Ana Gabriela Lopes destaca o papel do iFood na vida dos brasileiros.
Em entrevista ao Meio e Mensagem, Ana Gabriela Lopes, Chief Marketing Officer (CMO) do iFood, comentou sobre o marco de 100 milhões de pedidos alcançados pela empresa em agosto de 2024.
Com informações do Meio e Mensagem.
De acordo com a executiva, esse resultado reflete a importância do serviço na vida dos usuários e a confiança dos parceiros. Ela destacou que o crescimento da plataforma está ligado à conveniência e aos benefícios oferecidos, além da integração de todo o ecossistema, que abrange restaurantes, mercados, farmácias, pet shops e entregadores: “Nosso papel é trazer conveniência e benefícios tanto para o cliente quanto para o estabelecimento parceiro”, afirmou.
Segundo a CMO, o iFood busca gerar uma conexão emocional com seus usuários por meio de uma comunicação integrada, que engloba tanto os serviços oferecidos pela plataforma quanto as estratégias de marketing. Um dos principais atributos trabalhados pela marca é sua origem brasileira: “Queremos estar presentes nos momentos mais importantes para o brasileiro”, explica a executiva.
Além disso, a inovação é um aspecto chave. Ana Gabriela destaca que a inovação nem sempre precisa ser complexa, podendo estar em ações simples e criativas que surpreendem o público.
A aproximação com os consumidores é feita por meio de eventos físicos e digitais. A empresa participa de patrocínios em blocos de Carnaval, festas juninas e eventos esportivos, como as Olimpíadas de Paris, transmitidas pela CazéTV: “Esses são alguns exemplos do que fazemos para criar essa conexão”, comenta a executiva.
Outro ponto destacado por Ana Gabriela é o Clube iFood, um programa de assinatura que oferece vantagens como cupons de desconto e frete grátis. O crescimento de 200% ao ano do Clube demonstra a relevância desse serviço na fidelização dos clientes: “A assinatura mensal se paga no segundo pedido”, explica, destacando que o clube também oferece benefícios exclusivos em eventos e ativações.
Sobre o uso de inteligência artificial (IA), Ana Gabriela afirma que a tecnologia está presente em cerca de 150 aplicações no iFood, contribuindo para otimização de processos e comunicação mais personalizada: “A IA nos ajuda a segmentar de forma muito mais precisa que tipo de comunicação cada cliente deve receber”, diz a executiva. A expectativa é que, em breve, a IA permita uma comunicação ainda mais individualizada com os usuários.
O iFood também se destaca pela agilidade em acompanhar tendências das redes sociais, como TikTok e Instagram. Ana Gabriela aponta que a autonomia dentro da empresa é um fator essencial para garantir a velocidade nas entregas e campanhas: “Temos uma cultura muito forte de descentralização e autonomia, o que favorece para que as entregas aconteçam com velocidade”, conclui.
Texto produzido com auxílio de inteligência artificial.