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Exclusivo: Diretor da inDrive fala sobre patrocínio do Flamengo

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Entrevista
Conversas com especialistas, gestores e profissionais do setor, com perguntas conduzidas pela equipe do 55content.
Representantes do Flamengo e parceiros exibem camisa personalizada com o número 12 no Maracanã.
Na foto, Rodolfo Landim (Presidente do Flamengo), Gabriel West (Head de Negócios na inDrive Brasil), Stefano Mazzaferro (Country Manager na inDrive Brasil), Gustavo Oliveira (Vice-Presidente de Marketing e Comunicações do Flamengo) e Rodrigo Dunshee (Vice-Presidente Geral do Flamengo)

Plataforma revela iniciativas e planos para o mercado brasileiro, após bater 30 milhões de downloads.

No Brasil, a empresa de transporte, que atua há dois anos no país, comemora 30 milhões de downloads, com um crescimento de 13% entre passageiros. Em setembro, a plataforma anunciou sua nova parceria com o time carioca Flamengo e já observou novas métricas.

O country manager, Stefano Mazzafero, conversou com o 55Content e detalhou o novo projeto. Visando se conectar mais com seu público brasileiro, a empresa que surgiu na Sibéria afirma que pretende aumentar sua visibilidade e, assim, dobrar o seu crescimento: “Claro que esse crescimento não virá só dessa parceria”, afirma Stefano.

“A InDrive também investe muito na experiência do usuário, na melhoria do aplicativo e no reforço de funcionalidades de segurança. É uma combinação de fatores que nos fará crescer ainda mais.”

A parceria com o Flamengo conta com exclusividade na categoria de mobilidade, na qual a marca inDrive será exibida de forma destacada nos uniformes das Meninas da Gávea, nas placas de microfone durante as entrevistas coletivas do futebol masculino e em inserções na FlaTV.

Além disso, a empresa destaca a ação de desconto de 15% oferecida na primeira corrida com o aplicativo: “O objetivo da InDrive é justamente se comunicar melhor com o público local, criar histórias e construir uma imagem que se relacione com a audiência brasileira.”

O executivo ainda contou que a inDrive terá a possibilidade de utilizar todos os recursos do Flamengo, tanto reputacionais quanto visuais, para promover a marca. Ele explica que, por exemplo, já podem usar a imagem de alguns jogadores e as redes sociais do Flamengo.

“A nossa ideia é realizar uma campanha que impacte as pessoas ao longo do próximo ano e meio, em vários momentos. Temos planos de fazer esse mesmo tipo de ativação perto de jogos ou em eventos específicos.”

Quando questionado sobre a ideia da parceria, Stefano contou que, quando a empresa iniciou o planejamento para 2024, já havia um direcionamento claro de que era necessário realizar ações mais locais e se conectar melhor com o público.

Com sua chegada, em abril, exemplificou esse movimento. A criação da posição de country manager foi pensada justamente para implementar iniciativas mais locais e alinhadas com o contexto brasileiro. O futebol sempre esteve entre as possibilidades.

Assim que ele entrou, havia uma lista de caminhos possíveis, que incluía influenciadores e embaixadores do mundo da música e do cinema, além de considerar o futebol como uma oportunidade relevante: “Chegamos a ter contato com outros times, mas, estrategicamente, o Flamengo era o único que tinha escala nacional e até global. A maioria dos outros times está muito concentrada em um estado, enquanto menos de 80% da torcida do Flamengo está no Rio, o restante está espalhado pelo Brasil inteiro. Então foi assim que acabamos decidindo seguir com eles.”

Conte mais sobre o lançamento dessa parceria?

“Primeiro de tudo, gostamos de falar que é uma parceria de longo prazo, mas é uma parceria que tem custo. Para se tornar patrocinador do Flamengo, é preciso investir. Do lado do Flamengo, são 45 milhões de torcedores, canais e redes sociais com milhões de seguidores e uma imagem de clube sério e de marca reconhecida no Brasil.

Podemos nos associar aos jogadores, usar suas imagens em vídeos e publicar isso nas campanhas. Vamos aparecer nas camisas, nos microfones e teremos acesso à base de torcedores para utilizar canais como o Instagram ou o mailing deles para fazer ativações.

Também temos acesso a ingressos ou camisas do time, que podemos usar para realizar ativações em várias frentes, como sorteios com passageiros ou motoristas mais engajados. O objetivo principal, em termos de métricas de negócios, é crescer o awareness da marca.

A InDrive, embora já seja relativamente conhecida, ainda tem um longo caminho a percorrer. Queremos atrair novos usuários, aumentar downloads e incentivar mais pessoas a testarem e usarem o aplicativo, tanto motoristas quanto passageiros. Acreditamos que essa parceria pode impactar os dois lados de forma positiva.”

Quais as métricas observadas nessas semanas desde o lançamento da campanha?

“O awareness é uma das métricas que acompanhamos, relacionada à saúde da marca. Também acompanhamos a métrica de consideração, que mede se os usuários consideram a InDrive como uma solução. Às vezes, as pessoas conseguem reconhecer o logo de uma marca, mas não consideram essa marca para resolver algo que precisam.

Com o Flamengo, esperamos melhorar esses dois pontos. Outro ponto importante é a confiança na marca. Nas pesquisas, vemos que associar a InDrive, que não é tão conhecida no Brasil e não é uma marca brasileira, a uma marca forte como o Flamengo, aumenta a percepção de confiança do usuário. Isso pode impactar todo o ciclo de vida do cliente, desde aumentar a probabilidade de querer testar nosso serviço até aumentar a frequência de uso. Talvez um usuário que já utiliza o app, depois de ver uma campanha dessas, passe a usar o aplicativo mais vezes.”

Pensando em campanhas que se conectem com o público brasileiro, a inDrive conta que, nas últimas décadas, o orgulho pela brasilidade cresceu: “O futebol é um tema muito brasileiro, e o sucesso dessa parceria dependerá da nossa capacidade de construir histórias em torno disso.”

Mas ressaltam que a InDrive nunca vai negar que não é uma marca brasileira, mas precisa ser uma marca que conversa com o Brasil, que entende as piadas e o dia a dia do país.

Como vocês enxergam que essa parceria auxilia o mercado de mobilidade urbana no Brasil?

Mobilidade é uma indústria muito local por natureza. O jeito como as pessoas se deslocam depende muito do contexto da cidade, às vezes nem do país. Pegue o exemplo do Rio de Janeiro: a geografia é muito diferente da de São Paulo, o que afeta como as pessoas se deslocam. Quando falamos de mobilidade, falamos de tecnologia, mas também de operação local.

A parceria com o Flamengo é algo inédito no Brasil no setor de mobilidade. Isso abre novas possibilidades de contar a história de uma empresa de mobilidade por meio de um tema tão brasileiro quanto o futebol. A InDrive tem a missão de combater injustiças, e no Brasil vemos muitas injustiças, desde os preços até os ganhos dos motoristas, com taxas abusivas.

A inDrive cobra apenas 10% de taxa, o que faz com que a maior parte da riqueza gerada com a atividade econômica da empresa fique no país. Quanto mais a inDrive cresce, mais a mobilidade e a sociedade brasileira se beneficiam.

Quais são os principais benefícios para os passageiros e motoristas da InDrive com essa parceria? Você mencionou os 15% de desconto no início. Em relação aos motoristas, acredita que terão mais corridas na região do Rio de Janeiro?

Para passageiros e motoristas, o primeiro grande benefício é o aumento no volume de corridas. Do lado do passageiro, acreditamos muito na nossa proposta de valor, que oferece preços justos e uma experiência de uso muito transparente, com liberdade de escolha.

Quanto mais pessoas atraímos, mais passageiros serão beneficiados. Do lado dos motoristas, o aumento de volume de corridas naturalmente gera mais ganhos. A curto prazo, faremos ativações com descontos para passageiros e, possivelmente, incentivos para motoristas, utilizando os recursos que o Flamengo nos disponibiliza.

Por fim, o country manager revela que a expectativa é que o impacto da parceria seja positivo. Ainda é cedo para afirmar que o crescimento está diretamente relacionado ao Flamengo, mas daqui a um mês ou dois terão uma visão mais clara do impacto. Ele afirma que, sem dúvida, vão continuar superando o crescimento histórico.

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