Como entrar em contato com a Uber: guia completo para motoristas parceiros

Motorista segurando smartphone com o aplicativo Uber aberto.
Foto: Reprodução/Internet

Se você, motorista de aplicativo, precisar de ajuda com o aplicativo, confira abaixo como entrar em contato com o suporte da Uber, disponível 24 horas por dia.

Suporte pelo aplicativo Uber 

O aplicativo Uber afirma oferecer algumas opções para solucionar dúvidas e problemas comuns:

  1. Acesse a seção “Ajuda” no menu do app para encontrar respostas às perguntas mais frequentes.
  2. Caso não encontre a resposta desejada, role a página para baixo para acessar a opção de contato direto.
  3. Envie uma solicitação pelo site help.uber.com, onde a equipe de suporte responderá em até 24 horas. Você receberá uma notificação no celular e um e-mail com a resposta.

O que fazer em caso de incidente?

A Uber diz que prioriza a segurança de motoristas e passageiros. Se você se envolver em um acidente:

  • Verifique se todos os envolvidos estão bem e, se necessário, acione a polícia e os serviços médicos.
  • Para relatar o incidente à Uber, acesse o menu do app, vá até “Ajuda”, selecione “Problemas em viagens e ajustes” e escolha “Estive envolvido em um acidente”. Um membro da equipe entrará em contato para coletar informações.

Outras formas de suporte

Se sua dúvida não foi resolvida, confira outras opções de ajuda disponíveis:

Ajuda online

Acesse help.uber.com/driving-and-delivering para conteúdos exclusivos sobre o uso do app e soluções para diversas situações enfrentadas por motoristas parceiros.

Problemas com passageiros

Caso precise relatar um problema com um usuário, acesse o menu do app, vá até “Ajuda”, selecione “Problemas em viagens e ajustes” e escolha “Problema com um passageiro”.

Agendamento de atendimento presencial

Em algumas cidades, é possível agendar um horário no Espaço Uber pelo próprio aplicativo para receber suporte presencial.

Questões comuns e como resolvê-las

Ganhos e repasses

Acesse a seção “Ganhos” no aplicativo Uber para visualizar seus ganhos diários, semanais ou por viagem.

Ajuste de valor de viagem

Se um valor foi ajustado, pode ser devido a revisões solicitadas pelo passageiro por problemas como duração da viagem, rota percorrida ou dificuldades técnicas. Acesse o suporte da Uber para mais detalhes.

Objetos perdidos

Caso um passageiro tenha esquecido algo no seu carro:

  • Tire uma foto do objeto e envie os detalhes pelo aplicativo.
  • A Uber intermediará o contato entre você e o passageiro para a devolução dentro de 48 horas.

Sujeira no veículo

Se um passageiro sujou seu carro, siga este processo:

  • Tire uma foto da sujeira.
  • Solicite reembolso pelo app dentro de 3 dias.
  • Envie um recibo da limpeza para validar o ressarcimento.

Transporte irregular de passageiros

Caso tenha sido multado ou seu veículo apreendido sob a justificativa de transporte irregular enquanto estava online no aplicativo, entre em contato com a Uber pelo telefone 0800 006 8068.

Canais de atendimento

Linha de segurança para motoristas

Para situações emergenciais, como assaltos, ameaças ou danos ao veículo, ligue para a Linha de Segurança Uber, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, no número 0800 006 8068.

Atendimento presencial

Se preferir um suporte presencial, visite um Centro de Atendimento Uber. Consulte o local mais próximo no site oficial.

A experiência dos motoristas com o suporte da Uber

Muitos motoristas parceiros contam com o suporte da Uber para resolver questões diversas, e a experiência pode variar conforme o canal utilizado. O motorista Cláudio Sena, por exemplo, afirma que prefere o atendimento presencial, disponível na sua cidade, por ser mais rápido e eficiente. “Sempre que precisei, fui prontamente atendido”, destaca. Ele explica que as situações em que buscou esse suporte presencial não eram urgentes, mas envolviam mudanças de cidade ou ajustes na documentação do veículo. Em todos os casos, o problema foi resolvido sem demora.

No entanto, Cláudio ressalta que o suporte virtual não é tão eficiente. Ele relata um episódio em que uma viagem não foi creditada corretamente para sua conta. Tentou resolver o problema pelo chat automatizado da Uber durante o fim de semana, mas sem sucesso. “Insisti várias vezes com o robô da Uber para que o pagamento fosse realizado, mas não obtive retorno”, conta. Apenas na segunda-feira, quando conseguiu ir até um ponto de atendimento presencial, o problema foi identificado e corrigido. “Eles solicitaram um prazo de 24 horas, e, de fato, o pagamento foi efetuado”, relata.

Já o motorista Gilson Nascimento passou por uma situação mais complicada relacionada ao bloqueio de sua conta na Uber. Ele explica que o aplicativo oferece a opção de contestar o bloqueio diretamente pelo sistema, permitindo que o motorista envie uma reivindicação ou até mesmo agende um atendimento presencial. “Então, para motorista, você consegue entrar no caso do bloqueio, ela te dá lá uma opção de você fazer a reivindicação, a sua defesa, e ele te responde no próprio aplicativo ou você tem a opção de agendar um atendimento presencial”, conta.

No entanto, no caso de Gilson, nenhuma das opções resolveu o problema. “Fui presencial e presencial eles não falam os motivos”, explica. Sem informações claras, ele precisou recorrer a sua advogada, que solicitou um pedido extrajudicial para obter a razão oficial do bloqueio. “Foi aí que me informaram que o motivo era uso indevido de GPS”, relata.

Essas experiências mostram que, apesar das diversas opções de suporte oferecidas pela Uber, a eficácia pode variar conforme o tipo de problema.

Assim, é essencial que os motoristas conheçam todos os canais disponíveis e estejam preparados para buscar outras alternativas caso necessário.

Foto de Giulia Lang
Giulia Lang

Giulia Lang é líder de conteúdo do 55content e graduada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero.

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