A empresa chinesa quer ter carros autônomos com braços mecânicos até 2025.
A Reuters divulgou que a gigante chinesa de transporte por aplicativo, Didi, que é proprietária da 99 no Brasil, apresentou um projeto de táxi autônomo na última quinta-feira (13).
A empresa espera que o táxi-robô, chamado Didi Neuron, esteja disponível até 2025 e está trabalhando em parceria com montadoras chinesas para desenvolvê-lo. O Didi Neuron contará com um braço robótico para ajudar os passageiros com suas bagagens.
“A expectativa é que possam entrar na rede da Didi e fornecer serviços até 2025”, afirmou o diretor operacional da Didi Autonomous Driving, Meng Xing, no evento de anúncio. “Esperamos que eles sejam produzidos domesticamente e que a cadeia de suprimentos seja controlável. A ideia é que até 90% dos componentes do veículo venham do mercado interno chinês”, completa.
O veículo azul e branco apresentado no evento não tinha assento do motorista. A intenção é maximizar o espaço para os passageiros. O veículo é equipado com 21 câmeras, 14 radares, além de uma tela grande.
Após dois anos com problemas de regulação, a Didi aproveitou o evento para apresentar um novo sensor lidar e um dispositivo de computação automotiva, demonstrando seus avanços mais significativos no plano de direção autônoma.
A empresa iniciou o desenvolvimento e testes de veículos autônomos em 2016 e recebeu centenas de milhões de dólares em investimentos de empresas como IDG Capital e Guotai Junan.
A Didi já oferece carros autônomos em algumas áreas de Xangai e Guangzhou através de seu aplicativo e usa a montadora Volvo para fornecer a frota autônoma.
Leia mais em: Didi Chuxing: dona da 99 e maior app de transporte da China
A Didi comprou a 99 em 2018, ajudando a transformar a empresa no primeiro unicórnio brasileiro.