Este texto não reflete necessariamente a opinião do 55content
Não trabalhe na Uber agora, em 2025, antes de ler este texto! Muita gente chega com a promessa do dinheiro fácil, do dinheiro rápido, e acaba se frustrando, ficando no prejuízo, sem nem entender o motivo. O que você precisa saber, o que deve ter em mente e o que deve avaliar antes de se tornar motorista de aplicativo para decidir se vale a pena ou não.
E olha, este artigo não é apenas para quem está começando! Muitos motoristas que se consideram veteranos, que rodam há anos, nunca pararam para refletir sobre os pontos que vou trazer agora. São informações essenciais para avaliar se ainda vale a pena ser motorista da Uber em 2025.
O carnaval acabou, o ano realmente começou no Brasil, você já percebeu? Depois do carnaval, as pessoas começam a trabalhar de fato, muita gente se movimenta, e muitos começam a procurar trabalho. O transporte por aplicativo surge como uma possibilidade de renda, uma opção de ganho. E com isso, surgem as dúvidas e as perguntas: será que vale a pena ser motorista da Uber em 2025? Dá dinheiro? É um bom momento para começar?
Mesmo para quem já trabalha há seis meses, um ano, dois anos ou mais, assim como eu, que já estou há nove anos no ramo, é importante parar e refletir: será que ainda vale a pena trabalhar como motorista de aplicativo em 2025? Quero saber sua opinião! Deixe seu comentário aqui: para você, em 2025, ainda vale a pena ser motorista de aplicativo? Sim ou não?
Essa reflexão é importante tanto para quem está começando quanto para quem já trabalha há algum tempo. Vamos analisar ponto a ponto o que é necessário para decidir se ainda vale a pena trabalhar com aplicativos em 2025. Você pode se surpreender com a resposta!
A primeira coisa que você deve considerar para decidir se vale a pena ser motorista de aplicativo em 2025 é o seu carro. Você tem um bom carro para trabalhar? E atenção: um bom carro não significa um carro bonito, moderno ou caro. Um bom carro para motorista de aplicativo é um veículo barato, econômico, com baixa manutenção e que, quando precisar de reparos, não leve você à falência.
O carro é sua principal ferramenta de trabalho e impacta diretamente seus custos, especialmente o combustível, que é o maior gasto. Se você tem um carro eficiente, ele te ajuda a lucrar mais. Mas, se seu carro for ruim, você vai sofrer. Então, faça essa avaliação: o seu carro é adequado para esse trabalho?
Se a resposta for “não”, antes de sair financiando um veículo, faça algumas contas. Muitas vezes, alugar um carro pode ser mais vantajoso do que financiar. Pense comigo: você compra um carro de 50 mil reais, paga 100 mil no financiamento porque os juros estão altos e, quando for vender, ele vale apenas 20 mil. Você perdeu 80 mil reais! Em muitos casos, o aluguel pode sair mais barato. Então, faça as contas antes de trocar de carro.
O segundo ponto essencial que você precisa entender é que dirigir por aplicativo não é um dinheiro rápido nem fácil. Assim como qualquer trabalho, para ter sucesso como motorista de aplicativo, você precisa de conhecimento, experiência e estratégia. É necessário conhecer a cidade, saber lidar com pessoas, entender os melhores horários e locais para trabalhar. Tudo isso vem com o tempo e a prática.
Muita gente se ilude achando que basta sentar no carro, sair aceitando corridas e o dinheiro vai aparecer. Não é assim! Converse com qualquer motorista experiente que realmente ganha dinheiro com o aplicativo e ele vai confirmar isso. Você precisa saber o que está fazendo para obter lucro, caso contrário, pode acabar no prejuízo. No início, até parece que está indo bem, mas logo começam a surgir os custos: combustível, manutenção, impostos. E aí muitos percebem que fizeram tudo errado.
Por isso, busque conhecimento! Hoje, com a internet e o YouTube, é possível acelerar seu aprendizado. Você pode aprender sozinho, no erro e acerto, ou aprender com quem já tem experiência. O melhor caminho é estudar antes de começar. Tenha isso em mente: dirigir por aplicativo não é dinheiro fácil nem rápido. Para realmente ganhar dinheiro, você precisa aprender e se preparar.
O terceiro fator que influencia se vale a pena ser motorista de aplicativo é a cidade onde você pretende trabalhar. A cidade é boa para Uber? Em que sentido? Primeiro, é importante avaliar o volume de trabalho: há muitos passageiros? Há demanda suficiente para trabalhar o dia todo e gerar um bom faturamento? Segundo, analise os valores pagos pelos aplicativos na sua região. As tarifas são razoáveis? Cobrem os custos e ainda permitem lucro?
Os valores variam muito de uma cidade para outra. Em geral, cidades grandes têm maior volume de trabalho e pagam melhor do que cidades menores. Em alguns casos, a diferença pode chegar a 100%! Em uma cidade do interior, você pode ganhar R$1,00 por quilômetro rodado, enquanto em grandes centros como São Paulo ou Rio de Janeiro, pode chegar a R$2,00 ou mais por quilômetro. A diferença é enorme!
Se você pretende viver exclusivamente da Uber, precisa avaliar se sua cidade oferece condições para isso. Caso contrário, talvez seja melhor tratar o aplicativo como uma renda extra ou até considerar mudar para uma cidade maior.
Esses são os três principais fatores que você deve analisar para decidir se vale a pena ser motorista de aplicativo em 2025.
A quarta coisa que vai te ajudar a definir se vale a pena ou não ser Uber agora em 2025 é se você pretende trabalhar como motorista de aplicativo apenas como renda extra ou como sua única fonte de renda.
O trabalho de motorista de aplicativo, especialmente o de Uber, é extremamente sazonal. Assim que você começar a trabalhar, vai perceber que o movimento e o dinheiro variam conforme a hora do dia, o dia da semana, a semana do mês e até o mês do ano. Ou seja, é uma atividade cheia de altos e baixos, que exige organização financeira e preparo psicológico para enfrentar os períodos de baixa.
Por isso, é essencial que você, desde o início, se pergunte: “Quero fazer isso como renda extra?” Se a resposta for sim, você terá um emprego ou prestará serviços em outra área e usará o Uber como um complemento de renda. Dessa forma, nos dias bons, você pode se dedicar mais e, nos dias ruins, diminuir o ritmo e focar na sua outra atividade.
Agora, se você está entrando nisso para depender exclusivamente desse trabalho, muito cuidado! Como eu já disse, você precisará ter um bom controle emocional para lidar com as variações da demanda e uma grande organização financeira. Inclusive, já deixo a minha dica: não dependa apenas desse trabalho. A sazonalidade pode te levar, mais cedo ou mais tarde, a achar que não vale a pena. Então, transforme essa atividade em uma renda extra, e não na sua única fonte de sustento.
Por fim, para definir se realmente vale a pena ser Uber agora em 2025, você precisa responder a seguinte pergunta: você está preparado, ou melhor, está disposto a trabalhar o suficiente para ganhar dinheiro nessa atividade?
Como eu disse no início, ser motorista de aplicativo não é fácil e nem um caminho rápido para o sucesso. Muitas vezes, você terá que enfrentar longas jornadas para conseguir um bom faturamento. Além disso, precisará trabalhar em horários que, como eu costumo brincar, são “horários malucos”, fora do horário comercial. Enquanto a maioria das pessoas está descansando, o motorista de aplicativo está na ativa: de manhã cedo, à noite, nos finais de semana e nos feriados.
Aquela ideia de “faça seu próprio horário” e “seja seu próprio chefe” não condiz com a realidade. Quem realmente define o horário do motorista de aplicativo é a demanda e o movimento. Não adianta nada sair para trabalhar se não há passageiros na rua. Se você quer ganhar dinheiro, precisa trabalhar nos períodos de maior procura, que são, geralmente, o início e o fim do dia, os sábados, os domingos e os feriados. Ou seja, quando as pessoas estão de folga, passeando e circulando, nós estamos trabalhando e ganhando dinheiro.
Então, você está disposto a isso? Você precisa responder essa pergunta – e todas as outras – para realmente definir se vale a pena ser Uber agora em 2025. E mesmo depois de tomar essa decisão, ela pode mudar com o tempo.
Aliás, eu também convido os motoristas mais experientes a ler o artigo e compartilhar sua opinião. Com o passar do tempo, sua visão sobre essa profissão pode mudar, e é importante sempre revisitar e reavaliar esses pontos para decidir: será que ainda vale a pena ser Uber?
Concorda comigo ou não? Sou maluco ou faz sentido o que estou dizendo? Deixe seu comentário, quero saber a sua opinião!
Respostas de 54
Muito sentido.
Sou de Fortaleza/Ce, há um ano e meio decidi fazer Uber como segunda opção. Mas qdo tiro o dia inteiro para trabalhar, geralmente de 06 às 18 hrs, sempre consigo uma média de 400,00 , deixando 100,00 para gasolina.
O certo mesmo é que não é nada fácil.
Acredito que quem se dedica 100 por cento a atividade, deve ter ganhos satisfatórios, bem além de um emprego formal.
Deve se considerar também a questão do veículo, se vc tem um, já fica bem mais confortável a situação, no aluguel, além de 100,00 de gasolina diário, tem que pagar mais 100,00 para o aluguel do veículo . Mas para ganhar um salário e meio em algum emprego formal, acredito que valha a pena fazer Uber, onde vc pode ter rendimentos acima de 10.000,00 mensais, brutos.
Vamos lá!!! Trabalho desde 2015 e afirmo categoricamente, Uber é um bom complemento de renda e melhor ainda se vc entrar sem dívida nenhuma em relação ao veículo.
Escolher os melhores horários e área além de corridas que realmente seja vantajosa.
Estou nesta no total de 8 anos e não está fácil não, só voltei porque perdi o emprego. Se me perguntarem se vale a pena, minha resposta é NÃO!
Não rodo mais na Uber já faz mais de 2 anos,optei por 99 e indrive e não me arrependo.
Se não compensa, por qual motivo você ainda perde tempo rodando ao invés de procurar um emprego no porta-a-porta.
O que vejo que grande maioria não sabe controlar as finanças. Quando aprendemos a fazer cálculos ganhos, isso em qualquer ramo.
Se não vale a pena, porque está fazendo?
concordo plenamente, estou na mesma situaçao sua perdi o emprego vou trabalha de uber por enquanto , ainda bem que quitei o carro, por que financia carro pra trabalha de uber e uma coisa que arrependo, nao faço isso de novo, e melhor aluga
Comserteza ajuda bem
A ideia do transporte individual para todos é inviavel. As cidades não comportam mais tantos carros levando passageiros. O Uber foi criado com a ideia de compartilhar o banco vazio do carro daqueles que se deslocam diariamente de carro ao trabalho e na volta, mas não previa tornar-se meio de subsistência. Está errado o transporte coletivo perder a concorrência para o transporte individual de passageiro. A concorrência entre os aplicativos está causando esse caos e por isso devia ser regulamentada, mas somente para diminuir a oferta, e aumentar o preço.
Não vale mais apena trabalhar no Uber ou em qualquer outra plataforma, os ganhos não compensa mais, estou procurando um outro serviço que substitua, pois estou trabalhando TRE quatro horas por dia, se antes trabalhava 12 horas hoje, o motorista só ganha cansaço, dor de cabeça e estresse, dinheiro não dá nem pra uma manutenção total, o cara fica fazendo pedaço e nunca termina, toda semana tem uma coisinha e aí vai embora todo teu lucro, se o carro for novo o gasto é parecido, tem pneu, tem troca de óleo, tem filtros, e tem limpeza duas ou três vezes por semana, imagine como está a vida do motorista por app!
Nem pense em comprar um carro financiado sem dinheiro. Vc vira escravo das prestações ds empresa que vc comprou e da Uber. Esses sim estão ganhando dinheiro com os inexperientes que chegam cheios de esperança que vão ser donos do seu negócio. Vira escravo! Excelente matéria!
Fiz Uber e 99 por dois anos como única atividade, mas de 2022 pra cá não tem mais como, até sobra alguma coisa, mas pra isso tem que virar escravo e depois de dois três anos seu carro perdeu 60, 70 % do valor de mercado, e pra trocar o veículo ninguém consegue guardar nada, aí vem a bomba, financia e paga o dobro, tudo ilusão.
Hoje só faço como complemento, corram atrás de um fixo, só no app sem chance.
Não entendo esse pessoal reclamando , sendo que na CLT ganhava bem menos e cumprido horários e outros afazeres, a maioria não tem estudo e quer ganhar 10, 20, 30 mil de que jeito. Essa área não tem treinamento assim os tais motoristas não sabem nem o que está fazendo nos app. Esses dias vi um motorista fumando maconha no carro e outro de bermuda camisa de time e chinelo aí fica difícil. 90% não são motorista profissional.
Não sei de onde os motoristas tiraram essa ideia…a Uber nunca disse isso…dirige quem quer… ninguém é obrigado… é fácil resolver a insatisfação: é só não dirigir.
Realmente está muito difícil, não estamos tendo lucro o valor do combustível aumenta todos os dias e os valores das corridas sempre o mesmo. Nestas condições só quem ganha
é o próprio APP. Só ficamos com o cansaço e stress do dia a dia.
Olá, sou motorista de aplicativo há 4 anos e no início eu não tinha conhecimento como realmente funcionava e muito menos como era calculado os valores das corridas. Mas trocando experiências com os motorista mas rodados que tinham maus experiências e conhecimento na rotina do dia dis eu comecei a tentar fazer diferente como vinha fazendo até então. Eu lembro que logo que comecei a dirigir, minha ideia é fazer o máximo de corridas possíveis durante o tempo que o aplicativo me permitia que seria 12 horas em movimento. Com ou sem passageiros. Assim eu fazia todos os dias, achando que era desta forma que tinha que ser feito. Me lembro que uma noite cheguei no aeroporto aqui da minha cidade e fui conversar com um rapaz que ka se encontrava. Então fui saber dele quanto ele tinha faturado naquele dia, e me achando pq naquele dia eu tinha feito umas 34 ou 38 corridas não me lembro o certo. Mas garanto que eu tinha feito no mínimo 34 corridas e até aquele momento, eu tinha faturado uns 440 reais. Foi quando o rapaz me.mostrou seus ganhos de 340 reais com 8 corridas. Eu levei um susto e fui direto no assunto. Como vc conseguiu fazer este valor com essa quantidade de corridas ? Ele simplesmente respondeu. Tenha paciência, não aceite tudo que aprece na tela. Então neste momento, comecei a entender como realmente funcionava a dinâmica paea ser trabalhar como motorista de aplicativos. Vi que realmente não vale a pena aceitar tudo que aparece, mesmo sendo uma corrida boa, com um valor bom mas que no final vc não tenha uma corrida de volta. Então fui vendo que também não vale a pena vc fazer uma corrida de 1,5km por 7 reais para transporta 4 pessoas com 4 malas. Então são situações como essas que devemos ficar atentos. Hj em dia eu faço uma média de 58 a 62 corridas por semana, com um faturamento em média de R$1800,00 a R$ 2300,00 dependendo da semana e dinâmica doa fia trabalhado. Faço em média de 8 até 11 corridas com um faturamento bruto por dia de 280 até 360 por dia. Então hj eu tento fazer o mínimo de corridas possíveis mês.o que isso leve muito mas tempo passa alcançar minha meta, mas com esse .eu jeito de trabalhos que geralmente costuma ser de 12 ou até 13 horas na rua, eu trabalho realmente de fato 4 ou 5h das 12 que o aplicativo me permite para trabalhar. Não me canso tanto, pq passo muito tempo parado e pouco tempo dirigindo de fato. Então o que tenho a falar aqui sobre minha experiência, é que o motorista ele não tem que ficar preocupado com essas taxas de aceitação. A de cancelamento sim. Não existe vantagem alguma. Vc fazer corridas abaixo de 15 no mínimo para transportar 4 pessoas ou até mesmo uma pessoa só. Hj em dia eu não faço essas corridas a não ser em certos casos, estou indo naquela direção. Assim eu faço. Mas fazer pq eu recebo todo instante na minha tela nunca. Não valer a pena fazer 34 corridas diárias paea ter um faturamento de 250 ou 350 reais se vc consegue esse resultado com menos corridas. Então deixem de fazer corridas curtas com valores baixos. Não vale a pena de forma alguma. E outra coisa muito importante de se ver é que para cada um passageiro, existe no mínimo 5 motorista disputando a mesma corridas. Por este motivo a uber colocou esse radar. Que as corridas boas só aparecem para os outros e nunca para vc. Então pelo amor de Deus, não indique esse trabalho nem pra seu inimigo. A uber já é ruim por natureza, a 99 sem comentários, nunca vi pior. Então tenham paciência e deixem de aceitar essas porcaria de corridas abaixo de 15 reais. Fica a dica. Um abraço a todos…
Tudo que você citou é uma realidade e triste, uma grande classe trabalhista mas sem noção do seu potencial, posso dizer sobre mim, iniciei atividades a 07 anos e só trabalho com carro alugado, quando iniciei o mesmo grupo de carro custava $1.200,00 e hoje custa $3.400,00 mensal, o etanol custava $1,50 em média e hoje $3,90, continuo com 5000 km mensais e ganhando o mesmo que a 07 anos, então resumo, estou pagando praticamente pra trabalhar e por isso devolverei o carro pra locadora e irei procurar algo pra fazer, abraço e Deus abençoe senhores motoristas de apps….
Olá, sou motorista de aplicativo há 4 anos e no início eu não tinha conhecimento como realmente funcionava e muito menos como era calculado os valores das corridas. Mas trocando experiências com outros motoristas que tinham mais experiências e conhecimento na rotina do dia dia eu comecei fazer diferente como vinha fazendo até então. Eu lembro que logo que comecei a dirigir, minha ideia era fazer o máximo de corridas possíveis durante o tempo que o aplicativo me permitia que seria 12 horas em movimento. Com ou sem passageiros. Assim eu fazia todos os dias, achando que era desta forma que tinha que ser feito. Me lembro que uma noite cheguei no aeroporto aqui da minha cidade e fui conversar com um rapaz que se encontrava por la. Então fui saber dele quanto ele tinha faturado naquele dia, e eu me achando que estava trabalhando certo pq naquele dia eu tinha feito umas 34 ou 38 corridas não me lembro o certo. Mas garanto que eu tinha feito no mínimo 34 corridas e até aquele momento, eu tinha faturado uns 440 reais. Foi quando o rapaz me.mostrou seus ganhos de 340 reais com 8 corridas. Eu levei um susto e fui direto no assunto. Como vc conseguiu fazer este valor com essa quantidade de corridas ? Ele simplesmente respondeu. Tenha paciência, não aceite tudo que aprece na tela. Então neste momento, comecei a entender como realmente funcionava a dinâmica para trabalhar como motorista de aplicativos. Vi que realmente não vale a pena aceitar tudo que aparece, mesmo sendo uma corrida boa, com um valor bom mas que no final vc não tenha uma corrida de volta. Então fui vendo que também não vale a pena vc fazer uma corrida de 1,5km por 7 reais para transporta 4 pessoas com 4 malas. Então são situações como essas que devemos ficar atentos. Hj em dia eu faço uma média de 58 a 62 corridas por semana, com um faturamento em média de R$1800,00 a R$ 2300,00 dependendo da semana e dinâmica do dia trabalhado. Faço em média de 8 até 11 corridas com um faturamento bruto de 280 até 360 por dia. Então hj eu tento fazer o mínimo de corridas possíveis mesmo que isso leve muito mas tempo passa alcançar minha meta, mas com esse jeito de trabalhar que geralmente costuma ser de 12 ou até 13 horas na rua, eu trabalho realmente de fato 4 ou 5h das 12 que o aplicativo me permite para trabalhar. Não me canso tanto, pq passo muito tempo parado e pouco tempo dirigindo de fato. Então o que tenho a falar aqui sobre minha experiência, é que o motorista ele não tem que ficar preocupado com essas taxas de aceitação. A de cancelamento sim. Não existe vantagem alguma. Vc fazer corridas abaixo de 15 reais para transportar 4 pessoas ou até mesmo uma pessoa só. Hj em dia eu não faço essas corridas a não ser em certos casos, estou indo naquela direção. Assim eu faço. Mas fazer pq eu recebo todo instante na minha tela nunca. Não valer a pena fazer 34 corridas diárias paea ter um faturamento de 250 ou 350 reais se vc consegue esse resultado com menos corridas. Então deixem de fazer corridas curtas com valores baixos. Não vale a pena de forma alguma. E outra coisa muito importante, para cada um passageiro, existe no mínimo 5 motorista disputando a mesma corridas. Por este motivo a uber colocou esse radar. Que as corridas boas só aparecem para os outros e nunca para vc. Então pelo amor de Deus, não indique esse trabalho nem pra seu pior inimigo. A uber já é ruim por natureza, a 99 sem comentários, nunca vi pior. Então tenham paciência e deixem de aceitar essas porcaria de corridas abaixo de 15 reais. Fica a dica. Um abraço a todos…
Essas empresas de APP só visam lucro, chegam a ficar com mais de 50% de uma corrida, ficam mandando corridas com a quilometragem bem maior do que os ganhos. Só quem precisa se submete a era escravidão!
Estou começando agora e aprendendo na prática. Minha cidade tem demanda suficiente para fazer jornadas diárias em horários diversos. Na minha opinião, para quem está desempregado, tem prática, apreço em dirigir e um carro habilitado para a tarefa, vale a pena. Os macetes, as escolhas mais rentáveis e as técnicas de economizar vem com o tempo e aperfeiçoamento. Se não vale a pena, pare uai. Porque continuam? Vejo muitas pessoas que só reclamam e culpam a empresa contratante. Tem gente que só pensa exclusivamente em maximizar cada corrida e não em também oferecer ajuda e comodidade ao usuário. Já fiz corrida para famílias de 4 pessoas desesperadas pois dois motoristas cancelaram a viajar ao chegarem pois não levavam 4 pessoas no carro. Absurdo. Quem só reclama que não compensa mas continua fazendo é muito contraditório.
Trabalho na Uber a cinco anos, moro em Fortaleza e francamente não tenho mais tá motivação como tinha antes,as tarifas são baixas,as corridas vc tem que analisar para não ter prejuízo, não está fácil trabalhar como Uber,sem contar que os prejuízos são constantes, devido as ruas esburacadas e muitas diárias,tudo isso eleva o custo, está muito complicado, mais agente tem que trabalhar e seguir em frente, é o nosso trabalho!
Resumo em poucas palavras tecnologia de informação não tira vinculo empregatício tem vínculo proporcional a hora trabalhada!!
Eu discordo de alugar um carro pra por na uber,vc paga um juro alto mas depois de 4 anos o carro é seu,se vc alugar um carro depois d 4 anos que vc devolver ñ vai levar um centavo enquanto com seu carro se vc vender terá um valor ótimo,claro q tem as manutenções nesses período mas está fasendo uma manutenção na sua ferramenta de trabalho
A verdade é uma só, quando comecei há dois anos era inexperiente, a uber era e ainda é minha segunda fonte de renda, eu ia trabalhar e pegava um passageiro que fosse na mesma direção do meu trabalho que fica menos de 5 km.
Quando voltava para casa , pegava no máximo 2 passageiros , duas viagens, e chegava em casa com 50,00 ou mais.
A gasolina era 5,00 e eu ganhava 45,00 , não me preocupava com manutenção, pois meu carro fazia o mesmo trajeto .
Conclusão , não é uesta de estratégia, corridas que há pouco tempo era 6,00 , hoje vc ganha ,ir da corrida e as pessoas acham que é falta de estratégia, , todo dia as empresas tiram centavos do valor da corrida, eu ganhava muito mais quando era inexperiente e não trabalhava menos de 1 hora para a uber.
Então, vai chegar o dia ué iremos pagar para trabalhar.
Nos últimos tempos, todos os motoristas da Uber que conheço têm expressado suas insatisfações em relação à experiência de trabalhar com o aplicativo. Embora a flexibilidade e a possibilidade de gerar renda sejam atrativos, é importante reconhecer as desvantagens que enfrentamos diariamente
Baixas Tarifas: Redução das tarifas. Sentimos que os valores pagos por corrida não são justos, especialmente quando se considera o custo de manutenção do veículo, combustível e outras despesas. Isso tem levado a uma pressão financeira significativa.
Comissões Elevadas: A porcentagem que a Uber retira de cada corrida é frequentemente vista como excessiva. Acreditamos que a empresa deveria rever suas políticas de comissionamento para garantir que nós, motoristas sejamos compensados de maneira justa pelo nosso trabalho.
Falta de Suporte: Temos dificuldades em obter suporte eficaz da Uber quando enfrentamos problemas, como disputas com passageiros ou questões relacionadas ao aplicativo. A falta de um canal de comunicação claro e eficiente pode ser frustrante e desmotivadora.
Insegurança: A segurança é uma preocupação constante para nós. Embora a Uber tenha implementado algumas medidas de segurança, nos sentimos vulneráveis a situações de risco, como passageiros agressivos ou assaltos.
Avaliações e Feedback: O sistema de avaliação também é um ponto de estresse. Frequentemente nos preocupamos com a possibilidade de recebermos avaliações injustas, que podem impactar nossa capacidade de continuar trabalhando com o aplicativo. Isso gera uma pressão constante para agradar a todos os passageiros.
Concorrência Intensa: Com o aumento do número de motoristas, a concorrência se tornou feroz. Isso pode resultar em menos corridas disponíveis e, consequentemente, em uma diminuição na renda, especialmente em horários de menor demanda.
Desgaste Físico e Mental: O trabalho como motorista pode ser fisicamente e mentalmente desgastante. Longas horas na estrada, o estresse do trânsito e a necessidade de lidar com diferentes tipos de passageiros podem levar ao nível muito alto de cansaço físico e mental, precisamos nos manter trabalhando por horas a fio sem descanso, caso contrário, não teremos feito o valor que precisamos para levarmos para casa pelo menos parte do que precisamos para pagar combustível e o pão. O desgaste com peças e acessórios do carro, nem vou citar aqui. Não está valendo mais a pena trabalhar com o aplicativo. Muita ilusão.
Rapaz o conteúdo aqui na 55content é excelente ..
eu nem preciso inspressa minhas palavras de insatisfação como motorista dessas plataformas pq.os irmãos a cima já disseram tudo infelizmente essa é a realidade……
Faz quem quer. Não tá bom, mude profissão.
Concordo plenamente que essa máxima da UBER é 99 de que vc faz seu horário é uma mentira, pois às corridas só valem a pena no horário dinâmico, porém, na grande maioria os motoristas por motivos alheios a min pegam todo tipo de corrida, tem o dedo nervoso, tão trabalhando só para rolar dívidas, mas aqui em Recife-PE os melhores horários são pela manhã logo cedo, no horário do almoço é no final da tarde, nos fins de semana, sábado e domingo às corridas são muit ruins, creio eu que por conta de muitos motoristas rodando e a demanda fraca.
Infelizmente o desgaste físico mental dura jornada de trabalho para quem realmente precisar manter o mínimo para trazer o pão. A manutenção dos carros está se tornando impossível com os ganhos, não estão dando a possibilidade dos motorista fazer uma manutenção mínima, E está situação colocam as vidas das pessoas em risco tanto do passageiro como dos motorista por dura jornadas de trabalho pulando de um aplicativo para o.outro para ver se no mínimo conseque algo para levar casa e.ter o valor do combustível. Para continuar a loga jornada.
Muito bom o artigo inicial, nos chama atenção para uma realidade que os brasileiros estamos cada vez mais acostumados que é a ideia de trabalhar pouco e ganhar muito. A realidade é que quem ganha muito precisa trabalhar muito, ou proporcionalmente ao q quer ganhar, assim que vejo o trabalho com Uber. Claro q precisamos de algumas melhoras como maior interação com a empresa, canais de comunicação para explicar as vezes q somos injustiçados em reclamações q fazem de nós, a quantidade de erros e voltas que o aplicativo nos leva a fazer, as taxas muito altas que a empresa retira, os descontos que oferecem e descontam de nos de forma desproporcional, a questão da segurança e as ameaças de perda de status por cancelamento ou recusa de determinadas viagens, e etc… Por outro lado ainda acho q está valendo a pena considerando q no meu caso é complemento pq sou aposentado e acho também incoerente as pessoas q estão a tanto tempo destacarem apenas os lados negativos e ainda assim continuam, isso gera dúvida sobre a realidade do q dizem… O ideal é que nos unamos em prol de melhores taxas e q sejam justas pra todos…
Sou motorista de app por um ano e digo: NÃO VALE A PENA SER MOTORISTA DE APP. Corridas com tarifas baixíssimas, concorrência desleal e o comissionamento das plataformas nas alturas. Fazemos investimentos nos veículos para rodar em outra categoria do app e nada adianta, longas jornadas de trabalho e o dinheiro não vem. Aqui em Salvador a maioria das corridas estão no valor de 6,50 a 10 reais, absurdo, com um combustível no valor de 6,43. Resumindo para quem está pensando em ser motorista de app: Procurem outra atividade.
App é muito bom como complemento de renda, pois nos dias ruins, que são quase sempre, você não precisa rodar, mas para quem tem essa atividade como principal e única não vale mais a pena nem de longe.
Eu fiz isso!!!, tocou !!! Aceitou!!!! Aí não vai ganhar, pois precisa calcular a corrida pra saber se compensa aceitar ou não. O que muitas vezes não compensa pra um vale a pena para o outro, tipo de carro, distância, e o principal, paciência e cálculo pra pegar uma corrida que vale a pena para seus ganhos, mas serve para sustento e segunda renda, mas vai ser sempre isso nada mais, não se iluda se quiser crescer e ganhar, motorista de aplicativo não vale a pena, do contrário você terá que passar de 12 a 16 horas pra ver grana, mas torna escravo do trabalho. Fica a dica, use temporário ou segunda renda.
Eu trabalhei por um tempo e concordo totalmente com o texto e com o comentário da Raquel. É tudo isso aí mesmo.
Só fiquei me perguntando porque você, Fernando, sendo formado em Ciência da Computação, está nessa atuação de Uber? A computação é simplesmente uma das melhores áreas de trabalho hoje em dia.
Eu sinceramente, torço pra que todos os motoristas tenham a possibilidade de estudar, se qualificar, pra não depender de ser Uber.
A plataforma é desleal demais com os motoristas.
Temos que ter mentalidade de trabalhar por aplicativo apenas de maneira temporária, e estudar alguma coisa, pra sair fora disso; mesmo que seja difícil estudar, que o tempo seja curto; mesmo que leve tempo. O negócio é estudar e buscar outra profissão. Pois está óbvio que trabalhar de Uber não compensa mais.
Triste realidade vive o motorista de aplicativo, porém não podemos esquecer que já nos rendeu em um passado não tão longe assim uma grana boa,que dificilmente um emprego normal daria,sou motorista de aplicativo a quatro anos e meio,tenho 30.000 mil corridas somente na plataforma Uber, até hoje não rodei com outras plataformas, porém o que digo hoje é que realmente estamos vivendo um momento muito ruim,o pior que já vivi dentro dessa profissão,rodo no Rio de janeiro uma cidade extremamente perigosa,guerra tráfico, milícia pra tudo quanto é lado, tensão o tempo todo e realmente me sinto usado pelo aplicativo.
Em 2020 comprei um carro zero km,rodei com ele 360.000 mil kms rapidamente acabei de paga-lo,aluguei pra um amigo e comprei agora em 2025 outro veículo zero km,fiz novas prestações,digo preciso trabalhar bastante pois essa é minha única renda, não sei se deveria falar isso,mas o nosso país passa por um momento difícil de mais corrupção pra todo lado, violência pra todo lado,tudo muito caro, desemprego gigantesco e um presidente que dispensa comentários de tão ruim,diante de tudo isto,ainda ficou como motorista de aplicativo, escolhendo muito bem as minhas corridas,tentando ser cada vez mais cirúrgico nas minhas estratégias para ganhar um pouco melhor, porquê sei que nesse país por enquanto,nada vai me dar mesmo ruim demais,o ganho que o aplicativo ainda me dá,triste realidade.
Pior de tudo meus amigos é que as plataformas sabem disso,eles sabem das condições do nosso país,aí nos exploram,cabe a nós contra atacar,usarmos a plataforma e não deixar ela,nos usar, ótima sorte a todos e que DEUS continue nos guardando e nos sustentando!!!
Faço dessa minha única fonte de renda.veja bem um dia sai do meu país pra trabalhar no Estados Unidos.la trabalhava até 16 horas .
Então faço uma jornada de 12 horas na Uber q e o limite e ganho o suficiente pra me manter eu e minha família . é só se organizar brasileiro tem mania de trabalhar pouco e ganhar muito aí é fácil.bora trabalhar q o resultado vem .
Vejo muitos motorista reclamando, más não larga o osso. A grande pergunta de reflexão é ” qual é a sua qualificação profissional?”.
Se a resposta for q vc tem uma qualificação profissional q te permite ter uma boa renda, então invista na sua carreira. Por outro lado, se vc uma qualificação de CLT na qual estagna o salário e não te permite mudança (exemplo: porteiro, segurança, zelador, caixa de mercado) fique na UBER pois ainda te possibilita um ganho maior, e mesmo aconteça de sair do Aplicativo e precisar volta a trabalhar no CLT, vc vai ter mesmo ganho das profissões que dei de exemplo.
Você citou empregos ao qual nem podemos comprar com motorista por aplicativos, conheço pessoas concursadas e de formação superior boa que nem chegam próximo do que gera de renda os aplicativos.
O aplicativo gera boas rendas, o que falta é uma educação financeira aos motoristas, por ter facilidade em ganhar o dinheiro no dia eles gastam o de amanhã, poucos guardam dinheiro para eventuais acontecimentos.
Além de todas essas adversidades que lemos até aqui… Saiba que as plataformas pode te bloquear da noite para o dia, e te deixar sem trabalho, sem sustento, sem ter dinheiro para pagar o carro e demais despesas. Isso é uma realidade. Milhares de motorista já foram bloqueados sem uma justificativa plausível… Mas não posso generalizar, existem alguns que fizeram por merecer.
Então pense nisso antes de entrar nesse ramo.
Observando os comentários acima, não vi quais cidades são, de forma que não dá para fazer 1 comparativo. Eu trabalho em média 6 horas por dia. Procuro, iniciar cedo – início do turno do trabalho local. Estou em 1 Município com potencial Turístico, com 220 mil habitantes. Procuro trabalhar no Centro e bairros periféricos, ou seja: corridas curtas .Horarios: 6/8. – 11/30/ 13;30. – 16;30/18;30. Assim estabeleci. Não trabalho à noite, nem faço
“por fora” O carro ? é próprio, tenho 13 meses no aplicativo, 5..700 corridas e 3.500 5 estrelas. É para complementação de renda e manutenção do carro 2024. Sou aposentado de uma Empresa Pública Federal.
Sou motorista de aplicativo a 6 anos, não reclamo , tem muitos motoristas que reclamam, mas não para de trabalhar com o aplicativo!
Comecei na uber faz um ano e meio, trabaho em media 10 hs por dia, de segunda a sexta feira , acho que vale a pena sim, a partir do momento que vc saiba trabalhar , no meu caso que tenho meu carro quitado, consigo excolher melhor as corridas, e faço sempre ums reserva, para quando o veiculo der algum proplema, trabalhei 32 anos no transporte coletivo, e nao tinha qualidade de vida, hoje consigo mais tempo com minha familia e estou muito feliz na uber….
Aí sim parceiro estou com você nessa trabalho com ônibus também é pretendo ter melhor qualidade de vida também. As empresas sugam o trabalhador principalmente as de transporte podem te pagar até bem mas te exploram o máximo né.
Somente vale como renda extra. Já deixou de ser uma boa opção, a cada dia os custos aumentam e os ganhos diminuem. Atualmente só quem está lucrando são as plataformas, se nós motoristas não soubermos escolher bem as corridas.
O texto traduz a realidade ! Faltou somente acrescentar a depreciação do veículo no quesito custos de manutenção.
Boa noite galera eu também estou trabalhando como Uber mais não vai dá pra continuar combustível ? muito caro e sábado a Uber estava pagando 75 centavos por km e difícil de entender esse caras
Sou motorista desde 2017 aqui em BH e região metropolitana de MG, aprendi com estratégias a conseguir a ganhar um valor que vale apena na Uber, só rodo com aplicativo da Uber, sou disciplinado com horários e trabalho só de segunda a sábado, me programo pra férias , me programo para manutenção do carro e procuro tratar todos passageiros igual gostaria eu de ser tratado!
Francisco de Souza Belo Horizonte MG
Estou trabalhando a apenas 6 meses como motorista de app, trabalho somente com a Uber, e realmente tudo que foi citado acima é verídico, tenho refletido muito se vale a pena trabalhar como motorista de app, financiei um carro novo e os custos estão muito altos, tenho trabalhado considerando os intervalos para almoçar, abastecer e ir ao banheiro 14/15 horas por dia para conseguir honrar com meus compromissos financeiros, realmente sinto que os valores de corridas não são justos, mas penso que como tem muitos motoristas a Uber não está se importando conosco e o cansaço físico e mental está eminente.
Se vc tem carro próprio, quitado,e se na sua profissão,vc ganha menos de 3 ml reais,nos app da para quebrar um galho sim,mas se vc pode ganhar 3 mil ou mais em regime clt,caia fora logo,pois nos dias de hoje em floripa,se vc trabalhar só as 8 hs,por dia vc não ganha isso nunca,ganha mais sim ,mas se vc fizer 12 /15 hs. No dia,eu nao corro mais,mas corri por 6 anos, só detona o carro,media de 50 mil km por ano….para correr com carro alugado, só se vc não tiver nada para fazer mesmo,vai sobrar 500 conto na semana líquido,e olhe lá
Exatamente, NÃO vale mais a pena dirigir pela Uber. Quan conseguimos uma corrida que pague R$ 2,00 por km, temos que levantar as mãos para o céu
Não compensa trabalhar de motorista de app.
Estamos pagando para trabalhar.
Estamos vivendo uma nova era da escravidão. Agora só os escravos digitais .
Não estou conseguindo nem pagar as contas de casa.
Estamos sendo humilhados pelas plataformas com valores absurdos de baixo e é stressante ficar agradando passageiros para ter uma avaliação justa,As plataformas estão se aproveitando da situação do país.Acho que este governo que diz que representa o trabalhador deveria olhar com mais atenção pra essa escravidão ou humilhação digital.
Está na hora de desligar a uber urgente, e ver a reação da empresa ok
Acho engraçado….
Todos reclamam que não compensa mais, mas não vejo ninguém largando o osso dos aplicativos
…
Estranho isso.
Se não compensa?
Gente! Pelo amor de Deus! Todos e qualquer trabalho tem pós e contra, não quer ter dor de cabeça é só ficar em casa,quer ganhar 30.000 mil, é só estudar e se tornar um juiz ou coisa assim… agora tem uma coisa em mente,tem que ralar mesmo pra ter lucro, em aplicativo,caso o contrário… Não existe lucrar sem ter gastos por trás…vem pra realidade…