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Rodízio de pneus: entenda quando fazer, cuidados e benefícios!

o que e rodizio de pneus
o que e rodizio de pneus

O rodízio de pneus é um assunto polêmico. Montadoras, técnicos e empresas de pneu possuem opiniões distintas sobre a importância de fazê-lo, as diferentes técnicas e a inclusão ou não do estepe.

Quem defende o rodízio, argumenta que ele equilibra o desgaste, prolonga a vida útil, melhora a tração e gera economia no longo prazo.

Mas, afinal, como fazer?


O que é rodízio de pneus?

O rodízio de pneus é uma prática que envolve a troca das posições dos pneus de um veículo. O objetivo principal é garantir um desgaste uniforme e prolongar a vida útil dos pneus. 

Esse desgaste pode ocorrer de maneira desigual devido a inúmeros fatores, dentre eles a distribuição desigual de carga, o estilo de condução, assim como às características do carro.

Pneus dianteiros tendem a se desgastar mais nos veículos com tração traseira, por exemplo. Já nos veículos com tração dianteira é o contrário.

Outro fator que pode influenciar no desgaste é a proximidade dos pneus com o eixo motor, que podem se desgastar mais rapidamente.

Por que fazer rodízio de pneus?

O principal motivo é obter um desgaste mais uniforme dos pneus e prolongar a vida útil dos pneus.

A ação faz parte de uma manutenção preventiva e não deve ser feita para corrigir possíveis problemas.

Rodízio de pneus se faz em qualquer veículo?

Não necessariamente. O mais importante é consultar o manual do proprietário para saber se o rodízio é indicado e também qual o método mais recomendado para aquele veículo em específico.

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Quando deve ser feito o rodízio de pneus?

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O mais recomendado entre as marcas é que o rodízio seja feito entre cinco e dez mil quilômetros rodados. 

Existe uma pequena diferença nas recomendações das marcas, por isso, novamente, é preciso consultar o manual para cada caso.

Quanto custa o rodízio dos pneus?

O custo do rodízio varia tanto conforme a região do país, quanto com a oficina. Mas de maneira geral, o valor não é muito alto e os preços variam entre R$ 50 e R$ 150.

Como fazer o rodízio de pneus?

Existem diferentes métodos para fazer o rodízio de pneus. Conheça os principais:

Cruzamento dianteiro

Os pneus que estão atrás vão para a frente, fazendo um X. 

Ou seja, o traseiro esquerdo vai para o lado direito da frente e o traseiro direito para o lado esquerdo da frente.

Enquanto os pneus dianteiros vão para trás, mantendo o mesmo lado: pneu esquerdo dianteiro vai para o lado traseiro esquerdo. A mesma lógica vale para o lado direito.

Esse rodízio é indicado para carros com tração dianteira, pois o desgaste é maior na frente. 

Cruzamento traseiro 

Neste caso, os pneus que estão na frente é que vão para trás fazendo um X.

Dianteiro esquerdo vai para o lado traseiro direito e dianteiro direito para o lado traseiro esquerdo.

Já os pneus traseiros vão para a frente em linha reta.

Este caso é mais indicado para veículos com tração traseira.

Rodízio em X

O rodízio em X é indicado para veículos com tração nas 4 rodas. Nele as rodas traseiras devem ser colocadas na frente em X, assim como as dianteiras passadas para trás também em X.

Unidirecional

Indicado para veículos com pneus de diferentes tamanhos nos eixos traseiro e dianteiro.

Neste caso, é recomendável manter a inversão no próprio eixo, mudando apenas o pneu dianteiro esquerdo para o lado esquerdo e o dianteiro direito, para o lado direito.

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Quando faz rodízio de pneus precisa balancear e alinhar?

Sim, sempre que fizer o rodízio, é preciso também balancear e alinhar. 

Apesar de não haver consenso das melhores técnicas e o melhor momento para fazer o rodízio, a necessidade de alinhamento e balanceamento é unânime. 

Quais os benefícios de realizar rodízio de pneus em um veículo?

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  • Aumenta a vida útil: com o desgaste uniforme, os pneus tendem a durar mais tempo, o que pode resultar em economia de custos, pois você não precisará substituir os pneus com tanta frequência.
  • Proporciona conforto na condução: pneus com desgaste uniforme proporcionam uma condução mais suave e confortável, reduzindo vibrações e ruídos indesejados;
  • Gera economia de combustível: com maior equilíbrio nos pneus, há maior eficiência no gasto de combustível do veículo, resultando em menor consumo e mais economia;
  • Proporciona maior estabilidade e controle: o rodízio regular de pneus contribui para a estabilidade do veículo e melhora o controle, especialmente em curvas e na pista molhada;
  • Estabelece economia no longo prazo: como o rodízio faz parte da manutenção preventiva do veículo, ele pode resultar em mais economia no longo prazo, pois pneus que se desgastam de maneira irregular podem exigir mais manutenção e necessidade de troca com uma frequência maior.

Quais os cuidados que devem ser tomados no rodízio de pneus?

Veja alguns cuidados para garantir ainda mais segurança para a sua direção!

Fique atento ao tipo de pneu

Isso porque:

  • pneus assimétricos, que possuem desenhos diferentes em cada lado da banda de rodagem, precisam ser instalados do lado correto;
  • pneus direcionais são feitos especificamente para girar em uma única direção, por isso, o sentido de rotação deve ser sempre respeitado;

Evite a troca de apenas dois pneus novos

O ideal é fazer o rodízio antes da necessidade de trocar os pneus. Se for necessário comprar novos, opte por fazer a troca dos 4.

Se isso não for possível, os pneus novos devem ir para trás no caso de tração dianteira.

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Conclusão

O rodízio de pneus é uma prática essencial para garantir o desgaste uniforme e prolongar a vida útil dos pneus, contribuindo para uma direção mais segura e econômica. 

Consultar o manual do proprietário para saber o método adequado e a frequência correta é fundamental. 

O rodízio, aliado ao balanceamento e alinhamento, oferece benefícios como maior estabilidade, conforto na condução e economia de combustível.

Mesmo com opiniões divergentes sobre as técnicas e a inclusão do estepe, uma coisa é certa: a manutenção preventiva evita problemas maiores, garante mais segurança e traz mais economia para o futuro.

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