Pesquisar

Paulo Xavier: “BH será a melhor cidade para os motoristas de aplicativo”

ponto de exclamacao .png
Entrevista
Conversas com especialistas, gestores e profissionais do setor, com perguntas conduzidas pela equipe do 55content.
Paulo Xavier, sorridente, está sentado dentro de um carro. Ele veste uma camiseta preta com os dizeres "Paulo Xavier da Fanma". O ambiente parece ser iluminado pela luz natural, e a janela do carro mostra um pouco do exterior, indicando que ele está estacionado. Paulo Xavier aponta para o texto na sua camiseta, destacando seu nome e associação.
Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal

Motorista de aplicativo é pré-candidato a vereador em Belo Horizonte e planeja ser uma voz atuante para a classe.

Paulo Xavier é motorista de aplicativo desde 2017 e atua como Presidente da Frente de Apoio Nacional aos Motoristas Autônomos (FANMA) e presidente licenciado da Federação dos Motoristas por Aplicativos do Brasil (FENMBRAPP). Agora, Paulo se prepara para a sua campanha como pré-candidato a vereador por Belo Horizonte em 2024.

Paulo, que atua em campanhas para a defesa dos motoristas de aplicativo, lança a sua pré-candidatura pelo Partido da Renovação Democrática (PRD) e aproveita as suas redes sociais para demonstrar suas propostas.

Além de cuidar de suas publicações, ele também participa de podcasts e eventos com motoristas. Em seu Instagram, Paulo divulga seus principais feitos. O motorista conversou com o 55Content e explicou suas ideias de campanha:

Como surgiu o convite para entrar na política?

Recebi o convite do deputado federal Dr. Felipe Saliba, que também é pré-candidato da cidade de Contagem/MG, cidade vizinha de BH.

Os motoristas por aplicativos sempre solicitaram um representante raiz, alguém que fosse realmente motorista e conhecedor dos desafios. Como eu sempre estive na representatividade dos motoristas, fui indicado por vários motoristas para estar concorrendo à câmara municipal de BH.

E o que pesou para aceitar ser pré-candidato a vereador?

Nós, motoristas, precisamos de representatividade e de ter voz ativa. As plataformas abusam dos motoristas com altas retenções e mudanças constantes dos algoritmos que nunca favorecem os motoristas. Pelo contrário, as únicas beneficiadas são os aplicativos.

E mesmo estando em grande número, nós, motoristas, somos a parte mais fraca nessa relação que se assemelha a um contrato de adesão, onde os motoristas não possuem voz e são obrigados a cumprir as regras dos aplicativos, e muitas vezes acabam sendo punidos e injustiçados.

Desde 2017, faço uma representatividade de forma voluntária, mas sem estrutura e sem autoridade. Mesmo assim, acompanhamos todo o processo de confecção da lei municipal do transporte por aplicativos e conseguimos impedir alguns abusos que prejudicariam a nossa classe. Com um mandato, vamos conseguir ampliar muito mais e obter êxito nas demandas dos motoristas.

Hoje, o transporte por aplicativos movimenta a cidade, inclusive o comércio local, as empresas e famílias que utilizam o transporte das plataformas por uma deficiência do transporte público municipal. E atualmente o transporte por aplicativos é acessível a todos que precisam se locomover, seja para lazer, trabalho ou emergência.

Vale lembrar que mais de 1,5 milhões de belorizontinos são usuários do transporte por aplicativos e, em Belo Horizonte, todos têm um parente ou amigo que trabalha como motorista na cidade.

Quais são suas principais propostas, caso eleito vereador?

As duas principais dores dos motoristas estão relacionadas aos ganhos e à segurança. Eu diria que 80% da demanda gira em torno disso, então este será meu foco principal, e não vou medir esforços para que o motorista tenha melhores condições de trabalho. Além disso, penso na criação de infraestrutura com pontos de apoio, pontos de embarque e desembarque na cidade, organização dos grandes eventos com estrutura para motoristas e passageiros, para que possam ir e vir em segurança e sem multas.

Um dos pontos principais será o trabalho junto aos órgãos públicos municipais para que estes deem o devido respeito aos motoristas por aplicativos. Quero fazer da cidade de BH a melhor cidade para se trabalhar como motorista por aplicativos, uma cidade amiga dos motoristas. Precisamos ser tratados com dignidade e respeito, pois somos um serviço essencial para a população e proporcionamos uma mobilidade de qualidade, algo que a maioria das prefeituras não consegue.

BH será reconhecida como a melhor cidade do Brasil no quesito transporte por aplicativos. Nosso gabinete será a “Casa do Motorista”, com portas abertas para o motorista e seus familiares, atuando em várias demandas, além dos apps, como saúde, educação e assistência aos munícipes. Desde um poste sem lâmpada até uma articulação para viabilizar um Rodoanel na grande BH, quero ser um parlamentar que ajude a liderar propostas para extrapolar as fronteiras de BH em conjunto com as mais de 20 cidades da RMBH, buscando soluções para melhorar a vida de todos os belorizontinos e cidades vizinhas.

Por qual partido você irá concorrer e como definiria seu posicionamento político?

Vou concorrer pelo Partido da Renovação Democrática (PRD), o qual traz um pouco do conservadorismo e do liberalismo econômico, e seu espectro político é alocado ao campo da direita. Junto com as bandeiras do conservadorismo social, religião cristã, liberalismo econômico e anticomunismo.

Atualmente, apenas o vereador Marlon Luz está eleito com a bandeira da representação dos motoristas de aplicativo. Nas últimas eleições, outros motoristas de app tentaram e não conseguiram. O que faz você acreditar que será diferente em 2024?

Nossa categoria é nova e, no pleito de 2020, apenas Marlon conseguiu se eleger. Ele sempre atuou em busca de melhorias para os motoristas em São Paulo e, devido à sua boa projeção nas redes sociais bem ativas, isso ajudou bastante. Durante este mandato, de 2020 a 2024, os motoristas perceberam a necessidade de representatividade. Foi um período de amadurecimento da categoria, com várias regulamentações municipais e uma regulamentação nacional que ainda está em pauta. Ficou clara a importância de termos voz, e em um Brasil de dimensões continentais, as câmaras municipais e o Congresso Nacional são as esferas ideais para o avanço da categoria. Certamente teremos um número expressivo de motoristas eleitos este ano!

Quando influenciadores de uma determinada categoria decidem entrar para política, é comum haver críticas de que estariam se aproveitando da influência para fins próprios. Como você responderia a essas críticas?

Eu não sou influencer, tenho legitimidade e representatividade, pois esta sempre foi a minha participação junto aos motoristas. Infelizmente, muitos influenciadores que atuavam apenas em busca de likes resolveram tentar encontrar uma oportunidade usando sua visibilidade nas redes sociais, mas eles não conhecem o verdadeiro desafio de um mandato e o que significa representar uma categoria tão grande e importante como a do motorista por aplicativos.

O motorista e eleitor deverá ter o discernimento de entender e conhecer a trajetória e a seriedade de quem realmente quer fazer algo pela categoria e não vai virar as costas para o eleitor e para o motorista por aplicativos. Ser parlamentar é coisa séria e requer conhecimento, equilíbrio e preparo, não é para todos.

Como pretende usar um possível cargo de vereador para modificar a regulamentação federal?

O mandato de um parlamentar, mesmo que como vereador, ajuda na interlocução com seus pares. Os parlamentares federais e as lideranças partidárias também são aliados e abrem bastante diálogo. Os deputados sabem que teremos uma base forte nas prefeituras.
Eu, por exemplo, sou um motorista raiz, alguém que conhece o “chão de fábrica”. Se o governo federal tivesse ouvido estas lideranças, que hoje são pré-candidatos, certamente já teríamos concluído uma regulamentação justa onde todos sairiam com êxito. Vamos pra cima e conquistar estes espaços públicos pela urna!

Pesquisar