Motoristas da 99 com aceitação acima de 70% estão sendo bloqueados, enquanto outros com taxa menor continuam ativos. Será que o algoritmo da 99 é confiável?

Até onde a gente pode confiar nos casos de bloqueios de motoristas de app? O algoritmo da 99 pode ser burlado?

Motoristas da 99 com aceitação acima de 70% estão sendo bloqueados, enquanto outros com taxa menor continuam ativos. Será que o algoritmo da 99 é confiável?
Foto: Daniel Piccinato 55content

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Fala, pessoal, tudo bem? No artigo de hoje vamos abordar dois casos polêmicos envolvendo o sistema da 99 Pop. Então vamos começar pelo primeiro caso: um motorista conseguiu cadastrar um veículo Onix Plus, que é movido apenas a combustão, na categoria 99 Electric Pro, que aceita veículos híbridos e elétricos.

Como pode um motorista cadastrar um veículo a combustão e conseguir fazer corridas numa categoria que aceita apenas carros elétricos e híbridos? E eu quero aproveitar a brecha dessa questão para levantar um questionamento sobre a segurança e também a eficácia do algoritmo de cadastramento da 99. Vou dar um exemplo meu.

Meu carro é um Corolla híbrido que, quando eu cadastrei no início do ano passado, eu precisei ir até a 99 para ativar o carro. Por quê? Ao cadastrar o meu carro, eu não consegui receber corridas na categoria de carros elétricos e híbridos. Simplesmente o aplicativo da 99 não reconheceu o meu carro como um carro híbrido.

Chegando lá na casa 99 e questionando esse assunto, na época eles me informaram que, devido ao meu carro ter um modelo também a combustão, o sistema não conseguiu identificar, mesmo eu enviando o documento do carro, o modelo do carro, que é o modelo híbrido e elétrico, o sistema da 99 simplesmente não ativou a categoria 99 Electric Pro para eu poder rodar.

E aí você para para questionar: será que não está dando tempo da empresa atualizar o algoritmo? Será que a empresa não conseguiu identificar as falhas? E será que também, por conta disso, esse motorista que fez corridas com o carro a combustão na categoria 99 Electric Pro descobriu uma brecha no sistema? O que será que de fato aconteceu?

Se um veículo a combustão consegue entrar na categoria errada e um veículo que faz parte da categoria híbrida e elétrica não entra de forma automática, alguma coisa muito errada está acontecendo dentro da 99 e no algoritmo dela.

E aí mais um questionamento: para o segundo caso que eu quero trazer aqui, aconteceu por volta do dia 14 de março agora. Vários motoristas foram bloqueados por taxa de finalização. Até aí tudo bem, a gente sabe que a 99 tem essa verificação e esses bloqueios que acontecem todos os meses.

Mas o engraçado é o seguinte: alguns motoristas que foram bloqueados por taxa de finalização estavam com a taxa acima de 70%. Alguns outros que não foram bloqueados estavam com a taxa de finalização em 68% e em 65%.

E a gente entende e sabe que a empresa analisa isso num ciclo de 30 dias e confunde muito a cabeça do motorista, porque muita gente não sabe exatamente como funciona. Tem gente que não sabe que os bloqueios acontecem no meio do mês, por volta do dia 13 até o dia 15. Muita gente acha que o bloqueio deveria acontecer no final do mês, e isso confunde a cabeça do motorista. Até aí tudo bem.

Agora, o questionamento é: por que alguns motoristas que estão com a taxa de finalização abaixo de 70% não foram bloqueados e outros que estão com a taxa de finalização acima de 70% foram bloqueados?

Ora, na data do bloqueio, é claro que o motorista poderia estar num novo ciclo. De repente, o motorista poderia, naquele dia, ter feito muitas corridas e recuperado a taxa. Mas o questionamento que fica é: se a empresa comete falhas com a questão do cadastramento de veículos, se a empresa comete falhas ao permitir que o motorista cadastre um carro a combustão na categoria elétrica e faça corridas, por que o algoritmo da 99 também não pode cometer falhas relacionadas aos bloqueios de motoristas?

E aí eu trago um assunto antigo aqui. Quem me acompanha há mais tempo sabe. Eu já fui bloqueado duas vezes lá atrás, de forma definitiva, onde eu não consegui trabalhar pela 99, e eu precisei entrar na Justiça. E aí eu ganhei o direito de voltar a dirigir pela 99. Isso aconteceu por quê? Porque a 99 não justificou por que eu fui bloqueado. Qual foi a falha? Qual foi o erro que eu cometi?

Por que a empresa me bloqueou de forma definitiva? Então, tudo isso que eu estou trazendo nesse artigo são dois assuntos distintos, mas que levam a um caminho só: até onde o algoritmo da 99 é confiável? Até onde o algoritmo permite ser burlado? Até onde pode existir pessoas facilitando a inclusão e o cadastramento de motoristas para burlar o sistema?

E, principalmente, até onde a gente pode confiar nos casos de bloqueios de motoristas de forma permanente e definitiva? Isso me traz realmente uma pulga atrás da orelha. Até onde o algoritmo da 99 é confiável? Quero saber a sua opinião, deixa seu comentário e até o próximo texto. Valeu, tchau.

Foto de Daniel Piccinato
Daniel Piccinato

Daniel começou a trabalhar como motorista de aplicativos em 2016, buscando maior estabilidade após sentir insegurança na empresa onde estava. Inspirado por conversas com o filho do dono, ele logo se uniu a outros motoristas em um grupo de WhatsApp, onde trocava dicas para melhorar seu desempenho. Em 2018, criou um canal no YouTube para compartilhar orientações sobre horários e estratégias de trabalho. Com o sucesso, expandiu para o Instagram em 2020, continuando a ajudar motoristas ao compartilhar sua experiência.

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