99Moto gera ganhos até 75% maiores do que entregas, diz diretor da 99

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99, Aplicativos de Transporte, Motorista
Luis Gamper
Luis Gamper

99 pretende estender seus serviços de moto para São Paulo e usa como argumento as vantagens financeiras que os motociclistas do 99Moto teriam.

Conforme informações divulgadas pela revista Exame e confirmadas pela equipe de comunicação da 99, a empresa vem mantendo conversas com autoridades municipais de São Paulo visando iniciar suas operações de transporte de passageiros por motocicleta. Após mais de um ano de pausa no planejamento de expansão para a capital paulista, a 99 busca superar os desafios regulatórios e de segurança apresentados pelo governo local.

Em um evento no Rio de Janeiro, celebrando dois anos da operação de mototáxis no Brasil, Luis Gamper, diretor do segmento de duas rodas da 99, manifestou a intenção da empresa de expandir seus serviços para São Paulo, notando que a cidade é a única grande metrópole do país ainda não atendida pelo 99Moto. Gamper apontou questões legislativas e discussões com a prefeitura como obstáculos, mas ressaltou que a região segue sendo um foco estratégico desde a introdução do serviço no Rio em janeiro de 2023.

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A relutância inicial da prefeitura em permitir o serviço de mototáxi na cidade foi influenciada por preocupações sobre potenciais aumentos nos acidentes de trânsito e impactos no sistema de saúde local. Em resposta, o prefeito Ricardo Nunes emitiu um decreto proibindo a modalidade de transporte, embora um grupo de trabalho tenha sido criado para explorar opções seguras de implementação. Até o momento, não foram divulgadas atualizações a respeito dessas discussões.

Apesar dos desafios, Gamper destacou a presença da 99 em outras cidades brasileiras e a operação bem-sucedida em áreas adjacentes a São Paulo, como o grande ABC, Guarulhos e Osasco, indicando uma demanda potencial na capital. 

Ele também destacou que aproximadamente 99,99% das viagens realizadas pelo 99Moto terminam sem qualquer incidente. A empresa relata que as viagens de 99Moto são 14 vezes mais seguras em comparação com viagens de moto não intermediadas por aplicativos, com base em uma análise de indenizações do DPVAT e outras estatísticas de acidentes.

De acordo com o Infosiga, um banco de dados sobre acidentes de trânsito mantido pelo governo estadual, a capital contabilizou 406 mortes por motociclistas. Somando-se pedestres e vítimas de acidentes automobilísticos, o total alcançou 987 óbitos, o maior índice em oito anos.

No Brasil, a atividade de mototaxista é legalizada sob a lei Nº 12.009, de 2009, que também abrange os motoboys. Em 2018, o então prefeito Bruno Covas (PSDB) vetou o transporte de passageiros em motocicletas. Contudo, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo julgou a medida inconstitucional, permitindo a continuidade dessa prática na cidade, mesmo na ausência de uma regulamentação específica.

Além do foco em São Paulo, a 99 tem planos de expandir seus serviços para cidades menores, com populações de 50 a 100 mil habitantes, especialmente aquelas próximas a grandes centros urbanos que enfrentam desafios de mobilidade. 

Gamper discutiu estratégias para atrair mais motociclistas para a plataforma, incluindo incentivos financeiros e o apelo do boca a boca entre os próprios motoboys. Ele também destacou a vantagem econômica para os motociclistas em optar pelo 99Moto em detrimento de serviços de entrega de alimentos, como o iFood, mencionando que, em média, um motociclista pode ganhar entre 60% e 75% a mais trabalhando com o aplicativo da 99.

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Giulia Lang

Giulia Lang é líder de conteúdo do 55content e graduada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero.

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