Floripa: “Uber está ficando com 70% do valor das corridas; passageiro paga R$30, motorista fica com R$11 e Uber ganha R$18”

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Opinião
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Fernando Floripa vídeo sobre a taxa
Foto: Fernando Floripa para 55content

Floripa diz que Uber está ficando com 70% das corridas: “Há casos em que aparece para o motorista que o passageiro pagou R$ 20, mas na verdade ele pagou R$ 30”. 

Hoje, quero conversar sobre a taxa da Uber, as tarifas e, no final, o que nós, motoristas de aplicativo, podemos fazer para acabar com essa situação de uma vez por todas. 70% de taxa, dona Uber? Aí está demais! Fala sério, motorista.Quando vi o print desta corrida, eu não acreditei. O passageiro pagou quase R$21,00, o motorista recebeu R$7,00, e a Uber ficou com quase R$14,00. Parece pouco? Então olha esta outra: o passageiro pagou quase R$30,00, a Uber ficou com R$18,00, e o motorista com R$11,00. 70% de taxa? Isso não pode ser real, só pode ser pegadinha ou montagem.

Você já viu algo assim na sua cidade? Corridas em que a Uber leva 60%, 70% do valor? 

Quando vi esse print, pensei imediatamente: isso é um absurdo. Há 10 anos, motoristas de aplicativo pedem reajustes. O preço do carro subiu, o combustível ficou mais caro, a manutenção aumentou, o custo de vida disparou. Os passageiros estão pagando mais caro, mas os motoristas continuam ganhando o mesmo que em 2015 ou 2016. Isso é inaceitável! A discrepância é absurda, e a Uber ainda diz que não pode aumentar os valores porque os passageiros não podem pagar mais. Mas, ao mesmo tempo, ela pega 70% do valor da corrida? Faz sentido? Nenhum.

Antigamente, a Uber dizia que, mesmo cobrando mais caro do passageiro, nunca ganhava mais do que o motorista, que sempre ficava com a maior fatia do bolo. Mas, de acordo com esses prints, isso é passado. Agora, a Uber está abocanhando até 70%. Você também percebe isso na sua cidade? Está acompanhando as taxas? Porque no dinheiro a gente até percebe, mas no cartão, muitas vezes, a Uber está mordendo metade ou mais do valor da corrida, e nem vemos.

Além disso, alguns motoristas relatam que o valor cobrado do passageiro nem sempre é o mesmo que aparece no aplicativo do motorista. Já ouvi casos de motoristas dizendo: “Fernando, o passageiro me mostrou que pagou R$30,00, mas no meu aplicativo apareceu que ele pagou R$20,00. O que está acontecendo?” E a Uber jura que isso não acontece. Porém, um jornalista nos Estados Unidos fez uma experiência, comparando o valor pago pelo passageiro com o informado ao motorista, e descobriu que o passageiro pagava mais. Quem ganhava com isso? Adivinha.

Agora, quando falamos de taxa e reajuste, muita gente pergunta: “O que podemos fazer? Fazer greve? Nos unir?” Greve é difícil, e união seria o ideal, mas isso não acontece da noite para o dia. Então, o que podemos fazer agora?

Existem duas coisas importantes. Primeiro: não aceite qualquer corrida. Escolha bem e foque nas mais rentáveis. O motorista só ganha dinheiro quando assume a responsabilidade de definir quanto quer ganhar e controla seus gastos. Quem aceita qualquer coisa fica à mercê do aplicativo, que nunca considera seus custos. Mas, ao escolher corridas lucrativas, você domina o jogo. Se tiver dificuldade, use aplicativos que ajudam a calcular. Eu uso o GigU, que configuro para corridas acima de R$2,00 por km e R$1,00 por minuto. Ele já me informa se a corrida é boa, mais ou menos ou ruim.

Segundo: não dependa de uma única plataforma. Muitos dizem: “Ah, mas tem bloqueio branco”, ou arrumam desculpas. Pare com isso! Use todas as plataformas disponíveis: Uber, 99, inDrive, e apps locais como Bora Floripa, VaptVupt e Chauffeur. Ligue tudo! Onde pagar bem, vá. Não fique refém de um único aplicativo.

Se a Uber perceber que está cobrando muito e pagando pouco, mas os motoristas não aceitam as corridas, o algoritmo terá que ajustar os valores. Por isso, é essencial parar de aceitar corridas baratas, escolher melhor e diversificar as plataformas. Se todo mundo continuar aceitando corridas ruins e trabalhando apenas na Uber, nada vai mudar. A empresa sabe que pode cobrar 70% porque os motoristas continuarão trabalhando.

Quem mandou esse print, por exemplo, acha que parou de usar a Uber? Não. Ele continua trabalhando, mesmo com taxas absurdas. E isso acontece com todos que não diversificam e não dão chance a outros apps que pagam melhor. Abra sua cabeça! Escolha bem as corridas, utilize ferramentas como o GigU, pare de rodar em uma única plataforma. Ligue tudo, e o que pagar bem, aceite.

Quando os aplicativos perceberem que só aceitamos corridas boas, eles terão que melhorar os valores. E aí o jogo muda. Mas depende de você. Se continuar aceitando corridas ruins e trabalhando só na Uber, continuará refém e entregando 70% do valor da corrida para eles. Concorda ou discorda? 

Foto de Fernando Floripa
Fernando Floripa

Fernando Dutra, conhecido como Fernando Floripa, é motorista de aplicativo em Florianópolis e referência nacional para motoristas. Desde 2016, ele compartilha dicas e conteúdos nas redes sociais, alcançando quase 1 milhão de seguidores no YouTube, Facebook, Instagram e TikTok. Casado e pai de três filhos, com formação em Ciências da Computação e Administração, ele trabalha ativamente como motorista e incentiva a união da categoria, consolidando-se como um influenciador na área de mobilidade.

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