A 99 anunciou a expansão da categoria Electric Pro, composta exclusivamente por carros elétricos, movidos a bateria, para Brasília, tornando o estado a segunda cidade brasileira a contar com o serviço. A iniciativa faz parte da estratégia da empresa de ampliar o uso de veículos sustentáveis em sua operação. Além disso, avalia uma possível parceria no Brasil com a montadora chinesa GAC, que estreou no Brasil em 2025 e já desenvolve projetos com a controladora da 99, a Didi, na China.
Desde seu lançamento em 2023, a categoria Electric Pro tem ampliado sua presença em São Paulo e já está disponível em mais de 20 bairros da capital, incluindo Vila Romana, Pompeia, Barra Funda, Lapa e Água Branca. Com aproximadamente 2.400 veículos cadastrados na capital paulista até março deste ano, a 99 lidera, desde 2022, a Aliança pela Mobilidade Sustentável, composta por 23 empresas de diversos setores, como abastecimento, manufatura, financiamento e locação. Essa aliança já investiu mais de R$ 332 milhões em iniciativas voltadas para a promoção de uma mobilidade mais verde, sustentável e inteligente, com a meta de investir mais de R$ 180 milhões apenas em 2025.
De acordo com a CNN, a chinesa GAC, que iniciou suas atividades no país neste ano, pode se tornar a próxima parceira estratégica da 99 nessa expansão da mobilidade elétrica. Na China, as empresas já colaboram em projetos de veículos autônomos, com previsões de operação em duas grandes cidades chinesas, Guangzhou e Pequim, até 2026. Além disso, a montadora é apontada como uma candidata a integrar a Aliança pela Mobilidade Sustentável.
Conforme a plataforma, a categoria Electric Pro da 99 já realizou mais de 4,5 milhões de corridas em São Paulo, gerando um impacto ambiental positivo que evitou que mais de 2.600 toneladas de CO2 fossem emitidas na atmosfera.