Como configurar as formas de pagamento do meu aplicativo?

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Machine Conecta
Como configurar as formas de pagamento

Configurar as formas de pagamento é um importante passo do funcionamento de um aplicativo de transporte.

Os meios de pagamento são uma das partes chave no transporte por aplicativo.

No Brasil, cerca de 70% das corridas são pagas em dinheiro.

Só para você ter uma ideia, a Uber foi praticamente obrigada a colocar o dinheiro como uma das formas de pagamento no aplicativo, coisa que ela não faz na maior parte dos lugares do mundo.

A 99 inovou criando a 99pay, sua própria carteira digital que, atualmente, até bitcoin comercializa.

Na Machine, nós disponibilizamos algumas formas de pagamento que o gestor do aplicativo pode escolher habilitar ou desabilitar.

Vamos ver quais são?

Para configurar as formas de pagamento, o gestor vem em configurações, gerais e formas de pagamento.

Dinheiro

A primeira configuração é o dinheiro. 

Como é o pagamento em espécie, não é possível desabilitar e, portanto, ele vai ficar sempre habilitado.

Em ordem de exibição no app, eu defino em que lugar eu quero que essa forma de pagamento apareça para o passageiro.

Cartão na máquina

As duas próximas formas de pagamento são os cartões de débito e crédito na maquininha. Lembrando que neste caso, o motorista precisa ter o aparelho dentro do veículo.

Os cartões são uma das formas de pagamento mais usadas nos aplicativos da Machine. O cartão de débito é o terceiro e o de crédito o quarto. 

Então vale a pena, você avaliar se não é o caso de fazer uma parceria com uma empresa de maquininha para distribuir os aparelhos para os motoristas.

E-ticket e Voucher eletrônico

As duas próximas formas de pagamento são voltadas para corridas corporativas, que são aquelas solicitadas por executivos, funcionários e clientes de empresas que contratam o serviço do aplicativo.

O e-ticket é o voucher eletrônico, enquanto o voucher é o voucher físico, de papel mesmo.

Então, quando o passageiro realiza o pagamento dessa forma, não é feito nenhum pagamento direto no veículo. Aquela corrida é faturada para, na sequência, a empresa realizar a transferência para o app, que realiza o repasse para o motorista.

Em breve, vamos fazer um vídeo para falar apenas de corridas corporativas, combinado?

Cartão no app

O cartão no app é aquele tipo de pagamento em que o passageiro cadastra o cartão de crédito no aplicativo e faz o pagamento direto por lá. Sem precisar sacar dinheiro ou passar o cartão na máquina.

Se você é cliente da Machine e deseja oferecer esse tipo de pagamento para seus passageiros, entre em contato com nosso time de suporte e eles vão te explicar todos os procedimentos, como a taxa do cartão, período para envio do dinheiro e etc.

Pix

Em seguida, a gente tem o novo queridinho dos brasileiros, o Pix.

Quando o passageiro escolhe pagar com o Pix, ele realiza a transferência ao final da viagem, direto para a conta do motorista. Para isso, ele deve informar a chave para o passageiro.

O Pix já é a segunda forma de pagamento mais utilizada pelos passageiros nos apps Machine.

Picpay

Em seguida a gente tem o pagamento via Picpay, uma carteira digital que ficou bem popular no país.

Lembrando que para fazer pagamento com o Picpay, é necessário que passageiro e motorista tenham cadastro no aplicativo da carteira digital.

WhatsApp

A próxima forma de pagamento é o Whatsapp. Em junho de 2021, o aplicativo de mensagem passou a permitir a transferência de dinheiro no próprio app.

Para isso, é necessário que o usuário venha aqui neste símbolo de cifrão e realize o cadastro no Facebook Pay.

Carteira de créditos

Por fim, a gente tem a carteira de créditos. 

A carteira de créditos é um pagamento utilizado pelas nossas bandeiras de entrega. Quando ela está ativa, o estabelecimento consegue realizar uma recarga no sistema e, ao solicitar uma entrega, o sistema vai debitando automaticamente do crédito dele.

Similar com o sistema de crédito pré-pago para motoristas que a gente já falou neste vídeo aqui.

Conclusão

Você percebeu que, em alguns casos, o motorista precisa estar apto a aceitar determinada forma de pagamento, certo?

Como ter maquininha, uma chave pix, cadastro no picpay, etc.

Lembrando que na parte de cadastro dos motoristas, é possível configurar as formas de pagamento aceitas pelo profissional.

E também é possível que ele mesmo altere os métodos de pagamento aceitos dentro do aplicativo.

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