Uber anunciou uma série de recursos que prometem diminuir a emissão de poluentes decorrente de sua operação.
Na manhã desta terça-feira, dia 8, a Uber realizou um evento na cidade de Londres, o GO-GET Zero, para apresentar suas mais recentes soluções sustentáveis. A empresa anunciou uma série de novidades projetadas para reduzir as emissões de carbono e oferecer opções mais ecológicas.
O evento foi apresentado por executivos da Uber, como o CEO Dara Khosrowshahi, o vice-presidente de gestão de produto Sachin Kansal, a diretora do produto de mapas Divya Dalapathi, a head do produto de corridas Jen You e o CPO Sundeep Jain.
O evento ainda contou com bate-papo com o ator Edward Norton.
Entre as novidades, a Uber anunciou que está expandindo sua solução de aluguel de carros para a América do Norte. Através do app, os usuários terão a opção de alugar um veículo, ou mesmo disponibilizar seu próprio carro para aluguel. Essa nova solução teve início na Austrália, com a aquisição da empresa Car Next Door, e chegou ao Canadá em maio.

Outra novidade é que os usuários poderão visualizar, na página da sua conta, as emissões que evitaram ao optar por viagens nas categorias Green e Comfort Electric.

Novo algoritmo para rotas mais verdes
Desde o ano passado, o Uber implementou atualizações em seus algoritmos de mapeamento na América do Norte, com o objetivo de economizar combustível sempre que possível, sem comprometer o tempo e a tarifa da viagem. Esses algoritmos agora consideram fatores como elevação, quantidade de paradas e sinalizações em semáforos.
Segundo a empresa, os resultados dessa atualização foram significativos, com os motoristas evitando a emissão de aproximadamente 9.800 toneladas métricas de CO2, o equivalente a 4,2 milhões de litros de gasolina, em apenas alguns meses. “Estamos ansiosos para expandir esta atualização globalmente este ano”.

Viagens compartilhadas
A empresa está lançando o UberX Share em 18 novas cidades, permitindo que mais passageiros compartilhem suas viagens, reduzindo as emissões e economizando dinheiro ao dividir o carro com um outro passageiro. Segundo a empresa, com essa expansão, o UberX Share se torna o serviço de viagens compartilhadas mais amplamente disponível em todo o mundo.
No Brasil, a empresa chegou a operar com uma categoria semelhante, a UberPool e a Uber Juntos, mas encerrou o serviço durante a pandemia e não retornou até o momento.
Viagens para aeroportos e soluções de recarga
Além disso, a Uber está introduzindo vantagens exclusivas para os passageiros que solicitarem as categorias ecológicas da empresa para aeroportos. Os passageiros que optarem por essas categorias desfrutarão de tarifas mais baixas, incentivando ainda mais o uso de veículos elétricos e híbridos na plataforma da Uber. Além disso, eles também terão acesso exclusivo a zonas de coleta dedicadas em locais preferenciais nos aeroportos.
Para os motoristas a empresa está disponibilizando acesso conveniente, com desconto ou mesmo gratuito, a carregadores rápidos no estacionamento destinado aos motoristas.
A empresa disse que está disponibilizando US$ 800 milhões em recursos para apoiar os motoristas na transição de veículos e criando recursos de carregamento inteligente no aplicativo Uber Driver.
A tecnologia da Uber avaliará informações em tempo real, como preços e tempo de recarga e tráfego, para recomendar quando e onde os motoristas devem recarregar.
“Também estamos desenvolvendo o Battery-Aware Matching, que filtra as solicitações de viagem com base no nível da bateria do motorista, para que eles possam fazer viagens que terminem perto de um carregador e evitar viagens muito longas para a bateria”.

Categorias verdes
A Uber continua a expandir suas opções sustentáveis em mais de 200 cidades ao redor do mundo. Os produtos Uber Green, Comfort Electric e Uber Planet já estão disponíveis em diversas localidades, oferecendo aos passageiros a escolha de viagens com baixas ou zero emissões.
Outra novidade é a introdução das bicicletas da Uber no Chile. Em parceria com a Tembici na América Latina, a Uber expandirá sua oferta de bicicletas compartilhadas para que mais ciclistas possam desfrutar desse meio de transporte sustentável e prático.