Uber explica como funciona o Radar de Viagens

ponto de exclamacao .png
Aplicativos de Transporte, Motorista, Uber
Radar de Viagens
Radar de Viagens

A Uber lançou recentemente no Brasil uma nova funcionalidade em sua plataforma, denominada “Radar de Viagens”. Com ela, os motoristas têm a opção de visualizar e escolher viagens de UberX que estão acontecendo nas proximidades, proporcionando, em teoria, mais autonomia na escolha das corridas.

No final de agosto, a empresa lançou em seu blog para o Brasil, um texto sobre a nova funcionalidade.

Segundo a Uber, o objetivo do Radar de Viagens é oferecer mais opções aos motoristas parceiros dentro do UberX para que eles possam tomar decisões mais informadas sobre quais viagens realizar, baseadas em suas próprias preferências.

O Radar de Viagens está sendo testado em Blumenau, São José do Rio Preto, Foz do Iguaçu, Vitória da conquista, Fortaleza, Recife, Manaus, Salvador, Campinas, Natal, Florianópolis, Cuiabá, Maceió, Uberlândia e Itajaí. 

Além disso, a funcionalidade está em teste nos aeroportos, no UberTáxi e em solicitações específicas do Uber Reserve.

Como funciona?

Quando um motorista não está em uma viagem ou está se movimentando em baixa velocidade, um alerta do Radar pode surgir em seu aplicativo. Ao acessá-lo, o motorista pode ver uma lista de solicitações de viagens UberX ocorrendo nas proximidades e escolher qual deseja atender. 

As solicitações dentro do Radar de Viagens são opções adicionais, e os motoristas continuarão recebendo as solicitações individuais e consecutivas também quando não estiverem usando o Radar. 

De acordo com a Uber, ser o primeiro a selecionar uma solicitação no Radar de Viagens não garante que o motorista será combinado com a solicitação em questão. A distância até o local de embarque é o fator mais importante, buscando sempre reduzir o tempo médio de espera entre motoristas parceiros e passageiros.

Benefícios prometidos

A nova funcionalidade promete alguns benefícios aos motoristas, incluindo a possibilidade de escolher corridas em direções que prefiram e a opção de selecionar viagens que auxiliem na conclusão de promoções disponíveis. A ideia é que, ao permitir que os motoristas escolham as solicitações de viagem que desejam atender, eles possam otimizar seu tempo e aumentar seus ganhos.

Restrições e especificidades

A empresa explica que não é possível desativar o Radar de Viagens nas cidades em que ele está em teste. Entretanto, os motoristas podem optar por não utilizá-lo e continuar recebendo solicitações de viagens individuais e consecutivas. O recurso está presente majoritariamente para solicitações de viagem do UberX, mas em casos específicos, solicitações de outras categorias, como Uber Reserve e Uber Táxi, também podem aparecer no Radar de Viagens.

A empresa também explicou que os valores ofertados no Radar de Viagens podem variar para cada motorista, dependendo de fatores como distância e tempo entre o passageiro e cada motorista que vê a mesma solicitação de viagem.

Impacto na taxa de aceitação

A Uber diz que estar online e não aceitar as viagens do Radar não afeta a taxa de aceitação dos motoristas. No entanto, ao selecionar uma solicitação do Radar de Viagens e depois decidir cancelar essa viagem, a Taxa de Cancelamento do motorista será impactada, assim como ocorre com cancelamentos de viagens aceitas no modelo convencional.

Feedback e próximos passos

Segundo a empresa, a etapa de teste de novas funcionalidades é uma parte importante do ciclo de desenvolvimento de aplicativos. “Comuns no setor de tecnologia, os experimentos permitem que as empresas consigam avaliar o desempenho das funcionalidades na prática, porém em escala reduzida, e possam tomar decisões embasadas visando sempre melhorar a experiência dos envolvidos”.

A Uber enfatiza ainda a importância do feedback dos motoristas parceiros nas cidades em teste para decidir os próximos passos do Radar de Viagens. Com as respostas das pesquisas enviadas e os resultados do teste, a empresa planeja fazer novos testes ou expansões, também em linha com as sugestões recebidas.

Foto de Giulia Lang
Giulia Lang

Giulia Lang é líder de conteúdo do 55content e graduada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero.

Pesquisar