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Moisés Freitas: “Quero uma regulamentação com ganhos mínimos por quilômetro, minuto e tarifa mínima”

Um homem sorridente de braços cruzados, vestindo uma camisa preta de mangas compridas com um padrão discreto. Ele tem cabelo curto e está posicionado contra um fundo branco simples.
Foto: Reprodução/ Arquivo pessoal

Motorista lança a sua pré-candidatura como vereador no Rio de Janeiro e planeja atuar em favor da classe dos motoristas de app.

Moisés Freitas atua como motorista de aplicativo há mais de 6 anos e participa de representações e ações para a defesa da classe. Agora, ele inova e se apresenta como pré-candidato a vereador no Rio de Janeiro.

O motorista iniciou a sua participação nos eventos através do impulso de suas redes sociais. Em seu canal do YouTube, Moisés dá dicas e orientações para melhor rendimento dos motoristas.

Moisés também atuou como um dos organizadores da manifestação no Rio de Janeiro contra o Projeto de Lei 12/2024 e os reajustes das tarifas da Uber: “Chega de sermos explorados! Não podemos aceitar isso e vamos para a porta da Uber lutar contra esse absurdo!”, anunciou em suas redes.

Como surgiu o convite para entrar na política?

Através da minha presença nas ruas, junto com outras figuras da classe, e da minha influência nas redes sociais, os motoristas passaram a me enxergar como um representante na cidade do Rio de Janeiro.

Em 2020, durante o período de pandemia, me dediquei a ajudar muitos motoristas que enfrentavam os momentos mais difíceis de suas vidas, nos quais eram incapazes de sustentar suas famílias. Foi então que, por meio das redes sociais, estabeleci um vínculo e uma amizade com esses profissionais.

E o que pesou para aceitar ser pré-candidato a vereador?

Diante de algumas mudanças e injustiças feitas com a nossa categoria na cidade do Rio de Janeiro, sempre busquei o apoio de dois vereadores da cidade, mas nossa demanda não foi atendida.

Foi então que senti a necessidade de representar a classe dos motoristas de aplicativo na política do Rio de Janeiro e auxiliar na demanda dos motoristas que buscam por um líder que realmente seja da classe e trabalhe com as plataformas.

Quais são suas principais propostas, caso eleito vereador?

A minha proposta inclui a implantação de pontos de apoio nos principais locais da cidade e a criação de pontos de embarque e desembarque próximos à entrada e saída de grandes eventos, bem como em shoppings, centros empresariais e comerciais para motoristas de aplicativo.

Além disso, prevê a criação de um canal de comunicação para denúncias sobre buracos, áreas de risco e proibições de carros de aplicativo, a promoção de torneios esportivos entre grupos de aplicativos visando à saúde e integração, e a facilitação do acesso a documentos, como segundas vias gratuitas.

Também quero cuidar da implementação de um plano de saúde veicular com valores acessíveis para manutenção do veículo, a disponibilização de assistência móvel com serviço mecânico 24 horas, o aprimoramento do botão de pânico para acionar a polícia e compartilhar a localização em tempo real.

E por fim, cuidar da proposta de regulamentação com ganhos mínimos por quilômetro, minuto e tarifa mínima, além da criação de ganhos fixos pela plataforma e descontos na compra de veículos zero quilômetro.

Por qual partido você irá concorrer e como definiria seu posicionamento político?

Estou concorrendo pelo Partido Renovação Democrática (PRD) e meu posicionamento é mais alinhado à centro-direita.

Atualmente, apenas o vereador Marlon Luz está eleito com a bandeira da representação dos motoristas de aplicativo. Nas últimas eleições, outros motoristas de app tentaram e não conseguiram. O que faz você acreditar que será diferente em 2024?

A categoria tem lutado por um sistema que priorize suas necessidades, em contraponto a um sistema que parece focar apenas na arrecadação. É evidente que os motoristas precisam de uma representação mais forte nas próximas eleições. Com os desafios enfrentados, os trabalhadores estão se unindo cada vez mais para eleger um representante.

Estamos testemunhando de perto a colaboração entre sindicatos, governo e plataformas em busca de arrecadação, sem considerar as necessidades dos motoristas. Em 2024, a categoria está mais presente na mídia, lutando contra o PLP 12/2024 e outras questões que afetam nosso dia a dia.

Acredito que eleger pelo menos um motorista de aplicativo de cada estado nos dará mais força e visibilidade no cenário político.

Quando influenciadores de uma determinada categoria decidem entrar para política, é comum haver críticas de que estariam se aproveitando da influência para fins próprios. Como você responderia a essas críticas?

Quando decidi entrar para a política, entendi que críticas seriam inevitáveis. No entanto, quero deixar claro que minha intenção sempre foi ajudar e representar a categoria dos motoristas de aplicativo.

Há 5 anos criei um perfil nas redes sociais com o objetivo de compartilhar dicas e mostrar a realidade do trabalho para outros motoristas. Com mais de 6 anos de experiência e mais de 30 mil corridas realizadas, vivenciei as dificuldades e necessidades da categoria em primeira mão.

Minha decisão de me candidatar veio do reconhecimento da verdadeira dor e das demandas urgentes que os motoristas enfrentam diariamente. Minha experiência e conhecimento prático me capacitam a lutar por melhorias reais para nossa classe. Estou comprometido a ser um representante genuíno e dedicado, trabalhando em prol dos interesses dos motoristas de aplicativo.

Agradeço a todos que confiam em mim e apoiam minha jornada rumo à representação política. Estou aqui para fazer a diferença e dar voz a uma categoria que merece ser ouvida e valorizada.

Como pretende usar um possível cargo de vereador para modificar a regulamentação federal?

Como vereador, terei a oportunidade de ser reconhecido como um representante da categoria dos motoristas de aplicativo dentro da política local e, consequentemente, ganhar respeito entre os deputados federais.

Além disso, um vereador tem recursos e acesso para dialogar diretamente com os deputados em Brasília, pessoalmente. Essa proximidade e influência podem ser fundamentais para defender os interesses da categoria e buscar modificações na regulamentação federal que impactam diretamente a vida dos motoristas de aplicativo.

Ao garantir que cada estado tenha pelo menos um representante comprometido com a causa, será possível fortalecer a voz coletiva dos motoristas de aplicativo no âmbito político nacional.

Essa união e representatividade são essenciais para somar forças e enfrentar os desafios da regulamentação que afetam a categoria. Dessa forma, ao utilizar o possível cargo de vereador como uma plataforma para influenciar e modificar a regulamentação federal em prol dos motoristas de aplicativo, estarei contribuindo significativamente para a melhoria das condições de trabalho e para a defesa dos direitos dessa importante categoria profissional.

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