Nova iniciativa da 99 promete facilitar o envio e recebimento de documentos para investigações e estabelecer padrões de troca de informações com autoridades no Brasil e em países latino-americanos.
Na última semana, a 99 lançou o Portal das Autoridades, uma iniciativa cujo objetivo é fornecer um sistema online global para criar um canal centralizado de recebimento e resposta aos documentos enviados pelas autoridades de Segurança Pública e pelo Poder Judiciário. Essa medida visa aprimorar a troca de informações necessárias para investigações e colaborar de forma efetiva com as autoridades no Brasil e em países da América Latina.
Segundo a empresa, essa iniciativa tem como benefício facilitar, organizar e estabelecer padrões para o recebimento e o envio de requisições. Através do portal, será possível enviar documentos referentes a solicitações de dados armazenados pela plataforma, incluindo pedidos emergenciais que necessitem de atenção imediata, como casos de pessoas desaparecidas.
O Portal das Autoridades é exclusivo para uso das Autoridades Investigativas e Judiciais, e está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, em todo o Brasil e em outros 9 países da América Latina: México, Chile, Peru, Colômbia, Costa Rica, Panamá, República Dominicana, Argentina e Equador.
“A 99 investe constantemente em tecnologia para contribuir com a proteção de motoristas, motociclistas, passageiros e das comunidades onde atua e tem uma forte política e compromisso de colaboração contínua com as autoridades. O Portal das Autoridades visa otimizar essa cooperação, tornando ainda mais ágil a entrega da resposta aos ofícios encaminhados à 99, sendo que todas as requisições podem ser acompanhadas por um painel de progresso do atendimento, otimizando o atual processo de atendimento às Autoridades e contribuindo para o ecossistema de segurança da plataforma e comunidade. O processo é coordenado por uma equipe especializada pronta a prestar o apoio necessário às autoridades, respeitando sempre a legislação aplicável, incluindo o Marco Civil da Internet”, explica a diretora de Segurança da 99, Tatiana Scatena.
Ao entrar na plataforma, as autoridades encontram o histórico das solicitações dirigidas à 99 que foram enviadas através do Portal, no qual é possível acompanhar as solicitações e fazer o download do arquivo de resposta.