Aposentado, Francisco prefere fazer corridas à noite para fugir do trânsito caótico da manhã e diz que trabalhando 12 horas é possível R$500 por dia.
Francisco Silva é um motorista de aplicativo em Niterói, com pouco mais de um ano de experiência. A escolha da profissão veio da necessidade: após ser demitido do emprego, buscou algo para complementar a renda e se manter ocupado.
Niterói é uma cidade a aproximadamente 19 quilômetros da cidade do Rio, e conta com menos de meio milhão de habitantes. Segundo Francisco, é uma cidade tranquila de se trabalhar, desde que evite certas regiões e arredores, por conta da violência. Os bairros com maior concentração de pessoas e comércios são os preferidos do motorista.
1. Poderia se apresentar e nos contar há quanto tempo você trabalha como motorista de aplicativo?
Meu nome é Francisco Amador da Silva Junior, tenho 66 anos e trabalho como motorista de aplicativo há um ano e três meses.
2. O que o motivou a começar a trabalhar como motorista de aplicativo?
Eu sou aposentado, e trabalhava em uma escola como inspetor. Fui demitido, e não consegui ficar parado em casa. Resolvi trabalhar como motorista para complementar minha renda.
3. Na sua cidade, quais são os melhores lugares para pegar corrida? E quais são os piores? Explique porque.
As melhores regiões são Icaraí, São Francisco, Santa Rosa e na Região Oceânica, pelo fluxo de pessoas. As piores são em São Gonçalo (cidade vizinha à Niterói), é muito difícil eu pegar corrida lá, por causa da violência. Algumas partes do Fonseca também são ambientes de insegurança. Prefiro não arriscar, já que trabalho mais à noite, para fugir do engarrafamento da manhã.
4. Quais aplicativos rodam por aí? E qual é o preferido dos motoristas?
Eu tenho Uber e 99, mas prefiro rodar pela Uber. É a que eu faço mais corridas.
5. Qual é a principal reclamação dos motoristas?
A falta de transparência nos ganhos e descontos, e no destino. Quando tem outras paradas, como 2ª ou 3ª parada, a gente só consegue ver a última. Isso pode ser perigoso para a gente.
6. Quanto ganha, em média, um motorista na cidade?
Eu costumo trabalhar por 12 horas não corridas no dia, porque paro para descansar. Dá para tirar 500 reais por dia assim, mas trabalhando muito.
7. Que tipo de corridas os motoristas da cidade odeiam? E quais eles mais gostam?
Com certeza as corridas com muitas paradas, supermercados ou entregas. Mais gostam das corridas para lugares tranquilos.
8. Em geral, como é a relação com os passageiros na cidade?
Respondendo por mim, eu tenho um bom relacionamento com os passageiros. Mas tem alguns que são intolerantes.
9. Já trabalhou em outras cidades? Qual a diferença que sentiu?
Já trabalhei em Búzios (cidade na Região dos Lagos do Rio), mas muito pouco.