Como se tornar uma transportadora certificada do Mercado Livre?

ponto de exclamacao .png
Machine Conecta
Como se tornar uma transportadora certificada do mercado livre?

Descobrir como se tornar uma transportadora certificada do Mercado Livre é abrir as portas para uma excelente oportunidade de crescimento para qualquer empresa de entregas.

ATENÇÃO: NÃO SOMOS O MERCADO LIVRE. NÃO REALIZAMOS CADASTRO DE ENTREGADORES. ESTE É UM CONTEÚDO INFORMATIVO COM OBJETIVO DE DAR OS CAMINHOS PARA QUEM DESEJA CONHECER O SISTEMA.

Você pode estar se perguntando o porquê de a gente falar tanto do Mercado Livre aqui. Entre Mercado Livre, Mercado Envios Extra e Mercado Envios Flex, nós temos alguns conteúdos para te ajudar a entender melhor como funciona a parte de logística do maior marketplace do Brasil.

Mas a verdade é que aqui no Conecta a gente busca sempre apresentar oportunidades para você aí que está assistindo.

E no vídeo de hoje não vai ser diferente. Hoje eu vou te mostrar como tornar sua empresa de entregas em uma empresa parceira do Mercado Livre.

O tamanho do Mercado Livre

Bom, você que é dono de um aplicativo de entregas ou uma transportadora, com certeza sabe que um dos principais desafios da área é manter um bom volume de entregas, até porque nem todos os dias você vai ter aquele nível de demanda.

Mas imagina comigo, se o seu aplicativo fizesse parte do sistema de entregas do Mercado Livre. Para você ter uma ideia, de acordo com o site Ecommerce na prática, o Mercado Livre tem mais de 300 milhões de usuários registrados, 19 milhões de vendedores, 200 milhões de ofertas em tempo real e mais de 10 compras por segundo.

Com números como esse, com certeza o fluxo de entregas do seu aplicativo iria para outro patamar. Então como fazer parte?

As oportunidades no Mercado Envios Flex

Primeiro vamos precisar relembrar um pouco sobre o que é o Mercado Envios Flex.

O Mercado Envios Flex é o sistema de entregas no mesmo dia do Mercado Livre.

Em troca de alguns benefícios dentro do site, vendedores de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte devem oferecer entregas no mesmo dia para os clientes.

Para realizar essas entregas, os lojistas podem contratar entregadores autônomos ou uma empresa especializada.

Como em muitos casos o vendedor não sabe a quem recorrer, ou precisa de um sistema de entregas bem estruturado, o próprio Mercado Livre oferece uma lista de empresas de transporte.

As transportadoras que fazem parte dessa lista são as Certificadas, porque elas atendem todos os requisitos que o Mercado Livre exige, recebendo então o “selo de qualidade” da empresa.

Os requisitos são os seguintes:

  • Não cobrar taxa de coleta;
  • Não ter número mínimo de pedidos;
  • Trabalhar com horários de corte alinhados com os do Mercado Livre;
  • Possuir veículos para atender todos os tamanhos de produtos aceitos pelo Flex;
  • Fazer entregas aos sábados.

Um requisito extra e um pouco óbvio que eu vou te falar, é que você precisa atender uma região onde o serviço do Mercado Envios Flex esteja disponível. São aquelas que eu mencionei mais cedo, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte.

Então vamos lá, sua empresa atende a esses requisitos e agora?

Como se tornar uma transportadora certificada do Mercado Livre?

Basta preencher o formulário que você encontra no site do Mercado Livre, ou acessar o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdnqgbFbxJa9SbJ16pw2TypoUma_US56z2xSxWstiBEonhHlA/viewform

No formulário você vai precisar informar questões como Razão Social, CNPJ e site da empresa, além de nome, telefone e e-mail do responsável. Após isso é necessário responder algumas perguntas de qualificação sobre sua operação de entregas. Tamanho da frota, volume atual de entregas, preços praticados, experiência trabalhando com e-commerces, e algumas outras.

É importante ter em mente que preencher o formulário não faz com que você seja acrescentado automaticamente à lista de certificadas e nem garante um retorno do Mercado Livre. Cabe ao Mercado Livre definir as inclusões de transportadoras, de acordo com as políticas e necessidades deles.

Atualmente são apenas 13 empresas certificadas. Isso pode levar quem ainda está iniciando o próprio negócio de entregas, ou até quem já comanda uma empresa de menor porte, a achar que não tem chance de receber essas demandas. Porém, isso está longe de ser verdade.

Os vendedores do Mercado Envios Flex são 100% responsáveis pela entrega, ou seja, podem escolher a transportadora que quiserem. Então, desde que sua empresa tenha bons preços e uma boa reputação, você sempre estará na disputa. Como dissemos antes, as certificadas são empresas que o Mercado Livre vai sugerir ao vendedor, mas a decisão final sobre quem vai fazer as entregas é do lojista.

Então, mesmo que sua empresa não consiga a certificação do Mercado Livre, você ainda pode realizar entregas do Mercado Envios Flex, se for contratado por algum vendedor da plataforma.

Para isso, divulgar o seu serviço é a melhor maneira. Mostre que você pode atender as demandas com qualidade, segurança e, é claro, dentro do prazo.

O Conecta também te oferece gratuitamente algumas ferramentas que podem te ajudar, como uma modelo de Tabela de Preço para Empresas de Motoboy e um modelo de Proposta Comercial para Empresas de Entregas, que você pode encontrar na transcrição do vídeo, caso esteja assistindo pelo nosso site.

Pesquisar