Novos apps de transporte desafiam domínio da Uber e 99 em São Paulo

ponto de exclamacao .png
Motorista
Uma mão segura um smartphone que exibe uma tela dividida com os logos dos aplicativos de transporte Uber (na parte superior) e 99 (na parte inferior).
Reprodução/Internet

Conheça os novos apps de transporte que surgiram na capital paulista e ganham espaço no trânsito da cidade.

Com o aumento da demanda por transporte em São Paulo, alguns empresários enxergaram uma oportunidade única de negócio: desenvolver novas plataformas de transporte que competem diretamente com gigantes como Uber e 99.

Em entrevista a revista Veja, o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, revelou que a capital paulista é a principal operação da empresa no mundo.

Apostando em tecnologia e em um serviço personalizado, esses aplicativos regionais estão ganhando terreno em suas comunidades e criando novas oportunidades de emprego e renda.

Bunker Driver: Inovação Local e Atendimento Personalizado

O aplicativo de transporte, Bunker Driver, conta com serviço personalizado e carros blindados. Criado há dois meses, o novo app, atua na capital paulista, mas já está em processo de expansão. Surgindo como uma alternativa para os usuários que desejam corridas premium, os motoristas usam trajes sociais e se preocupam com a limpeza e manutenção do veículo.

Márcio Negrão, gestor e idealizador do app, também é motorista, e conta sobre seu trabalho: “Não cadastramos motorista antes de ser entrevistado e fazermos uma vistoria no carro”. Com a recente chegada no mercado de transporte, indagamos quais os métodos de captação dos clientes: “A captação de passageiros é feita através de anúncios da Eletromidia, especializada em anúncios em elevadores comerciais e residenciais, além de pontos de ônibus”.

O gestor também lembra que utiliza as ferramentas do Instagram e Facebook para impulsionar a captação. Além da comunicação “boca a boca”, com os passageiros indicando outros através de suas experiências de viagem com o aplicativo.

Center Taxi: Novas Possibilidades

Com mais de 35 mil taxistas na cidade de São Paulo, Kevin Meeira decidiu inovar e criar uma plataforma exclusiva para esses trabalhadores. Trabalhando em um ponto de Taxi fixo, no Expo Center Norte, um dos maiores espaços para eventos do Brasil, enxergou a necessidade de oferecer uma maior facilidade na hora de agendar um táxi para o dia seguinte, diretamente dos hotéis em que estão hospedados.

Além disso, os motoristas conseguem trabalhar 24 horas por dia, mesmo em semanas em que não há nenhum evento. Com quase 300 motoristas cadastrados em duas semanas de lançamento, Kevin explica o projeto: “Vimos uma grande oportunidade de expandir nosso atendimento, não só transportando passageiros que entram/saem do Expo Center Norte, mas também proporcionando a conveniência de agendar suas corridas de volta através do nosso app. Dessa forma, podemos oferecer um serviço contínuo e eficiente, atendendo às necessidades dos nossos clientes de maneira prática e integrada”.

Para a divulgação e maior alcance da plataforma, o gestor revela: “Nossa principal estratégia é focar nos clientes que já utilizam nossos serviços nos pontos de táxi, pois já são clientes qualificados. Faremos uma divulgação diretamente na fila de embarque, e nossos próprios taxistas estão promovendo o app. E estamos contando com apoio de uma agência de publicidade e também de um gestor de tráfego, onde por meio dos anúncios iremos divulgar nossos serviços ao público”.

MobizapSP: A Prefeitura de São Paulo

Outra alternativa de app de transporte disponível na capital de São Paulo, é o MobizapSP, lançado pela Prefeitura de São Paulo. O aplicativo disponibiliza corridas que partem de dentro da cidade, mas que podem ter como destino outros municípios. Em seu lançamento, em 2023, foi determinado uma taxa fixa de cobrança para os motoristas, de 10,95% sobre cada corrida.

Em seu site, a prefeitura explica que para ingressar como motorista na plataforma, é necessário ter habilitação definitiva, carteira nacional de habilitação na categoria B ou superior que contenha a informação de que exerce atividade remunerada, apresentar comprovante de residência em seu nome ou atestado, CONDUAPP (e CSVAPP para o veículo) e apresentar certidão negativa de antecedentes criminais.

Além disso, ressaltam que o aplicativo foi criado com o objetivo de proporcionar uma prática de preços mais justos para motoristas e passageiros, sendo a única plataforma gerida pela gestão pública para motoristas e passageiros que fazem viagens privadas.

A assessoria de imprensa do MobizapSP, revelou que a plataforma já conta com mais de 109.000 motoristas cadastrados, e mais de 130.000 mil corridas acumuladas. E quando questionados sobre as vantagens que os motoristas parceiros podem receber, destacaram: “Segurança durante as corridas através de monitoramento e botão de emergência, além da taxa fixa de retenção de 10,95%”.

Lady Driver: Pensando nas mulheres

Outro serviço disponível na capital, é o app Lady Driver com um ambiente projetado para as motoristas mulheres. Presente na cidade, desde outubro de 2017, o aplicativo conta com transporte exclusivo para mulheres e crianças, e já tem 80 mil motoristas em sua base de cadastro.

Com mais de 1,5 milhão de passageiras registradas no app, a Lady Driver afirma que reconhecem que as mulheres frequentemente enfrentam situações distintas ao dirigir, e por isso, zelam por uma proteção veicular adaptada para lidar com essas necessidades específicas, proporcionando tranquilidade extra na estrada.

Além disso, oferece assistência 24 horas, em casos de emergência, com uma equipe que estará pronta para ajudar e oferecer suporte em momentos críticos.

A Voz dos Motoristas: Experiências e Perspectivas

José Jaime Cabral Júnior, motorista da Bunker Driver, conta que quando trabalhava 100% com aplicativos, rodava de 12 a 14 horas por dia: “Hoje, não faço mais todas essas horas e trabalho com agendamentos. Sempre cuido bem do veículo, fazendo revisões preventivas, pois é minha ferramenta de trabalho. Minha experiência inclui um atendimento impecável, com clientes particulares e do Bunker Driver, que sempre ficam maravilhados com minha vestimenta, a qualidade do carro e minha forma de dirigir. Atualmente, não trabalho mais com a Uber, focando em clientes particulares, que são minha principal fonte de renda, com a Bunker Driver complementando”.

Rafael Duenhas, taxista desde 2012, é um dos primeiros usuários do Center Taxi. Ele comemora os benefícios do app exclusivo para a classe: “App pensado e focado apenas para o taxista, com base em uma sólida experiência de seu fundador, que para o usuário do Táxi, continuará sendo um tradicional atendimento e com todos os benefícios do Táxi. “

O motorista será cadastrado na prefeitura e app, terá seu carro vistoriado, um motorista devidamente trajado e carros no mesmo padrão de antes”.

Pesquisar