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Um carro quitado de R$60 mil ou um financiado de R$150 mil? Carro de R$150 mil financiado, só se for pra colocar dinheiro no seu bolso

Muitas parcelas, prestação alta e lucro baixo: tem motorista rodando pra bancar status, mas não lucra com app.

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Opinião
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Homem jovem com barba rala e cabelo curto, usando camiseta preta, sentado no banco do motorista de um carro e olhando diretamente para a câmera.
Foto: Ian Rocha para 55content

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do 55content

Salve, meus amigos! Hoje o assunto pesa não só no bolso: tem muita gente se sabotando sem perceber por causa do carro que escolheu. A ilusão do carrão de alto valor e do transporte executivo tá colocando muito motorista na corda bamba.

Ilusão do carro de alto valor e transporte executivo

Vamos começar falando do transporte executivo: tem gente que entra achando que vai pegar um monte de serviço por fora e compensar o valor alto do investimento. Mas já te adianto que, na maioria dos casos, isso não vai acontecer. Eu conheço cara que tá há seis anos no executivo e ainda tem mês que passa aperto, sem cliente.

Também, tem outro grupo: o motorista que acha que precisa de um carro de elite pra se dar bem no aplicativo. O cara acha que só porque tá de King ou Corolla, o passageiro vai sair distribuindo gorjeta. E esquece do principal: dinheiro no bolso. Afinal, você trabalha pra bancar o carro ou pra ter lucro?

É fato que a categoria Black dá mais gorjeta, mas isso é irrelevante perto do que você precisa faturar no mês. O conforto é maior, a qualidade de trabalho melhora, mas nem sempre o lucro final é maior com esse tipo de carro. Tem despesa alta, tem cidade que nem tem demanda pro Black, e ainda tem motorista que sai do UberX, mas não muda a mentalidade.

Tem motorista pagando por status

O que mais vejo é motorista todo enrolado, com o dinheiro indo pro banco ou pra locadora no fim do mês. E, às vezes, o cara nem percebe que tá pagando por status, tá pagando pra trabalhar. Até quando isso é sustentável na realidade?

Vamos imaginar: você financia um carro em 60 vezes, pagando R$3 mil por mês. Aí pensa que dá pra pagar, que faz o valor em uma semana e o restante do mês é lucro, mas se esquece de somar combustível, manutenção, pneu, seguro, IPVA… a conta não fecha. E depois a culpa é da taxa do aplicativo? Às vezes, o vilão é o boleto do seu carro.

Tem também quem acha que só de trocar de carro vai ganhar gás. Ganha nada. O entusiasmo dura uns meses. O financiamento, dura anos. E é aí que vira peso.

Um carro quitado de R$60 mil ou um financiado de R$150 mil?

Vamos organizar essa bodega: todo carro tem custo fixo e custo variável. Os fixos são financiamento, seguro, IPVA, licenciamento, custos que você vai pagar com o carro parado ou andando. Já os variáveis, são, por exemplo, combustível, manutenção, troca de óleo, pneu. E ainda tem a depreciação, que acontece rodando ou não. Só que quanto mais roda, mais desvaloriza.

Agora, imagina dois motoristas: um tem um carro quitado de R$60 mil e o outro, um carro financiado de R$150 mil. Os dois rodam o mesmo tanto. Então, quem tá botando mais dinheiro no bolso no fim do mês?

Tem muito motorista se endividando pra posar de bonitão no Instagram, mas na vida real tá chorando, sem dormir, porque no outro dia tem que fazer R$600, R$700 numa terça-feira de fim de mês só pra pagar boleto.

Se o seu carro tá consumindo mais do que tá te dando de lucro, você virou refém dele. É tipo ter um restaurante chique que dá prejuízo. Nada paga a tranquilidade de dormir com a cabeça leve.

E o pior, tem gente que nem sabe quanto custa rodar com o carro por km. Aí aceita corrida a R$1,60 com um carro que custa R$1,80 por km, igual fazia antes, quando tinha um carro de R$60 mil. Agora, tá num de R$160 mil, e continua aceitando qualquer corrida. Aí é pagar pra trabalhar.

Pra mim, o carro ideal é o que te dá lucro, paga suas contas e te permite viver bem. Eu entendo que tem o sonho do carro top, eu mesmo tive isso, mas quando realizei, eu podia pagar: fiz um bom financiamento, juntei grana, aluguei carro antes, fui subindo aos poucos. Hoje, tenho meu BYD King e tô felizão, mas também fico sempre com um pé atrás. Por exemplo, bater um carro de R$60 mil é uma coisa, agora bate um de R$170 mil… complica.

Então, antes de assinar aquele financiamento de 60 vezes, pensa bem: você quer parecer motorista de sucesso ou ser um de verdade? Troca de carro, sim, mas na hora certa. Não cair na armadilha do “parecer bem”, mas de estar bem de verdade. Faz as contas, porque sonho realizado na hora errada vira pesadelo.

Tamo junto. Abração.

Foto de Ian Rocha
Ian Rocha

Ian Rocha começou a trabalhar como motorista de aplicativo em busca de uma nova oportunidade e logo percebeu a importância de entender melhor a dinâmica do setor. Estudou estratégias, analisou os melhores horários e locais para otimizar seus ganhos e passou a compartilhar suas descobertas com outros motoristas. Ao notar a falta de conteúdo informativo sobre a profissão, criou um canal no YouTube para dividir suas experiências. Com o tempo, tornou-se uma referência no segmento, ajudando motoristas a trabalharem de forma mais eficiente e informada.

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