Mudanças no Uber Black e Comfort: o que os motoristas precisam saber em 2025

ponto de exclamacao .png
Opinião
Textos assinados que refletem o ponto de vista do autor, não necessariamente da equipe do 55content.
Homem de cabelo escuro em um carro, ao lado de uma lista de cidades e anos exibida em uma tela de celular.
Samuel de Almeida em vídeo mostrando cidades e anos relacionados a um aplicativo.

As mudanças foram baseadas em reclamações de usuários e na evolução do mercado de automóveis.

Hoje eu vou falar sobre as mudanças que estão acontecendo nas categorias Black e Comfort a partir de agora, em 2025.

Essa informação não é tão nova; ela chegou em outubro de 2024, mas como as mudanças vão acontecer agora, muita gente está me perguntando sobre o assunto. Então, resolvi falar de novo.

Segundo a Uber, eles disseram que fizeram uma pesquisa com os usuários. Muitos devem ter reclamado, principalmente do espaço interno, que foi um dos critérios usados, e também a análise da evolução do mercado de automóveis, que mostrou a necessidade de atualizar a base de veículos aceitos nas categorias Black e Comfort.

Muita gente está me perguntando sobre essa atualização, que vai acontecer a partir de segunda-feira, 6 de janeiro. Sei que tem muita gente – até alguns colegas – falando do Voyage. O pessoal diz que o Voyage vai entrar no Comfort, mas não está aparecendo aqui. Então, é a partir de 6 de janeiro, na segunda-feira, que você vai poder encontrar a informação atualizada. Qualquer dúvida, manda mensagem para a Uber. A informação oficial é que as mudanças começam a valer a partir de 6 de janeiro.

Vamos falar do Black primeiro, o ano mínimo de fabricação. No Rio de Janeiro, o ano mínimo de fabricação para o Black vai continuar sendo 2016. Em São Paulo, será 2018.

Essa regra de 2018 também vale para Porto Alegre, Fortaleza, Curitiba, Brasília, Goiânia, Florianópolis e Vitória. Já em Salvador, o ano mínimo será 2017, assim como em Belo Horizonte, Recife e Campinas.

Em relação aos modelos, não houve nenhuma alteração; continuam sendo os mesmos que já constam em 2024. As cores permitidas são aquelas que vocês já sabem: preto, chumbo, prata, cinza, azul-marinho, marrom e branco. Lembrando sempre que o vermelho não entra.

O carro deve ter ar-condicionado, quatro portas, e os motoristas precisam ter realizado pelo menos 100 viagens em outras categorias – exceto Moto e Uber Táxi – e ter uma nota mínima de 4,85.

Já para o Uber Comfort, o ano mínimo de fabricação do Etios Sedan e do Voyage será 2017 no Rio de Janeiro e 2018 em São Paulo. Aqui em Sorocaba também. A nota mínima é de 4,85 em Brasília, Caxias do Sul, Curitiba, Joinville, Londrina e Porto Alegre. Já para as outras cidades, pode ser nota mínima de 4,80 para o motorista.

Estão me perguntando também sobre a atualização das categorias X em 2025. Sim, isso vai depender do município. Vou deixar o link aqui para vocês acompanharem tudo. Depende das regulamentações de cada cidade. Por exemplo, em Brasília, Campinas, Fortaleza e São Paulo, a idade limite dos veículos será de 10 anos. Ou seja, carros fabricados em 2014 ou anteriores já não poderão rodar mais, tá? Então, quem trabalha na categoria X, tem que ficar ligeiro com essas cidades que têm regulamentação.

Também vou deixar o link com todas as informações que estou passando aqui, para vocês consultarem a lista completa, beleza?

Sobre o Uber Bag, vocês já sabem: ele só está disponível em São Paulo, Santos e Brasília. Não tem previsão de expansão para outras cidades, mas a lista de modelos também será atualizada. Vou deixar o link para vocês acompanharem.

Agora, sobre os modelos que não serão mais aceitos no Comfort, tenho uma notícia meio ruim: o Renault Sandero e o HB20 Hatch foram retirados da categoria.

Conforme eu já falei para vocês, a Uber pesquisou em dois lugares, ouvindo os usuários, que devem ter reclamado, né? Principalmente sobre o espaço interno do Renault Sandero e do HB20 Hatch. E também análise da evolução do mercado de automóveis.

Mas, claro, a Uber não perguntou para os motoristas, né? Lógico que ela não iria fazer uma coisa dessa, porque, se dependesse da gente, todos os carros seriam aceitos no Comfort e no Black, com certeza.

Pesquisar