O CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, decidiu se sentar do outro lado do volante para entender as altas taxas de evasão dos motoristas.
Usando um pseudônimo e um Tesla Model Y de segunda mão, ele fez viagens na região de São Francisco nos Estados Unidos e enfrentou dificuldades.
A campanha, chamada de "Projeto Boomerang", moldou a maior revolução de negócios do aplicativo desde sua criação.
Dara Khosrowshahi também atuou como entregador para entender os problemas enfrentados pelos trabalhadores e apresentar possíveis soluções.
As melhorias implementadas após a experiência incluem a opção de ver o destino e valor de todas as viagens, bônus mais chamativos e aperfeiçoamento no processo de inscrição da plataforma.
A estratégia focada no motorista ajudou a Uber a deter 74% do mercado de caronas dos EUA em 2022, enquanto a Lyft viu seu mercado cair de 38% para 26%.
Dara Khosrowshahi percebeu que a empresa "tinha que mudar fundamentalmente a forma como construímos nosso produto e fazê-lo mais rápido do que os concorrentes".