O levantamento aponta que as perdas podem chegar a 30% do valor inicial do veículo.
O amor dos brasileiros por veículos robustos como picapes e SUVs a diesel pode estar enfrentando um revés financeiro, de acordo com um recente estudo realizado pela Mobiauto, um dos três maiores marketplaces de carros novos e usados do país.
O levantamento revelou uma desvalorização desses veículos no mercado de seminovos, com perdas que podem chegar a quase 30% em relação ao valor inicial.
A pesquisa comparou as cotações de veículos seminovos dos anos de 2023, 2022 e 2021, durante o primeiro trimestre de 2023 e o mesmo período deste ano.
Enquanto o mercado global de seminovos registrou uma queda média de 9,48% nos preços, picapes e SUVs a diesel depreciaram em média 15,16%, com alguns modelos ultrapassando a marca de 20%.
Sant Clair Castro Jr., economista e CEO da Mobiauto, aponta a alta no preço do óleo diesel em 2022 como uma das principais razões para essa desvalorização acentuada. Segundo ele, o aumento significativo no custo do combustível pressionou especialmente os frotistas, levando muitos a venderem seus veículos abaixo do valor de mercado, impactando negativamente os preços no segmento.
No entanto, Sant Clair sugere que a situação pode estar se estabilizando: “A diferença entre a desvalorização média e a específica de SUVs e picapes a diesel foi maior no ano passado. Este ano, a diferença caiu para pouco mais de cinco pontos percentuais”, explica.
O levantamento detalhado incluiu 19 veículos de 11 marcas diferentes, totalizando 103 modelos, como Chevrolet S10, Fiat Toro, Ford Ranger, Jeep Renegade, Compass e Commander, entre outros.
Esses dados não só destacam os veículos mais vulneráveis à desvalorização mas também aqueles que resistiram melhor à tendência, como o Troller T4: “O Troller T4, apesar de ter saído de linha, não perde cotação devido ao seu perfil único e associação ao lazer, como trilhas e raids”, comenta Sant Clair.
Texto produzido com informações de assessoria.