A primeira data, 26/03, foi majoritariamente organizada por influenciadores; a segunda, 02/04, é liderada pelo vereador Marlon Luz.
No dia 4 de março, o presidente Lula assinou e enviou ao Congresso Nacional um Projeto de Lei Complementar (PLP) que visa regulamentar o trabalho dos motoristas de aplicativos. Essa ação, no entanto, gerou descontentamento entre muitos motoristas.
Nas últimas semanas, influenciadores e motoristas expressaram sua insatisfação nas redes sociais e começaram a circular especulações sobre possíveis datas para manifestações nacionais, sendo estas 26 de março e 2 de abril.
Segundo o motorista e influenciador Ian Rocha as manifestações acontecerão nestes dois dias: “A manifestação nacional está marcada para o dia 26 de março, sendo organizada coletivamente por influenciadores de todo o Brasil. A intenção é realizar essa manifestação, que não se trata de uma paralisação, nas assembleias de várias localidades às 9h30. A escolha da data do dia 26 visa atender a um prazo de 45 dias para a votação de uma regulamentação, sublinhando a urgência do assunto. Paralelamente, o vereador Marlon, de São Paulo, planeja e está organizando uma manifestação no dia 2 de abril. Porém, a manifestação é organizada única e exclusivamente por ele, e acredito fortemente na manifestação agendada para o dia 26 que contempla o interesse de todos.”
No dia 7 de março, o vereador Marlon publicou um vídeo em seu canal no YouTube afirmando que a manifestação nacional seria no dia 2 de abril: “Comunico que estamos em diálogo com líderes de diversos grupos de motoristas, incluindo associações e federações estaduais, sobre a organização de uma manifestação. Decidimos realizar o evento no dia 2 de abril, uma terça-feira após o feriado de Páscoa. A escolha dessa data leva em consideração o aumento do tráfego e das viagens realizadas durante a semana da Páscoa, tornando-a imprópria para uma manifestação devido à alta demanda por serviços de motoristas de aplicativo e viagens em geral. A sugestão do dia 2 de abril partiu de um grupo de líderes nacionais, e eu concordei que seria o momento mais adequado para promover o evento, evitando assim conflitos com o período festivo da Páscoa e buscando uma data com menor movimento de motoristas, facilitando a participação.”
Na última semana, o vereador emitiu uma nota à imprensa afirmando que sua agenda está comprometida a manifestação que ocorrerá em São Paulo e em outras cidades do país no dia 2 de abril, mas que também apoia outras chamadas:
“A manifestação do dia 02 conta com meu total apoio e engajamento, uma vez que tem propósito e relevância bem definidos e alinhados com aquilo que eu acredito serem as reivindicações dos motoristas de aplicativo. Contudo, outras chamadas também sempre são apoiadas por mim e minha equipe”.
Na nota ele exemplifica seu apoio com a distribuição de adesivos de protesto CONTRA O PLP 12/2024. Segundo o texto, já são milhares de carros circulando com os adesivos e o material tem sido solicitado por motoristas de todo o Brasil.
Sobre a manifestação que acontecerá no dia 26 de março, Marlon diz não considerar uma organização completamente engajada com os motivos reivindicados pelos envolvidos e percebe a “liderança” perdida nas propostas. “O dia convocado não foi estrategicamente bem pensado, uma vez que seria na semana da Páscoa, período em que aumentam as corridas de aplicativos e, portanto, fica difícil o motorista deixar de ganhar um bom dinheiro, mesmo que seja para se manifestar”.
“Na cidade de São Paulo, chegou até nós um pequeno movimento para o dia 26, mas não vejo explicação para ter uma manifestação em frente à Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), uma vez que aquela Casa não tem nenhuma relação com o Projeto de Lei Federal. Será que os ditos organizadores realmente sabem o que estão fazendo? ”, questiona o Vereador.
Finalmente, Marlon enfatiza que, antes de considerar qualquer forma de protesto, é importante definir com precisão os objetivos, reivindicações, demandas, e também os locais apropriados para os protestos, a fim de obter resultados concretos em vez de apenas gerar “baraulho”.
“Reforço que sigo totalmente envolvido com tudo o que acredito ser realmente benéfico para a causa dos motoristas de aplicativo, desde que não entrem em choque com meus valores e princípios e com os direitos daqueles por quem tenho lutado há tantos anos”, finaliza o Vereador Marlon Luz.