Pesquisar

Zanzar conecta marcas a consumidores durante viagens de aplicativo

ponto de exclamacao .png
Motorista
Snapinsta.app 1080 311984223 125835620088033 6173136030107436752 n
Snapinsta.app 1080 311984223 125835620088033 6173136030107436752 n

A empresa mineira impacta anualmente mais de 70 milhões de pessoas por meio de suas telas interativas.

Entrar em um carro de aplicativo, cumprimentar o motorista e passar o tempo mexendo no celular até o final da viagem. Essa é a realidade para muitas das milhões de corridas de aplicativo que acontecem no Brasil todos os meses.

Uma realidade que a startup mineira Zanzar quer mudar. Fundada em 2018 em Belo Horizonte, a empresa já instalou telas interativas em 5.500 carros em São Paulo e em outros 600 veículos em Belo Horizonte.

Todos os meses, a Zanzar impacta mais de 6 milhões de pessoas com seus conteúdos interativos. “O mercado de mídia dentro da mobilidade já estava bem explorado em ônibus, trens, metrôs e vias públicas, mas percebemos que dentro dos carros de aplicativo não havia aproveitamento da mídia no deslocamento das pessoas. Por isso, decidimos melhorar a experiência do usuário durante esse momento, oferecendo informação, entretenimento e serviços”, explica Herbert Viana, CEO da Zanzar.

Nas telas estão disponíveis mais de 30 canais e subcanais de parceiros, como o UOL, Globoplay e TikTok. Em 2021, a empresa recebeu um investimento da Kovi, o que permitiu sua expansão para a capital paulista.

Como competir com a tela do celular?

Para Viana, o celular compete com todos a todo momento, mas no modelo de negócio da Zanzar há vantagens para as telas da empresa. “O celular é um aliado nosso, por isso, em tudo que transmitimos, colocamos um código QR, que é uma forma do usuário interagir através do celular. Além disso, descobrimos por meio de pesquisas que as pessoas têm muito medo de usar o celular dentro do veículo em grandes cidades, sem falar daqueles que se sentem enjoados ao olhar para uma tela pequena enquanto o carro está em movimento”.

O modelo funciona da seguinte forma: A Zanzar faz a divulgação da vaga através de seus parceiros. O motorista preenche um formulário no aplicativo da empresa com informações como o número de corridas e há quanto tempo está nos aplicativos. A Zanzar recebe as informações e dá o retorno.

Com o cadastro aceito, a empresa realiza a instalação do aparelho, que leva cerca de 20 minutos e é feita por um parceiro especializado da Zanzar no setor automotivo.

Os aparelhos são instalados nas hastes metálicas do apoio de cabeça localizadas no banco do passageiro.

Não há custo para a instalação da tela, que é disponibilizada em comodato pela Zanzar para o motorista.

Com a tela instalada, o aparelho se liga automaticamente quando o motorista dá partida no veículo. Por padrão, o volume do áudio é zerado, mas os passageiros podem optar por aumentá-lo diretamente na tela. O brilho também é reduzido automaticamente durante a noite, mas pode ser alterado manualmente pelo passageiro.

Não é necessário roteamento de internet ou uso da entrada USB do veículo, a tela tem um sistema de conexão de dados próprio e só consome energia do veículo quando ele está ligado.

Ao instalar a tela, o motorista também se junta ao Zanzar Benefícios, um clube com descontos em estabelecimentos físicos e digitais, cashback e premiações mensais. “Os motoristas também recebem vários benefícios indiretos, como a satisfação do próprio passageiro. Verificamos que a avaliação dos motoristas com a tela costuma ser melhor do que daqueles que não a possuem”.

A empresa também tem projetos de monetização do modelo para os motoristas. “A tecnologia que utilizamos é uma plataforma white label que tem custos para nós, pagamos por motorista cadastrado. Mas sempre buscamos levar valor para eles. Somos uma startup jovem, ainda não alcançamos nosso ponto de equilíbrio financeiro, mas conforme evoluirmos, o projeto é oferecer mais benefícios aos motoristas”.

Clientes diversos

Do outro lado da moeda, as empresas contratam a Zanzar para divulgar suas marcas durante a programação. As campanhas podem ser segmentadas por geolocalização e são divulgadas quando o veículo entra em uma área pré-determinada pelo cliente.

A empresa mensura o número de inserções, impacto e audiência de cada campanha. Em casos de campanhas interativas, também são medidas as interações. Além da segmentação por região, também é possível configurar os horários em que a propaganda aparece.

“Temos todos os tipos de clientes, desde aqueles que atendem o consumidor final até os que são do mercado B2B. Temos uma base que está crescendo a cada mês, apesar de não ser constante, pois no mercado da publicidade, os clientes tendem a ser sazonais.”

Em 2022, mais de 100 empresas divulgaram através da Zanzar.

Marcas como iFood, Uber e Outback já utilizaram a plataforma.

A Uber, aliás, chegou a iniciar uma parceria que acabou não indo para frente. Atualmente, a Zanzar aceita motoristas de vários aplicativos.

Vinícius Guahy

Vinícius Guahy é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense e coordenador de conteúdo do 55content.

Pesquisar