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Empresa que faz corridas da Uber sem motoristas recolhe 672 carros após acidentes

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Waymo Google
Waymo Google

Investigação revela que acidentes envolveram colisões com portões e veículos estacionados e poderiam ser evitados por motoristas competentes. 

De acordo com informações da Reuters, a Waymo, empresa da Alphabet (GOOGL), anunciou na última quinta-feira (13) que fará um recall de 672 carros autônomos após um de seus veículos sem motorista ter colidido com um poste de madeira em Phoenix, Arizona, em maio.

A Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário (NHTSA, na sigla em inglês) iniciou uma investigação após receber 22 relatos de táxis robôs da Waymo exibindo comportamentos potencialmente em violação das leis de segurança no trânsito ou outros comportamentos inesperados, incluindo 17 colisões.

Segundo a Waymo, a colisão de maio no Arizona aconteceu em um beco durante uma manobra de parada em baixa velocidade. A empresa informou que o carro não transportava passageiros, não havia outras pessoas na via e não foram registrados ferimentos relacionados à batida, embora o veículo tenha sofrido danos.

A Waymo declarou que o recall inclui uma atualização de software para melhorar a resposta dos veículos na detecção de objetos permanentes, como postes, além de “atualizações e melhorias robustas de mapeamento” que já foram instaladas em todos os veículos.

De acordo com a NHTSA, os sistemas de direção automatizada, antes das atualizações de software, “podem não conseguir evitar um poste ou objeto semelhante”. Esta é a mais recente de uma série de investigações da NHTSA sobre o desempenho de veículos autônomos, após a agência abrir investigações sobre a Cruise, da General Motors, e a Zoox, da Amazon.com.

Em fevereiro, a Waymo fez recall de 444 veículos autônomos após duas pequenas batidas em rápida sucessão no Arizona, citando um erro de software que poderia fazer com que os carros previssem incorretamente o movimento de um veículo rebocado.

Na última quarta-feira, a NHTSA informou que estava buscando detalhes sobre uma série de incidentes que levantaram preocupações sobre o desempenho dos carros sem motorista da Waymo. A agência declarou que vários incidentes “envolveram colisões com objetos claramente visíveis que um motorista competente deveria evitar”. Os relatos incluem colisões com objetos estacionários e semi-estacionários, como portões e correntes, colisões com veículos estacionados e casos em que o sistema de direção automatizada pareceu desobedecer aos controles de segurança do tráfego.

A NHTSA afirmou que a Waymo deve responder a perguntas detalhadas até 6 de agosto e que a agência quer saber se algum dos veículos foi impedido de circular e se há algum teste ou atualização para tratar de incidentes específicos.

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Redação 55content

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