O StopClub anunciou na manhã desta terça-feira (15) a suspensão temporária das funcionalidades Cálculo de Ganhos e Recusa Automática.
A medida atende ao pedido da Uber, que solicitou na justiça a remoção. A Uber alega que essas funcionalidades permitem aos motoristas compartilhar de forma inadequada o acesso a informações confidenciais e dados pessoais dos usuários com a StopClub, interferindo assim no funcionamento regular do seu aplicativo.
Clique aqui para receber todas as notícias do mercado dos aplicativos de transporte no seu Whatsapp.
Conforme a decisão judicial, o app StopClub tinha um prazo de até 5 dias para desabilitar as funções de cálculo de ganhos e recusa automática. Caso não cumprisse, o juiz estipulou uma multa diária de R$5 mil, que pode acumular até o valor de R$500 mil.
O StopClub é amplamente reconhecido por oferecer uma gama de recursos a motoristas e motociclistas, auxiliando-os em diversas áreas relacionadas ao tráfego e otimizando a rotina desses profissionais. As ferramentas em discussão permitiam que os motoristas calculassem seus ganhos e recusassem corridas automaticamente.
Além da desativação das funções mencionadas, o suporte a elas também foi temporariamente interrompido pelo StopClub. Em comunicado, a empresa declarou: “Aguardamos as próximas decisões judiciais”.
Enquanto isso, as demais funcionalidades de segurança do aplicativo permanecem disponíveis para os usuários.
“Estamos confiantes que vamos reverter essa situação e ansiosos pela perícia técnica, que demonstrará o absurdo que é esse processo movido pela Uber contra o StopClub e interferindo no direito dos motoristas de escolherem as corridas”, declarou Luiz Gustavo Pereira das Neves, co-fundador do StopClub, em resposta a equipe da 55.