento ruim, motorista sem preparo, estão agora sendo falados sobre os motoristas do Black. Não estou dizendo que é todo mundo, claro que tem muito motorista da categoria que cuida do carro e trabalha certinho, mas o volume de críticas está crescendo.
E sabe o que mais está crescendo? O número de motoristas migrando pro táxi.
Uber Taxi, corredor e desconto no BioID King
O Uber lançou o Uber Taxi e o Uber Taxi Promo, e isso tem impacto direto. Sabe por quê? Porque o taxista pode usar o corredor. Então, mesmo que a corrida no Taxi Promo tenha um valor menor, ele faz em menos tempo. Ou seja: ele ganha mais rápido, sem ficar preso no trânsito.
Não só isso, outro ponto importante é o carro. Com o acesso ao BYD King, os taxistas estão tendo descontos de até 30%. Isso significa que dá pra pegar um carro novo, executivo, por menos de R$ 120 mil, um valor equivalente ao de um Nissan Kicks. Eles podem trocar de carro a cada dois anos com desconto, é uma vantagem gigante.
Enquanto isso, muitos motoristas do Black não estão com carro novo. Muita gente comprou carro com 50 ou 60 mil quilômetros rodados. Agora, três anos depois, o carro já passou de 150 mil km rodados. E se o motorista não faz manutenção, não cuida da limpeza, não mantém o padrão… a qualidade despenca. É o que está acontecendo.
O jogo virou: atendimento melhor
O taxista teve que melhorar, e melhorou. A classe dos taxistas está dando a volta por cima: hoje, a gente ouve menos reclamação sobre atendimento no táxi. E com a chegada do King, um carro executivo, a percepção do passageiro muda pra melhor.
Então, pensa comigo, se o motorista tem carro novo, com acesso ao corredor, com economia de combustível e menos desgaste, mesmo que o valor da corrida do Taxi Promo seja menor do que o Black, ele faz mais rápido e com menos custo. Ou seja, no fim das contas, pode sair ganhando.
O que eu estou dizendo aqui é uma visão minha, não estou cravando que o Uber Black vai acabar, mas é uma tendência: o Uber Taxi está crescendo, o atendimento do táxi está melhorando, o carro está mais novo e o preço competitivo. E o Black… está perdendo qualidade. Eu estou vendo isso. E você, o que acha disso tudo? Já pensou em migrar para o táxi?