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“Nós somos good food”: conheça o delivery de comida árabe em São Paulo

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Dono de restaurante conta sua trajetória para se manter no mercado de restaurantes.

Depois de sofrer inúmeros golpes, perder seu espaço de trabalho e precisar remodelar seu negócio, Shadi Kobeissi deu a volta por cima e segue firme com seu delivery de comida árabe, na capital paulista. Junto com sua esposa, o brasileiro, filho de libanês, uniu a sua paixão pela cozinha árabe com a saudade de seu pai e hoje trabalha com o delivery do restaurante “Abudi”.

Pensando em um modelo de negócio que não fosse agressivo, Shadi revela: “A nossa estratégia para impactar o cliente é que nós não somos fast food, nós somos good food. Tentamos transmitir de alguma forma a nossa originalidade”.

O empreendedor conversou com a equipe do 55content e lamentou a situação atual dos restaurantes: “Eu preciso trabalhar por fora, para conseguir manter o delivery e continuar com a nossa jornada”.

Conte o início da história do restaurante.

Bom, no início, quem teve a ideia fui eu, em homenagem ao meu pai chamado Abdo, cujo diminutivo é Abud. Doze anos atrás, meu pai faleceu no Líbano, e eu morava com ele até então. Minha mãe é brasileira e meu pai era libanês. Saí do Brasil com 10 anos e fiquei com meu pai por 15 anos no Líbano. Quando voltamos para cá, primeiro trabalhamos no ramo têxtil e foi aí que surgiu a ideia de montar um restaurante, porque somos bons nisso, já conhecíamos, sabíamos a origem e tínhamos as receitas, só faltava começar. Minha esposa aqui me deu muita força para o negócio, valeu muito a pena, corremos muito atrás dos nossos ideais. Alugamos o imóvel, que era muito simples, era uma estufa. Sofremos bastante para tentar deixar os negócios em pé, né? E fomos tentando aos poucos, sempre na correria. E vieram para a gente algumas dificuldades, mas nós passamos por cima.

Financeiramente, foi difícil iniciar o projeto?

Eu vou te falar que financeiramente foi difícil iniciar o projeto, de tanto golpe que levamos. Mas foi uma coisa que nós queríamos de coração, nós tentamos e tentamos até hoje. Como a lei brasileira às vezes garante um lado e não garante o outro, recebemos muitos processos, tivemos muita dor de cabeça, mas isso faz parte do jogo, até então tudo bem. O problema são os golpes. Depois de 10 anos pagando ponto, pagando tudo, retiraram a gente do antigo restaurante com salão.

Em quanto tempo o restaurante se pagou?

O restaurante foi se pagando, mas se não fosse a quantidade de golpe, hoje nós teríamos quatro, cinco restaurantes, com certeza. Mas o restaurante se paga, tenho certeza.

Quantos clientes atendiam por dia? E atualmente?

Hoje nós atendemos em média de 30 a 40 pedidos de delivery por dia. Já foi bem mais, antes era bem melhor, também nesses últimos tempos está mais difícil, não sei o porquê. Só sei que está muito difícil, a inflação está muito alta, e está tudo muito caro. Então tem que trabalhar muito para ganhar pouco.

Em quanto tempo viram um salto de crescimento no negócio?

Nós vimos o salto de crescimento dois anos antes da pandemia, foi quando as coisas começaram a evoluir, dois anos antes da COVID. Então foi quando começou a pandemia, quebrou todo mundo de novo. Não sobrou ninguém dos nossos concorrentes.

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