Motorista de aplicativo, hoje eu vou te ensinar como controlar as suas finanças de forma simples e prática.
Primeira coisa que você precisa entender logo de cara: você é um empreendedor. Embora algumas pessoas digam que não somos empreendedores, na verdade, na prática, somos. Precisamos ter o controle total do nosso trabalho, e isso é o papel do empreendedor. Você é dono do seu negócio, e trabalhar com aplicativo é um negócio. Você precisa levar isso a sério se quiser que sobre algum dinheiro, certo?
Ah, mas eu vou trabalhar muito! Todo trabalho hoje precisa de esforço, não tem outro caminho, né? Então, é assim que começamos, é assim que crescemos e encontramos novas oportunidades.
Agora, vamos começar o planejamento. Não tem como fugir disso. Você precisa descobrir quanto custa por quilômetro o uso do seu carro. Quanto mais você roda, maior será o seu custo. O custo do seu carro, sua ferramenta de trabalho, é medido pelo quilômetro rodado, independente do seu ganho. Por isso, os motoristas falam que não gostam de “bater lata”, não gostam de andar vazio, né? Porque, caso contrário, você vai estar pagando sem estar recebendo dinheiro.
Então, vamos lá, vou colocar um exemplo para ilustrar o entendimento. Vamos supor que seu custo seja R$ 1 por quilômetro. Isso significa que, se você rodar 250 km num dia, independente do seu ganho, você precisa separar R$ 250. Se você abastecer com R$ 100, vai sobrar R$ 150.
Então, você vai guardar R$ 150, os R$ 100 você já usou para o abastecimento, e o restante vai deixar para as suas despesas pessoais, da sua casa. Isso é mais ou menos metade. O custo pode variar de 40 a 45% e, no máximo, de 55 a 60%. Essa é a faixa de custo do seu trabalho, pelo menos na realidade de São Paulo, onde eu trabalho. Mas, provavelmente, não deve fugir muito disso.
Com esse planejamento, você vai separando o dinheiro e pode pensar: “Poxa, mas vou ter que guardar todo dia?” Parece muito, mas esses R$ 150 vão ser usados para pagar as manutenções, revisões, e imprevistos. Sempre deve ter uma margem extra, porque imprevistos acontecem. Então, sempre tenha um valor a mais.
Quando sobra, não é porque você está ganhando muito, é porque está planejando. Nesse custo por quilômetro, além da manutenção, você precisa considerar também o IPVA e o licenciamento. Esses são custos que não dá para medir com precisão, mas você pode fazer uma estimativa para calcular o valor. Assim, quando chegar o ano, o seu IPVA já está pago, porque você fez o planejamento financeiro. Você já previu o custo do ano. Quando chegar a data para pagar o IPVA, você paga e ainda consegue o desconto.
Ah, mas eu ganho pouco, não dá para fazer isso. Não, não é que não dá, é que você não está organizando direito. Quando o dinheiro entra, você muitas vezes abastece, faz manutenção, e se sobra, você acha que está sobrando dinheiro e gasta com outra coisa. Mas, quem faz o planejamento, sabe exatamente o que fazer com esse dinheiro que sobrou.
O planejamento financeiro é assim: você separa o dinheiro para o seu custo pessoal, e separa outro valor para o custo do trabalho, da sua empresa. Você vai criar dois caixas: um para o trabalho e outro para as suas despesas pessoais. E com isso, você vai ter clareza dos seus custos. Isso é controle financeiro e previsibilidade. Vai estar tudo visível lá na frente.
Como mencionei em outro texto, quando você compra um carro novo e vai trocá-lo aos 100.000 km, você já sabe o que precisa fazer de manutenção até lá. E quando for trocar o carro com 150.000 km, você sabe o que mais precisará fazer. Essa previsão começa lá atrás, e não apenas quando a manutenção é necessária.
O planejamento é essencial. Quando você troca o carro com 100.000 km, já sabe o que vai trocar. Você já prevê isso no custo real e vai separando o dinheiro. Quando o carro atinge 150.000 km ou 200.000 km, você já sabe que vai precisar trocar peças como pastilhas de freio, óleo, etc. Então, quando chegar o momento de trocar o carro, você já tem o dinheiro separado.
Quem não faz planejamento acha que dá trabalho, mas é assim que aprendemos. Se errarmos, vamos aprendendo com os erros e melhorando. Quem faz esse planejamento vai crescer, vai entender os ganhos e os custos e aprender sobre o dinheiro. Como controlar seus recursos e para onde destinar.
Não tem segredo, mas é necessário fazer. Sem essas contas, você não tem visão de onde o dinheiro está indo. Quanto você já gastou esse ano com combustível? Quanto já gastou com troca de óleo? Se você não sabe, é só olhar, está tudo anotado. Para isso, você vai precisar de alguma tecnologia, um sistema, ou até uma planilha. Isso é o básico.
Não tem como fugir, você precisa fazer o controle financeiro do seu trabalho. Trabalhar como motorista de aplicativo é um negócio, é o seu negócio. E, se você aprender sobre isso, vai ter muito mais tranquilidade, porque saberá onde está indo o seu dinheiro e poderá pagar as contas conforme o planejamento. Você planeja e executa. Depois, confere o que planejou com o que está entrando e saindo, que é o seu fluxo de caixa. Está batendo? Não está? Onde estou errando? Com isso, você faz uma análise.
Espero que vocês tenham gostado desse artigo. Deixe seu comentário, sua opinião. Fale se você faz o controle, se anota ou não. Deixe também suas dúvidas, quem sabe podemos fazer um texto específico para responder sua dúvida e ajudar outros motoristas também.
Respostas de 15
Boa noite ,você usa algum app de controle ???
Indico o for driver é muito bom , tem algum app que você usa pra saber o custo do km ???
Você não colocou uma. Série de despesas como prestação do carro, alimentação óu aluguel do veículo etc.
Gente !! Resumindo a matéria e os comentários: motorista de aplicativo trabalha para pagar despesas. Faltou colocar óleo de freio, óleo de câmbio, óleo do motor, filtro de ar, filtro de combustível, velas, lavagem do carro, a água q usou.. kkkkkkkkkkkk
Bom dia.
Olá como fazer para saber o custo por km?
Qual conta eu faço?
A realidade é bem mais embaixo, temos manutenção mensal de mínimo R$ 150,00 se o carro é seu. Eu gastei R$ 16.500 em pouco mais de 24 meses rodando Uber e 99. São amortecedores, molas, discos e tambores de freio, pastilhas, pivôs, direção elétrica, ar condicionado, instalação elétrica, bateria, pneus, capas para bancos, tapetes, lâmpadas, serviços de funilaria, pinturas, borracharias, polimentos, lavagem, borrachas suspensão que acaba igual açúcar em água em Fortaleza devido aos buracos em todos locais que andamos, pavimentação péssimas, IPVA, licenciamentos app e Detran.
São muitas variáveis que devem ser consideradas.
Deu uma média de R$ 540/mês(30 meses) só despesas indiretas, as diretas(combustíveis, óleos e filtros óleo, ar e cabine) estas despesas dependem de qto km vc roda e dos valores destes insumos.
Leve em conta o LEÃO (Governo), sim, tem motorista que não paga o Imposto de Renda Mensal, não paga o INSS e isso é sim para colocar nas despesas do motorista mensalmente.
Se você paga aluguel do carro e casa é pior ainda!
Espero ter ajudado.
Não tem outro jeito, Vanderlei: tem que colocar todos os custos anotadinhos por mês. Tem que fazer isso TODO MÊS. Não tem milagre, não tem app que resolva. Anota tudo, começa no dia 1 e anota todo a km e todos os abastecimentos. Eu anoto em papel porque celular enrola a cabeça, compra um caderno e um lápis e deixa no carro. Anota a km do dia, quanto abasteceu. Anota também todos os custos, tudo que você gasta por fazer Uber. Cada lanche fora de casa, TUDO.
Depois soma tudo e divide pelos KM rodados.
O ideal também é fazer custo por HORA rodada, hora online fora de casa.
Tem custos que são variáveis, ou seja aumentam conforme você roda, como combustível e manutenção. E outros que são fixos, como parcela do carro, seguro e IPVA.
Se você rodar pouco, o custo fixo vai pesar MAIS no custo por km. Se você rodar bastante o custo fixo diminui.
Anivaldo, alimentação é custo quando vc está rodando, e é fora de casa. E custo da empresa. Alimentação em casa, é o outro caixa, o que você guarda para as despesas pessoais.
Prestação do veículo é custo da empresa. Aluguel do veículo para trabalhar é custo da empresa. Seguro e Plano de oficinas, guincho se necessário, são custos da empresa. Troca de veículo será custo da empresa, mas sai do caixa operacional e vai para a reserva de caixa do seu planejamento.
É assim de alguma complexidade, mas é preciso fazer reserva financeira. Ter poupados recursos para emergências é algo como seis meses de despesas do caixa pessoal guardados em investimentos financeiros. Ou dez meses das despesas operacionais (da empresa) para os investimentos e gastos futuros.
Dá trabalho, mas traz conquistas também.
Considerando a natureza autônoma do Uber não tem sentido essa separação.
Você precisa anotar todos os seus custos, incluindo os pessoais, para determinar sua meta diária.
Após a meta, você tem que calcular os seus custos separando os custos variáveis dos custos fixos.
Os custos variáveis são os custos que mudam conforme você roda com o carro, combustível, manutenção, imprevistos.
Já os custos fixos são parcela do carro, ipva, seguro, e sim o SALÁRIO DO MOTORISTA que precisa incluir todo o dinheiro que você precisa tirar com a Uber, ou seja, os seus custos pessoais mensais, incluindo provisões para férias e gastos como INSS.
Isso também é “custo da empresa” já que o Uber não roda sem motorista.
A partir de todos esses cistos é que você pode definir seu preço, ou seja, o valor mínimo para aceitar corridas.
Lembrando sempre que quem define o preço da corrida é você, ao aceitar uma oferta da Uber. Se a Uber ofertar a 90 centavos o km e você aceitar, a culpa é sua pelo prejuizo e não deles.
E realmente é como explicado e como motorista de APP., desde 2017 tbm aplicava certos recursos (caixinha 2) para surpresas no dia a dia, Neste momento estou parado desde setembro 2023 estava rodando com veículo alugado na Movida e fiquei quebrado com as despesas.,devido as circunstâncias das diárias.
Esse aí deve vender mentoria para enganar trouxa. O empreendedor que só tem gastos e não tem lucro quebra. Um vendedor que paga no fornecedor 10 reais no quilo da batata, e vai vender por 12 não tem lucro, pois ele tem gastos de energia do estabelecimento, tem gastos da sacolinha. Querer rodar por 1 real o km e querer administrar isso é sacanagem. Ter que se sacrificar mais ainda também é sacanagem. Rodar mais que 12 hs, aí é loucura. Não tá dando lucro, vende o carro e monta outra coisa, ou então tira a carta E é vai pra carreta. Duvido que esse vendedor de mentoria trabalha mais de 12hs por dia rodando a 1 real o km. Esse tá enrolando trouxas e recebendo dos apps para incentivar o motorista a continuar rodando por 1 real o km.
Se você faz corrida de 2 reais o km em média, e teu custo é de de 1 real, fazendo 250 km você vai, no exemplo dele:
FATURAR 500,00 NO DIA (Faturamento não é o lucro e sim tudo que entra de dinheiro)
Disso, 100 reais foi de combustível, sobra 400,00.
Mas isso não é o lucro: você precisa ainda separar mais 150,00 do custo para despesas futuras, ou seja, o seu LUCRO será de 250 reais no dia.
Tem muito motorista que fatura, abastece e depois gasta todo o resto, se complicando com as despesas fixas e variáveis além do combustível.
Espero ter te explicado melhor. Em nenhum momento a matéria fala em aceitsr corrida de 1 real o km.
Eu não considero IPVA no custo pois se não tivesse no aplicativo pagaria do mesmo jeito, inclusive licenciamento e seguro.
Desse jeito, só o óleo que uma troca eu pago do bolso a outra eu pago nas despesas do app
Isso é irrelevante. Os custos fixos, como seguro, parcela do carro, imposto, não importa se é seu ou se é do uber ou se é do vizinho, você precisa pagar, então precisa contabilizar sim. Não faz sentido você não contabilizar porque “pagaria de qualquer forma”.
Uber é um trabalho autônomo e se você tem outro trabalho ou não tudo isso pertence a suas finanças pessoais.
Você excluir um custo das suas contas não vai “produzir mais dinheiro” só vai gerar um passivo, um custo escondido que você vai acumular para pagar depois.
Uber não dá mais, fujam desse trabalho escravo, vc não é empreendedor, vc está pagando para ser escravizado, vc não coloca preço no seu produto, vc não cria estratégia de marketing, vc não pode abrir filial,