Motorista da 99 pode ter uma taxa de aceitação de 5% mas a cada 10 corridas ele precisa finalizar 7. Isso não é um absurdo, certo?

A 99 exige que os motoristas concluam pelo menos 70% das corridas aceitas. Ou seja, a cada 10 corridas aceitas, pelo menos 7 precisam ser finalizadas.

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Foto: Luís Hatada para 55content

Taxa de aceitação, taxa de cancelamento, taxa de finalização. E os bloqueios?

Atualmente, muitos motoristas estão enfrentando bloqueios na 99, o que tem gerado grande preocupação, especialmente em relação ao programa Uber Pro. Neste artigo, vou mostrar como você pode trabalhar para manter boas taxas de aceitação, cancelamento e finalização.

Vamos entender a importância dessas taxas para que você possa ganhar mais, que é o principal objetivo, e também para aqueles motoristas que têm interesse em participar do Uber Pro e do programa 99 Rota.

A Uber possui o Uber Pro, e a 99 conta com o 99 Rota. Esses são programas de fidelidade que oferecem benefícios e descontos exclusivos para motoristas participantes. A Uber disponibiliza diversos descontos por meio do Uber Pro, enquanto a 99 também oferece vantagens pelo programa 99 Rota.

Quero trazer um resumo para que vocês entendam a importância desses programas. Não estou dizendo se vale ou não a pena, pois isso depende do seu estilo de trabalho, o que será um fator determinante.

Se você deseja ficar bem informado, entender como todos esses programas funcionam, aprender a maximizar seus ganhos, se prevenir de bloqueios e garantir mais segurança, acompanhe nosso canal e se inscreva para não perder nenhum conteúdo como este!

Entendendo o Uber Pro e o 99 Rota

Para compreender o Uber Pro, basta acessar seu perfil no aplicativo da Uber e ler as informações detalhadas. O mesmo vale para o 99 Rota: basta abrir o aplicativo da 99 e conferir os detalhes do programa.

No entanto, muitos motoristas têm enfrentado bloqueios, especialmente na 99. Primeiro, falarei sobre o Uber, pois sua política é mais clara, e depois explicarei a situação da 99. No final, darei dicas sobre como manter boas taxas e conseguir as melhores corridas.

No Uber Pro, houve uma mudança na forma como as taxas são calculadas. Antes, o sistema considerava os últimos três meses, mas agora a avaliação é baseada nas últimas 100 viagens. Isso significa que suas taxas de aceitação e cancelamento podem oscilar frequentemente. Dependendo do número de corridas aceitas ou canceladas, você pode entrar ou sair do Uber Pro de um dia para o outro.

Na 99, também houve alterações no programa Rota. Tenho um vídeo completo no canal do YouTube Uber do Japa explicando tanto sobre a Uber quanto sobre a 99. Mas, resumidamente, muitos motoristas estão recebendo restrições e não bloqueios permanentes.

A restrição inicial dura cinco dias. Se a taxa exigida não for mantida, a restrição aumenta para dez dias e, posteriormente, para quinze. Isso ocorre porque a 99 agora exige que os motoristas concluam pelo menos 70% das corridas aceitas. Ou seja, a cada dez corridas aceitas, pelo menos sete precisam ser finalizadas.

Um dos principais problemas relatados pelos motoristas é que, ao aceitar uma corrida acidentalmente, precisam cancelá-la depois, o que impacta suas taxas. Isso não é um erro do aplicativo, mas sim uma questão operacional.

Diferença entre Uber e 99 na exibição de corridas

Na Uber, quando o radar mostra uma corrida, o motorista consegue visualizar o mapa, mesmo antes de aceitar. No caso das corridas exclusivas, há um tempo específico para aceitá-las, mas quando são corridas de radar, a prioridade é para quem aceitar mais rápido. Ainda assim, a Uber exibe o mapa, permitindo ao motorista saber para onde está indo.

Já na 99, a situação é diferente. Mesmo em São Paulo, onde a maioria dos motoristas conhece bem a cidade, há muitos bairros com nomes desconhecidos. O aplicativo da 99 não mostra o mapa antes da aceitação da corrida, apenas o valor e o ganho por quilômetro. Isso faz com que alguns motoristas aceitem corridas sem saber exatamente para onde irão, e ao perceberem a localização, acabam cancelando.

Essa questão tem sido uma grande dificuldade para os motoristas e é algo que a 99 poderia melhorar. Eu já dei esse feedback à empresa.

Entendendo as restrições da 99

Muitos motoristas ainda não compreendem exatamente como funciona a restrição da 99. No meu canal do YouTube, explico o processo detalhadamente, mas vou resumir aqui.

A 99 exige uma taxa mínima de finalização de 70%. No final do mês, a empresa envia uma mensagem caso o motorista esteja abaixo desse percentual. Depois disso, o motorista tem dez dias do mês seguinte para recuperar a taxa.

Se ele não conseguir, recebe uma restrição de cinco dias. Se, mesmo após essa restrição, não recuperar a taxa, a restrição sobe para dez dias. Caso continue abaixo da meta, a restrição aumenta para quinze dias. Se, mesmo assim, o motorista não recuperar sua taxa ao longo do mês seguinte, a restrição volta a cinco dias e o ciclo se reinicia.

Basicamente, sempre que a taxa de finalização ficar abaixo de 70%, a 99 enviará uma mensagem no final do mês. A restrição será aplicada na segunda semana do mês seguinte.

Se você deseja trabalhar com a 99, essa é a regra. Não estou dizendo se é certa ou errada, apenas explicando como funciona.

Gente, vamos pensar juntos: se você aceita 10 corridas, precisa concluir 7. Isso não é um absurdo, certo?

Olhem minhas taxas, tanto na Uber quanto na 99. Como já mostrei, não utilizo nenhum tipo de “macete”. O que não me interessa, eu simplesmente recuso. Se aceitei uma corrida e, por algum motivo, não quero mais fazer, cancelo. Mas nunca cancelo mais do que 3 a cada 10, e é por isso que minha taxa se mantém alta.

O segredo para manter boas taxas na 99

Se uma corrida não interessa, recuse. Minha taxa de aceitação na 99 é baixa porque a maioria das corridas não me interessa. Como estou habilitado apenas no Electric Pro (por ter um carro híbrido), Plus e 99 Expresso, não recebo tantas chamadas do 99 Pop, que costuma tocar muitas corridas.

Na Uber, estou habilitado no Uber Black. Ocasionalmente, ativo o Comfort e, às vezes, o Pet, apenas para aproveitar o aumento do dinâmico no UberX. Como recebo menos corridas devido a essas configurações, preciso ser ainda mais estratégico.

O grande segredo aqui é entender que não há problema em recusar corridas. Você pode ter uma taxa de aceitação de 10% ou até 5% que isso não afetará sua conta. O que realmente faz diferença é a taxa de cancelamento.

Só devemos cancelar corridas por alguns motivos específicos:

  • Quando oferecem risco à nossa segurança;
  • Quando aceitamos por engano (mas aí o erro foi nosso);
  • Quando, após aceitar, percebemos que a corrida não vale a pena.

Ou seja, se não for por questão de segurança, o cancelamento é um erro do motorista. Essa é a minha visão. Você pode discordar, mas com essa estratégia consigo manter minhas taxas altas.

Dicas para quem dirige no Uber Black, Comfort e X

Muitos dizem que consigo boas taxas porque moro em uma área onde o Uber Black é mais ativo. É verdade, mas se eu ativar o Comfort o tempo todo, receberei muitas corridas e minha taxa de aceitação cairá ainda mais.

Minha taxa de aceitação na Uber é boa porque estou no nível Platina do Uber Pro. Para manter isso, evito ativar o Comfort constantemente. A maioria das corridas do Black eu aceito, recusando apenas as que não me interessam, como viagens muito longas ou com valor abaixo de R$10,00.

Se você dirige no UberX, manter boas taxas para o Uber Pro será muito difícil. O UberX recebe muitas corridas ruins, inviáveis de serem feitas. No Comfort, ainda é possível manter uma boa taxa, e no Black, mais ainda, pois a maioria das corridas são de alto valor.

Minha sugestão:

  • Motoristas do UberX: Foquem no ganho financeiro, no valor por quilômetro e no tempo de corrida. Esqueçam o Uber Pro, a menos que estejam dispostos a aceitar praticamente todas as corridas.
  • Motoristas do Black: Se quiserem participar do Uber Pro, basta manter o Black ativo e habilitar o Comfort apenas em momentos estratégicos, como em períodos de baixa demanda. Em horários de pico, evitem ativar o Comfort, pois tocarão muitas corridas e vocês não aceitarão todas.

Como manter boas taxas na 99?

Muitos motoristas ainda não entendem como o sistema da 99 funciona. Isso vale para todas as categorias: Pop, Plus ou qualquer outra. Sim, é possível manter a taxa de finalização acima dos 70%!

Basta seguir essa lógica simples: de cada 10 corridas aceitas, finalize 7. As demais, você pode cancelar apenas por motivos importantes, como segurança.

Exemplo:

  • Se você trabalha à noite e percebe que o passageiro está com um copo de bebida na mão, cancele.
  • Se aceitou uma corrida achando que era para um destino e depois percebeu que não era, cancele.

Esse índice de 70% pode ser mantido sem grandes dificuldades. Claro que seria melhor se o mínimo fosse 50% ou 60%, mas não é impossível trabalhar dentro dessa regra. Meu objetivo aqui é trazer tranquilidade para vocês.

Entenda as regras antes de criticar

Se você usa o aplicativo, precisa entender como as regras funcionam. Não adianta apenas ouvir opiniões sem ter clareza sobre o funcionamento do sistema.

Primeiro, busque informações e entenda as regras. Depois, veja as críticas de outros motoristas e analise quais fazem sentido para sua realidade.

Esse é o recado que eu queria dar. Espero que tenham gostado da matéria! Deixem seu comentário e opinem sobre o que acharam. Se ficou alguma dúvida, compartilhem seu feedback.

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Luis Hatada

Luis Hatada, conhecido como "Uber do Japa", é motorista de aplicativo desde 2018 e, ao perceber as dificuldades dos colegas em gerenciar ganhos e despesas, criou um canal no YouTube em 2019. Nele, compartilha orientações sobre gestão financeira e desenvolvimento pessoal, defendendo que a profissão exige uma mentalidade empreendedora. Seu conteúdo aborda temas como administração financeira e autodesenvolvimento, com o objetivo de ajudar motoristas a melhorar a rentabilidade e superar desafios diários.

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