KarHub: “Queremos implementar descontos para motoristas de app comprarem peças mais baratas”, diz fundador

ponto de exclamacao .png
Entrevista
Conversas com especialistas, gestores e profissionais do setor, com perguntas conduzidas pela equipe do 55content.
Três homens sorrindo e segurando um troféu do Cubo Itaú em um evento, vestindo camisetas laranjas da Housi.
Integrantes da Karhub celebram a conquista do prêmio Cubo Itaú 2024 para Startup do Ano. Foto: Reprodução/ LinkedIn/ Leonardo Canepa.

E-commerce de autopeças investe em conexão e benefícios para motoristas de aplicativo.

A KarHub, e-commerce de autopeças, surgiu em 2022, após o seu fundador e CEO, Leonardo Canepa, retornar para o Brasil com a missão de simplificar a compra desses equipamentos.

Foi pensando nisso que a empresa opera com foco na compra e venda de autopeças 100% online, conectando os fornecedores aos compradores finais.

Leonardo detalha o seu trabalho em conjunto com o time e explica que, para alcançar o número de mais de 100 mil peças vendidas em 2024, precisou analisar as dores dos motoristas e investir em tecnologia.

“Utilizamos tecnologia para criar uma estrutura mais eficiente, focada em três objetivos principais: oferecer o maior portfólio de autopeças do Brasil, com mais de 120 mil itens no Karhub.com; aplicar inteligência artificial para facilitar a busca e a compreensão da compatibilidade das peças com cada veículo; e manter preços competitivos ao nos conectarmos diretamente com os maiores fornecedores do país”, diz o gestor.

Para os motoristas de aplicativo, Canepa ressalta que a compra e a busca por autopeças podem ser um fator problemático para a classe, uma vez que “ninguém os ajuda na manutenção do carro”. Para isso, ele explica que um dos objetivos da empresa é “mostrar para o motorista que a Karhub é uma solução para ele”.

Qual é a visão que vocês querem que os motoristas tenham de vocês? E como surgiu a ideia de se conectar com esse público?

“Eu uso bastante o Uber e gosto de conversar com os motoristas. Recentemente, as empresas de aplicativos começaram a conversar com a gente e mencionaram que, em suas pesquisas com motoristas, a manutenção e a compra de peças são questões problemáticas. Percebendo isso, decidimos entender melhor essa realidade.

Iniciamos um programa na empresa envolvendo mais de 50 motoristas. A ideia era que todos os colaboradores, ao utilizarem serviços de transporte como Uber e 99, perguntassem aos motoristas sobre as dificuldades relacionadas às peças automotivas. Reembolsávamos cada viagem realizada para incentivar essa interação.

Descobrimos que a troca de peças, como filtros de óleo (que, em média, precisam ser trocados a cada mês e meio) e pastilhas de freio (trocadas a cada três a cinco meses), é uma dor recorrente. A substituição de itens da suspensão, por exemplo, ocorre com menos frequência, mas também representa um desafio.

Além disso, identificamos que muitos motoristas não sentem apoio dos aplicativos em relação à manutenção dos veículos.

Outra unanimidade foi que a maioria possui um mecânico de confiança, comprando as peças por conta própria e levando para a oficina. Percebemos, então, que havia uma grande oportunidade de apoiar esses profissionais, e foi aí que tivemos um insight importante para direcionar nossos esforços para atender melhor os motoristas de aplicativo”, diz o CEO.

Para integrar essa união e impactar os motoristas de app, Leonardo revelou que foram em busca de influenciadores, como Fernando Floripa e Stephanie Driver. Dessa forma, acreditaram que poderiam ter um alcance maior: “Acredito que o passo mais importante, com maior alcance, seja estabelecer parcerias com empresas como Uber, 99 e outros aplicativos, especialmente os que atuam fora das grandes regiões metropolitanas. E, então, podemos alcançar uma capilaridade e uma comunicação muito mais amplas, levando suporte e benefícios para uma quantidade maior de motoristas em diversas localidades.”

Ele ainda reitera que atuam em 100% do território nacional e que a ideia para a classe dos motoristas é implementar cupons de desconto no site.

Quais são os principais números que vocês costumam apresentar ou que consideram interessantes divulgar?

“O mais legal é o maior portfólio, 120 mil peças. Em 2024, a gente já ajudou milhares de clientes, e já entregamos mais de 100 mil peças em 2024.”

Quais são os planos de vocês para o futuro? Qual direção a empresa pretende seguir?

“O ecossistema de autopeças do Brasil está só começando. A gente vê que consegue trazer muitos mais benefícios para quem tem autopeças como dor, seja através de financiamento, pontos de apoio para o motorista e até parcerias com uma rede de oficinas.

É muito mais fácil você simplesmente entrar lá e falar: ‘Tem alguma oficina Karhub por perto?’ Então, tem diversos pilares que vão nos tornar um ecossistema de autopeças da América Latina. Mas um passo por vez.

Nosso trabalho hoje é levar o Karhub.com para o celular, para o computador, para a casa de todo mundo, para as pessoas saberem que o site existe. Porque, quando uma pessoa acessa, é muito nítido o benefício. Então, estamos com uma conversão altíssima. Agora estamos na fase de divulgar o nome.”

Pesquisar