Segundo a empresa, as iniciativas somam 10 milhões de reais.
O iFood está promovendo uma série de ações para estimular a recuperação do seu ecossistema no Rio Grande do Sul, que inclui estabelecimentos comerciais e entregadores, além de apoiar a retomada da economia local.
Segundo a empresa, as enchentes que ocorreram na primeira semana de maio resultaram em uma queda de 12% nos pedidos realizados pelo aplicativo no estado, em comparação com as semanas anteriores.
A entrega feita por profissionais cadastrados na plataforma foi suspensa em seis cidades. Atualmente, ainda há 2,8 mil restaurantes no Rio Grande do Sul que não estão recebendo pedidos, sendo que mais de 60% deles não se conectaram à plataforma. Em junho, os pedidos aumentaram e superaram a média de abril em 15%.
Para apoiar a recuperação dos estabelecimentos, o iFood afirma que estendeu até outubro o adiantamento de repasses e a isenção de mensalidades de restaurantes, mercados, atacados, pet shops, farmácias e lojas de conveniência. Segundo eles, as iniciativas somam R$10 milhões.
A empresa afirma que o número de entregadores conectados à plataforma também está aumentando gradualmente. Nas cidades afetadas pelas enchentes, apenas 66% dos profissionais estavam ativos na primeira semana de maio. Em junho, esse índice subiu. Atualmente, 12% dos entregadores não se conectaram ao aplicativo desde 2 de maio.
Para os entregadores ativos da região, o iFood relata que realizou um repasse emergencial totalizando R$2 milhões, com base na média de ganhos do mês de abril e um pagamento mínimo de R$100.
A empresa diz que está oferecendo R$400.000 em cupons de desconto na loja do entregador e R$240.000 em auxílio combustível. Além disso, disponibiliza atendimento por assistentes sociais, que auxiliam no acesso a equipamentos públicos e benefícios oferecidos pelo governo e pelo próprio iFood. Para os 292 entregadores que relataram situação mais grave, a empresa vai repassar R$500 por três meses e disponibilizar cestas básicas. As iniciativas para entregadores somam um aporte de R$3,3 milhões.
O iFood também alega que está oferecendo assistência psicológica com até três sessões online gratuitas e assistência médica com até cinco consultas de telemedicina. Os entregadores de Porto Alegre têm acesso a uma consulta médica presencial.
Segundo dados do iFood, a campanha S.O.S Rio Grande do Sul gerou a maior arrecadação da história pelo aplicativo do iFood, com 2,4 milhões destinados às ONGs Cufa, Ação da Cidadania, Amigos do Bem e Voz das Comunidades. A empresa doou toda a comissão referente à venda de água na área de Mercado no app, resultando em R$ 300.000 adicionais à ONG Amigos do Bem.
O iFood está trabalhando em conjunto com o Sindicato dos Motociclistas Profissionais de Porto Alegre (SINDIMOTO), para oferecer doações de alimentos, colchões, cobertores, auxílio combustível, kits de higiene e itens de primeira necessidade.
Luana Ozemela, vice-presidente de Impacto Social do iFood, afirmou que a empresa está ciente dos desafios e empenhada em apoiar a comunidade com diversas iniciativas, reconhecendo que a recuperação completa é complexa e requer o esforço conjunto de todos.
Texto produzido com auxílio de inteligência artificial e informações de assessoria.